Está pensando em trocar de carro e não sabe como escolher um SUV? Confira nosso Guia completo para saber qual é o SUV certo para você!
A compra de um carro é uma decisão muitas vezes difícil, já que vai impactar sua vida a médio e longo prazo. Mas quando você vai a busca de um veículo, você já conhece todas as opções que tem no mercado? Sabe o que tem que olhar na hora da compra? Qual modelo escolher?
Se essas dúvidas ainda existem, vamos te esclarecer definitivamente como escolher um SUV.
O que é um SUV?
Na moda há um tempo, os modelos Sport Utility Vehicle, ou somente SUV, caíram nas graças dos brasileiros. Mas você sabe realmente o que é um carro SUV? Basicamente, um SUV é um carro destinado a carga/trabalho, como as picapes, porém sem a caçamba aparente. Normalmente derivado de uma picape, um “SUV raiz” também costuma ser equipado com tração nas quatro rodas e tem porte avantajado.
A proposta com mais espaço interno, capacidade de transporte (seja de pessoas ou cargas) e versatilidade também fazem dos SUV’s uma escolha bem relevante na hora de escolher um carro. No entanto, nas últimas duas décadas, a vocação offroad dos SUVs foram deixadas de lado, bem como passaram a ser produzidos em estrutura monobloco, sem partir do conceito de uma picape. Muita gente chama esses novos SUVs de “hatch grande”, mas ainda assim, os Novos SUV’s reúnem duas características importantes que os mantém no foco da maioria dos novos compradores: maior porte e posição de dirigir elevada. Se você está pensando em comprar um novo carro, vamos te dar algumas dicas de como escolher um SUV e também vamos te mostrar quando você não deve cogitar essa compra. Confira:
Como escolher um SUV por suas vantagens
Espaço e conforto
Intimamente ligado ao conforto, o espaço interno de um SUV é uma das suas principais vantagens. É importante, na hora da compra, ver se o modelo oferece boa acomodação para braços e pernas, garantindo conforto real aos ocupantes. Vale ressaltar que os SUVs derivados de picape, em alguns casos, oferecem espaço para até sete ocupantes, portanto, se sua família for grande, pode ser uma boa pedida.
A carroceria elevada ajuda na hora de entrar e sair do carro, uma vez que os passageiros não precisam se abaixar muito para entrar no veículo. Essa é uma vantagem e tanto para pessoas com baixa mobilidade.
Porta-malas
Como dito acima, os SUVs nasceram justamente para serem carros de trabalho, porém com mais refinamento. Por isso, o porta-malas de um SUV é uma das principais vantagens quando comparado com outro tipo de modelo.
Mobilidade
Se compararmos um dos primeiros SUVs fabricados com os de agora, vamos descobrir que esses modelos mudaram bastante. Eram veículos com alta capacidade fora de estrada, basicamente por conta da elevada altura em relação ao solo e a tração nas quatros rodas.
Hoje, apesar de muitos terem abandonado a tração nas quatro rodas, a indústria manteve o atributo de ter uma altura em relação ao solo maior do que os carros sedan e hatchbacks. Com isso, se saem melhores em lombadas, valetas e buracos.
Por que não escolher um SUV?
Dirigibilidade
Justamente por seu conceito de robustez, os SUVs possuem uma maior altura em relação ao solo, e consequentemente um centro de gravidade também mais alto. Logo, quando comparados diretamente com sedans e hatchbacks de mesma categoria, a dirigibilidade não será tão apurada quanto nos modelos mais baixos.
Quando for comprar um SUV, dê uma volta com o modelo, veja como ele se sai em curvas e se ele é estável. Realizar um bom test-drive evitará que você se arrependa futuramente.
Desempenho
Os SUVs, em sua grande maioria, não nasceram para serem monstros nas pistas. Maiores e mais pesados, esses modelos possuem uma leve queda de rendimento nas acelerações, retomadas e velocidade final, por isso avalie a velocidade máxima do modelo que está de olho.
Consumo
Seguindo a mesma lógica do desempenho, os SUVs também têm consumo pior em relação aos carros convencionais. Além do peso maior, o arrasto aerodinâmico maior também prejudica o consumo de combustível.
Principais avaliações antes da compra
Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens de ter um SUV, existem aspectos importantes na hora da compra. Como qualquer coisa, escolha pelo menos 3 ou 4 modelos do seu agrado no quesito design, depois compare os seguintes aspectos:
Tamanho
Uma das vantagens de ter um SUV é justamente porque esse tipo de veículo proporciona mais espaço para você e sua família. Porém, com tantas opções, o modelo segmentou os tipos de veículos utilitários: subcompactos, pequenos, esportivos compactos, médio porte e grande porte.
A melhor escolha deve estar dentro de como será sua rotina com o SUV. Se o carro for usado principalmente com a família, escolha modelos maiores, mas se você for usar no dia a dia sozinho, priorize um SUV menor que será mais econômico.
Potência
Quando o assunto é potência, quando for comparar os SUVs, avalie bem o peso do carro e o valor da potência do motor. Um cálculo ideal para saber qual é o melhor SUV é fazer uma matemática básica de dividir o peso do carro pelo valor da potência. Quanto menor for o resultado, menor também será o desempenho.
Um fato importante sobre os SUVs é a respeito de suas rodas. Quanto maior for o diâmetro da roda, melhor será a absorção de imperfeições do asfalto, como buracos e ondulações. Além disso, o tamanho também influencia na vida útil das peças da suspensão, garantindo maior economia na manutenção.
Acessórios
Veja a lista de acessórios e itens de série dos SUVs da sua lista de comparação. Veja quais são mais básicos e quais possuem tecnologias que te ajudarão no dia a dia. Exemplo disso é o tipo de volante. Difícil de manobrar, é importante avaliar o tipo e diâmetro de giro do volante do SUV. Quanto menor for o número, melhor será a capacidade de esterçar as rodas.
Outro exemplo, também ligado a manobrar ou estacionar o SUV, são os sensores de estacionamento. Esses itens são muito importantes para evitar batidas ou raladas. Outros acessórios interessantes de se analisar são os de conectividade, os sistemas de áudio e de navegação.
Custo-benefício
Por último e talvez mais importante, avalie o custo-benefício. O melhor SUV é aquele que cabe no seu bolso. Na hora de avaliar o melhor SUV leve em conta o custo-benefício e, claro, seu poder aquisitivo. Mais do que o valor do financiamento ou do veículo em si, considere o fabricante, o consumo de combustível, além dos gastos médios em manutenção e seguro.