Melhor avaliação do seu usado: 10 dicas para conseguir o melhor preço
Imagem de homem lavando o carro

Melhor avaliação do seu usado: 10 dicas para conseguir o melhor preço

Manter a conservação de um veículo é essencial para poder repassá-lo adiante, mantendo a melhor avaliação do seu usado. Assim, como você não deseja perder dinheiro, o comprador também não. Por isso, ele será criterioso e vai procurar nos mínimos detalhes alguma imperfeição estética ou mecânica para pedir um desconto no preço de carro usado.

E caso você não esteja pensando em trocar de carro agora, é bom estar atento a alguns fatores que podem influenciar a revenda de veículos usados. A boa notícia é que você pode adotar medidas para que o valor não caia.

1. Mantenha a limpeza em dia

O ideal é que a lavagem seja feita ao menos uma vez por semana, pois fica mais fácil remover manchas ou outros tipos de desgaste. Para isso, conte com a ajuda de materiais específicos como detergentes e panos macios.

cta blog venda seu carro

Outro ponto importante é tentar fazer um polimento de tempos em tempos. Embora esse não seja um procedimento tão recorrente, ajuda muito na preservação do veículo e, por consequência, ajuda a manter compradores interessados. É nos pequenos detalhes que você garante a melhor avaliação do seu usado.

2. Faça reparos na lataria sempre que necessário

A lataria é outro ponto que chama muita atenção, sendo um dos primeiros detalhes a serem avaliados quando o assunto é o valor de revenda.

Caso seu veículo possua pequenas imperfeições na lataria e você for vendê-lo a uma agência ou concessionária, negocie os reparos diretamente com elas, por conta das parcerias com oficinas e funilarias.

3. Guarde os comprovantes de todas essas revisões e manutenções

A maioria massiva dos compradores quer saber sobre motor, pneus, freios e outros detalhes que precisam estar em dia para dar mais credibilidade e segurança. Nesse caso, nada melhor que ter as revisões em dia, pois essa ainda é a melhor forma de garantia que você pode oferecer.

Lembre-se de manter com você os comprovantes e recibos referentes à manutenção preventiva. Isso dá garantia e aumenta a confiança de quem vier a se interessar pelo seu carro, já que esses documentos podem comprovar o seu zelo com o veículo.

4. Esteja com a documentação em dia

O processo de transferência do carro fica mais fácil se o carro que está sendo vendido está com multas e IPVA em dia.

Você pode consultar multas de trânsito por meio do site do departamento de trânsito (Detran) do seu estado. 

5. Manual e a chave reserva

Num contexto em que a garantia de fábrica se estende por no mínimo três anos, é importante ter as anotações e os carimbos das revisões e de outros procedimentos no veículo.

Além do mais, guardar a chave reserva do veículo pode te ajudar em momentos de dificuldade, mas também servir como um trunfo no momento da revenda.

6. Mantenha peças e acessórios originais

Se você é um daqueles proprietários que costumam preservar cada detalhe do seu carro, ponto para você! Você já está alguns passos a frente para garantir a melhor avaliação para o seu usado.

Se quiser condições de venda melhor, tente manter o carro mais próximo do original possível. Na hora da negociação, reforce este atributo e impressione quem tiver o interesse de levar o seu carro para a garagem.

7. Tenha cuidado na hora de reparar a pintura

Se você precisar reparar a pintura, é importante se planejar. O ideal é procurar um profissional que garanta exatamente a mesma tonalidade — pois um serviço mal feito pode desvalorizar ainda mais o veículo.

8.  Aposte em cores tradicionais

Carros coloridos são mais difíceis de serem vendidos e aceitos em concessionárias por conta da rotatividade.

A PPG, fornecedora global de tintas, revestimentos, materiais especiais e fibra de vidro realizou um levantamento em 2018 com as cores de carro que maior preferência pelo consumidor globalmente para automóveis. Veja o resultado:

Infográfico sobre cores preferida dos consumidores em 2018
Com 39% o branco é a cor de carro preferida pelos consumidores

Carros de cores neutras como prata, preto e branco, acabam sendo carros mais fáceis de serem vendidos, pois a manutenção das cores desse veículos são mais baratas devido a facilidade de encontrar no mercado.

9. Ar-condicionado

Além de propiciar conforto térmico no automóvel e aumentar significativamente o valor de um automóvel na hora da venda, também é útil para evitar o embaçamento dos vidros nos dias chuvosos, contribuindo para aumentar a segurança.

10. Dê preferência para garagens

Opte por uma garagem fechada, os resultados são melhores, já que você preserva o carro dos efeitos que as variações de tempo podem provocar e os rotineiros desgastes. Pense que ele fica livre do calor intenso, chuva e vários outros problemas que podem estragar a pintura e até corroer algumas coisas.

Se você parar na rua pode acabar sofrendo com dejetos de aves (que também podem desgastar a lataria) e ficar mais exposto a quedas de galhos de árvores, arranhões e até esbarrões de outros motoristas. Portanto não deixe de investir nesse cuidado sempre que possível! 

Fique atento a estas dicas para valorizar carro para a venda. Assim, você consegue a melhor avaliação para seu usado e garante melhor preço na hora de revender.

Como descobrir o valor de revenda real do meu veículo?

Descobrir o real valor de revenda do seu carro não é tarefa fácil. Por isso, a InstaCarro criou o Guia de Compra e Venda de Veículos para ajudar. Nele, você encontra as informações da Tabela Fipe e do valor de revenda de diversos veículos, além de informações da própria InstaCarro.

Navegue, encontre seu modelo e veja as informações de revenda.

Procurando vender? Conte com a InstaCarro

Com a nossa plataforma, você anuncia para revendedores especializados no seu modelo, vendendo seu carro em apenas 1h30 e recebendo o dinheiro no dia seguinte.

E mais: você não tem dor de cabeça com transferência, documentação e todo o restante, já que nós cuidamos disso para você. Faça um agendamento e confira.

 

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *