Comprou um carro usado? Saiba tudo sobre garantia de carros usados! Confira quais são as opções de garantia
Para fechar um bom negócio quando se trata de carro usado é preciso atenção e conhecimento para não ficar no prejuízo.
Se o comprador deixar que sua emoção fale mais alto, isso pode custar caro no bolso. Existe sim a garantia de carro usado, mas nem todo mundo sabe como ela funciona.
Não é difícil encontrar pessoas que para garantir o direito, e para evitar dores de cabeça, buscam as concessionárias e pagam um pouco a mais por um carro zero quilômetro.
Se você busca por um carro com valor mais acessível e pretende optar pela compra de um seminovo ou usado, faça uma boa avaliação e conheça seus direitos antes mesmo de fechar a compra.
Mas afinal, você sabe quais são os seus direitos? Vamos te ajudar a entender como funciona. Confira!
O que está na lei?
Em termos gerais, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no artigo de número 18, diz que todo vendedor é responsável legal pelo produto vendido. Portanto, ele é responsável pelas falhas que afetam esses artigos e, em caso de problemas, ele tem até 30 dias para resolvê-los.
Ainda no CDC, o artigo 26 rege sobre os prazos para reivindicar as proteções ao consumidor quanto à compra de bens duráveis:
- para reclamações, o consumidor tem direito à garantia do produto ou serviço por até 90 dias após a entrega;
- essas garantias não podem sofrer exoneração de contrato, ou seja, não podem ser revogadas pelo vendedor;
- em caso de reclamação dos direitos, o comprador deve fazer de forma escrita, em duas vias, sendo uma delas protocolada.
Portanto, mesmo comprando um veículo fora de uma loja ou concessionária, o vendedor é obrigado a dar a garantia do produto vendido.
Além disso, saiba que essa garantia vale para todas as peças que compõem o veículo, portanto, mesmo que as lojas digam que vale apenas para MOTOR e CAIXA, isso está errado.
Garantia de carros usados em lojas
Quando você faz a compra do seu veículo usado em uma revendedora ou concessionária, a empresa tem o dever de assegurar todos os componentes do carro por um prazo de 90 dias.
Se neste prazo o automóvel apresentar algum defeito que não estava aparente no momento da compra, a loja deve consertar em até 30 dias e nos casos mais graves, fazer a substituição do mesmo, em acordo com cliente.
Garantia de caixa e motor
Algumas lojas tentam se tornar isento de suas responsabilidades e assinam contratos com os clientes reservando a garantia apenas para as peças da caixa de embreagem e motor.
Porém, esta documentação não tem validade legal, uma vez que se aplicam os artigos do Código de Defesa do Consumidor, que preveem a garantia dos direitos do cliente.
E a compra de carro usado com terceiros? Como tem garantia?
Quando você compra um carro fora de uma revendedora ou concessionária para pagar um preço mais baixo pelo veículo, isso não quer dizer que você ficará no prejuízo.
A transparência na negociação é a melhor forma de evitar problemas. O vendedor deve ser claro quanto a possíveis falhas e sobre o modo de utilização do veículo.
Levar o carro até uma oficina mecânica de confiança para atestar que está em perfeitas condições é uma saída interessante para concretizar a negociação.
Como funcionam os acordos fora do papel
Em uma relação de compra e venda é importante que todos os detalhes acertados sejam registrados. É melhor se utilizar contratos, mesmo que esteja negociando com pessoa física. Tudo que for apenas falado e não escrito pode mudar na hora da finalização do negócio.
Por exemplo, o vendedor promete que vai quitar as multas de trânsito assim que possível. Você fecha o negócio e, ao tentar fazer a transferência do carro, percebe que as multas ainda estão lá.
Você precisará entrar em contato com o antigo proprietário para que ele pague a multa e contar com a honestidade da pessoa, senão você deverá arcar com esse prejuízo para ter a documentação regularizada do veículo.
Essa é uma situação bastante comum e sempre termina em prejuízo para o novo proprietário.
Então, para fugir dessas armadilhas, coloque isso em contrato e registre em cartório. É uma forma legal de correr atrás dos seus direitos.
Mitos e verdades sobre garantia de carros usados
É mito acreditar que comprando um carro de pessoa física você não tem direitos e está a escolha da sorte. Pois, você tem tantos direitos quanto se a compra fosse realizada na loja.
Assim como também não é verdade que o carro só tem garantia de motor e caixa como as revendedoras e concessionárias induzem você durante a compra.
É verdade que todos os componentes do carro têm garantia quanto aos vícios que podem aparecer após a compra, que não estavam visíveis no momento da negociação.
O que fazer com veículos remarcados?
Muitas vezes ao comprar um carro por pessoa física ou em revendedoras você pode não estar familiarizado com o termo utilizado para um veículo que teve o seu número de chassi remarcado.
Se no documento do veículo estiver escrito ‘RM’ e o número do chassi, é porque ele passou por uma adulteração, o chamado carro de leilão.
Na hora de realizar a venda o cliente precisa ser avisado que o veículo conta com essa remarcação, porque esses carros perdem valor no mercado. Dependendo do antecedente do veículo, as seguradoras podem se negar a prestar serviços.
A garantia de carro usado é um assunto muito importante quando você faz a compra. Não se preocupe com as cláusulas de contrato que as lojas podem colocar na negociação, elas são invalidadas pelo que rege a lei.
One Comment
Comprei um carro semi novo ano 2010 e com 92 dias após a entrega do bem o motor travou. Sem ser mau uso. Perante a lei tenho algum direito ?