Pensando em comprar carro financiado? Saiba como encontrar o melhor banco para financiar um veículo e realizar o seu sonho.
Está de olho em um carro usado ou 0km, mas não tem todo o valor necessário para realizar o seu objetivo? Uma alternativa é buscar um financiamento bancário para isso.
Antes de falarmos na escolha do melhor banco, é preciso passar pelas modalidades para financiar um veículo. A mais popular é a chamada de CDC (Crédito Direto ao Consumidor).
O consumidor realiza um empréstimo bancário para a compra do automóvel, que fica em seu nome. Mas com a alienação ao banco operador do empréstimo que impede a livre negociação do veículo até que sejam pagas todas as parcelas do contrato.
No CDC, as taxas de juros são fixadas no momento da assinatura do contrato. Em caso de inadimplência, o banco entra com uma ação judicial para reaver o veículo, que é então vendido em leilão.
Outra modalidade é o leasing, que combina características do CDC com as da locação de um automóvel. Se caracterizando por uma prestação mensal menor do que em financiamento convencional, o consumidor tem a posse do veículo a partir da efetivação do contrato.
O carro fica em nome da empresa de leasing. Por outro lado, os custos de manutenção e documentação ficam por conta do usuário do automóvel.
Ao final do contrato de leasing, o consumidor tem a opção de devolver o veículo, pagar o valor residual para transferir o carro para o seu nome, ou renovar o contrato com a “aquisição” de um novo veículo.
O melhor banco para financiar um veículo
No caso do CDC, as condições para financiar um veículo variam de banco para banco e de acordo com cada contrato, por fatores como o número de parcelas, o valor de entrada ou o modelo e ano do carro.
Por isso mesmo, faça um comparativo de instituições financeiras. Um bom começo é procurar o banco em que você já é correntista, onde é bem possível que você consiga uma proposta competitiva. Por sorte, existem ferramentas na internet que podem servir como uma referência nessa busca.
Uma delas é o site do próprio Banco Central, que além de disponibilizar o ranking das taxas de juros cobrado pelas instituições financeiras para financiar um veículo, oferece ainda uma calculadora que permite simular facilmente o custo da operação.
Mas vale ressaltar que a taxa de juros mais baixa pode também servir para atrair o consumidor para um financiamento mais caro. Por isso mesmo é preciso ficar atento ao CET (Custo Efetivo de Crédito), que como o nome deixa claro é composto pelos encargos e despesas da operação de crédito.
Pode acontecer de um banco cobrar juros baixos, mas compensar isso com um CET mais alto, o que acaba anulando essa aparente vantagem para o bolso.
Não custa nada destacar que a compra de um carro é um processo que exige um bom planejamento financeiro. Para evitar uma armadilha que pode até resultar na perda do bem, não deixe de incluir na sua planilha de gastos, além da prestação mensal do veículo, os gastos com a operação, manutenção e seguro.
One Comment
Muito bom artigo.