Na compra de um novo veículo sempre surge a dúvida qual a melhor maneira de comprar, se não tiver o dinheiro à vista. Os dois métodos mais utilizados pelos brasileiros é através de financiamento e consórcio de carro. Confira as diferenças e as vantagens de cada.
Financiamento ou consórcio de carro? Conheça cada um:
Como funciona consórcio de carro?
O consórcio de veículos é feito por meio da criação de grupos de interessados em adquirir um veículo. Cada participante deverá pagar um valor mensal, em um período previamente determinado, para assim juntar o valor necessário para a compra do veículo.
Também mensalmente são realizados sorteios para que um dos integrantes do grupo possa utilizar o dinheiro de crédito e, então, financiar o seu novo automóvel. Também é possível fazer lances, nos quais o indivíduo pode usar uma parte do valor do crédito ou pagar de forma adiantada para ter mais chances de levar o automóvel para casa mais rápido.
Nesse tipo de negociação, não são cobrados juros, apenas a taxa de administração referente aos serviços prestados pelos consorciados, organizadores e administradores dos grupos.
Além disso, as empresas responsáveis pelo consórcio disponibilizam uma variedade de planos, o que permite ao interessado escolher aquele que mais se adequará à sua capacidade financeira e ao tipo de automóvel que ele pretende comprar.
O parcelamento ainda é feito de forma integral, possibilitando que você não precise dar valores de entrada ou já ter grande parte do valor do carro em mãos para fazer o consórcio. Todo o sistema de pagamento é prescrito em contrato, além de cliente e administrador entrarem em um acordo previamente entre si e com o restante do grupo.
Benefícios do consórcio
Você não precisa especificar que tipo de veículo pretende comprar com o crédito ganho. Ao ser contemplado, você conta com liberdade para escolher qualquer modelo ou marca de veículo que desejar, com a única exigência de ser do valor total determinado previamente.
Muitos usuários dos consórcios pedem um valor a mais do que o preço do veículo que desejam, para usar o restante do montante para o pagamento de taxas e seguros referentes ao veículo.
É normal que um automóvel não fique com um valor fixo todos os meses, fazendo com que ele sofra variações. Por isso, todos os meses, a carta de crédito é atualizada. Essa é forma de garantir que, a qualquer momento em você seja contemplado com o dinheiro integral, você sempre tenha condições de adquirir aquele bem naquele mesmo momento.
Por último, um benefício de se optar pelos consórcios é o estímulo ao gasto responsável, já que o interessado deverá organizar-se e avaliar quanto investirá por mês em seu novo carro, o que garante um maior controle de renda e frenagem de gastos considerados desnecessários.
Conhecendo o financiamento
O financiamento pode ser feito em bancos públicos ou privados por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Para realizá-lo, o interessado deverá entrar em contato com o banco escolhido e pedir informações para o gerente.
Os valores que deverão ser pagos serão acordados conforme o ganho médio do usuário. Com o CDC, o interessado pega um empréstimo com o banco para realizar a compra do carro.
O veículo fica em posse o comprador, mas não pode ser vendido até a quitação da dívida, já que ele está alienado ao banco que concedeu a quantia.
Além do valor total e das parcelas, os juros também são acordados diretamente com o banco. Ao chegar a um valor bom para ambos os lados, o valor dos juros ficará fixado no contrato e não poderá sofrer alterações durante o período de financiamento.
Caso o valor não seja pago pelo contratante, o banco poderá acionar a justiça e ter o direito de leiloar o veículo em questão. Em caso de atraso, serão cobradas multas, mas que não devem ultrapassar o valor de 2% do valor total do veículo.
Benefícios do financiamento
O primeiro e principal benefício de optar por um financiamento de automóveis é o fato de o comprador já poder comprá-lo mesmo sem ter o dinheiro em mãos, já que alguns bancos permitem o financiamento do seu valor total.
Além disso, também é possível levá-lo para casa e utilizá-lo normalmente, não precisando de sorteios ou esperar para já sair dirigindo o seu automóvel.
Assim como os consórcios, o pagamento é realizado mensalmente, o que obriga o financiado a ter um controle maior dos seus gastos para realizar os pagamentos em dia e evitar multas.
Também é possível fazer o chamado leasing, no qual um banco que trabalha especificamente com a compra de veículos aluga um dos veículos para o interessado, que deve pagar as mensalidades referentes ao valor do carro enquanto o utiliza. Assim que toda a dívida é quitada, o veículo é passado para o nome do cliente.
O contato com esse tipo de serviço pode ser realizado por intermédio de uma loja revendedora de veículos, e, assim como o consórcio convencional, a taxa de juros é acordada e fixada no contrato e não pode sofrer variações.
Assim, conhecendo um pouco mais sobre o que são o financiamento ou consórcio de carro, você poderá decidir, de acordo com a sua realidade e situação financeira, qual a melhor forma de adquirir o seu automóvel novo e poder realizar o pagamento da forma mais cômoda possível.