Vender meu carro: qual é o momento ideal?
vender meu carro - homem vendendo carro no site da instacarro

Vender meu carro: qual é o momento ideal?

Algumas épocas são mais fáceis e favoráveis para você que quer vender carro usado. Veja quais são elas e dicas para vender o seu carro.Seja por causa de uma crise financeira, gastos recorrentes com a manutenção ou até mesmo para realizar o sonho de adquirir um novo veículo, vender seu carro envolve muito mais do que criar um anúncio atrativo.

Para que o você não saia no prejuízo na hora da venda, é preciso pensar em fatores como desvalorização, condições do carro, onde vender e impostos.

cta blog venda seu carro

Pensando nisso, criamos um artigo para te ajudar nesse momento. A seguir você verá qual o melhor mês para venda, o que deve ser levado em consideração para realizar a troca do veículo e o onde realizar essa venda de forma segura.

Qual é a melhor época para vender meu carro usado?

Geralmente, as épocas mais vantajosas para quem vende carros usados são aquelas em que os possíveis compradores estão com mais dinheiro no bolso, como no fim de ano, término do mês ou até mesmo em datas específicas, como pagamento de PLR ou abonos por parte das empresas. Entretanto, vale sempre deixar claro que o comércio acontece durante todos os meses do ano.

De setembro a dezembro, muitas empresas tendem a liberar mais dinheiro através do pagamento do 13º salário e férias. É melhor priorizar vender seu carro nessa parte do ano.

Já de janeiro até março muitas pessoas estão pagando diversas contas e obrigações de começo de ano como: IPVA, escola/material escolar dos filhos, além dos gastos com presentes e viagem referente ao mês de dezembro. Ou seja, esses meses podem ser de pouca procura para compra de veículo, mas é um momento em que é bem comum o aumento das vendas de carro justamente para quitar estas dívidas.

Alternativamente, você pode optar por vender seu carro para lojistas. Eles costumam ter um apetite mais constante durante todos os meses, já que podem aproveitar para comprar em meses de baixa procura para vender com lucro nos meses de alta procura.No entanto, é justamente por aproveitar estas demandas que os lojistas acabam pagando menos pelos carros e mesmo modelos impecáveis acabam sendo comprados por preços bem abaixo do preço de mercado do carro.

E é justamente para evitar que isso ocorra, que vender seu carro na InstaCarro é a resposta correta. Com uma rede de mais de 4 mil lojistas cadastrados disputando a compra do seu veículo, você recebe a melhor oferta do mercado por ele.

E para vender pela InstaCarro é fácil: basta agendar uma avaliação do seu carro e aguardar por 24 horas a disputa dos lojistas por ele. Ao final deste período, você recebe a maior proposta e, se aceitá-la, o dinheiro cai na sua conta via PIX ou TED. Sem sustos, com dinheiro na conta e com total segurança!

Aspectos que demonstram a necessidade de troca

1. Gastos inesperados e constantes

Se você está com altos custos graças a manutenção recorrente do carro, referentes ao câmbio e motor, por exemplo, acenda a luz vermelha. Afinal, quanto maiores os valores das manutenções, menor será a parcela que você vai recuperar do dinheiro investido.Uma boa dica é pensar seriamente em uma troca quando as manutenções ultrapassarem 10% o valor de mercado do veículo.

Inclusive, o número de quilômetros rodados é um indicador que deve ser levado em conta na hora de você decidir sobre a venda do seu carro.

2. Boas ofertas

Uma dica valiosa para quem está no mercado em busca de um bom negócio é aproveitar as oportunidades, ou seja, não deixe escapar boas ofertas. Elas acontecem principalmente para quem adquire um carro com saídas garantidas e que estejam com tudo em dia.

Por isso, é fundamental que você realize uma pesquisa sobre os automóveis que menos se desvalorizam antes de efetuar uma troca, com o objetivo de manter boas negociações.

3. Manutenção recorrente

Levar o carro muitas vezes ao mecânico só irá te trazer custos e perda de tempo, pois esses gastos não terão retorno na hora da venda devido a depreciação do veículo.

Se o carro vem apresentando problemas na parte mecânica, além de ter que realizar reparos em amassado ou arranhado, a melhor solução é negociar com o futuro comprador o abatimento do valor das manutenções no carro.

Nesse caso, pode acabar sendo melhor para ambas as partes, além de você economizar!

4. Necessidade de atualização do modelo

Muita gente não fica mais do que cinco anos com o mesmo veículo, fazendo trocas constantes em busca de modelos mais novos e modernos. 

Portanto, se o seu carro já está ultrapassado, com a quilometragem bem alta, causando insatisfações, saiba que o momento é propício para uma revenda.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *