Vender o carro para pagar dívidas? Pode ser uma boa opção!
Vender o carro para pagar dívidas (2)

Vender o carro para pagar dívidas? Pode ser uma boa opção!

Vender o carro para pagar dívidas pode ser uma boa opção para se livrar delas e ainda conseguir abater os juros de financiamentos

Com a alta da inflação, acaba que muita gente tem que achar outros métodos de ganhar dinheiro para conseguir pagar as contas. E infelizmente, por conta de fatores como desemprego, muitas vezes fica inviável ou muito difícil honrar com essas as responsabilidades financeiras quando não se tem uma reserva. 

cta blog venda seu carro

Diante desse cenário, vem a pergunta: Será que vender o carro para pagar dívidas é uma boa opção para sair do vermelho? A resposta é sim! Por isso, separamos algumas dicas de como fazer a venda do seu carro ser vantajosa e o uso do dinheiro para conseguir resolver seus problemas seja efetivo.

Entenda suas dívidas antes de vender o carro

Antes de pensar se vale a pena vender seu carro para pagar dívidas, é necessário analisar como você chegou a essa posição. Afinal, somente colocando na ponta do lápis tudo que você precisa pagar que você saberá, de fato, o valor que precisa ter em mãos.

Vender o carro para pagar dívidas

Além disso, entender como sua vida financeira começou a se complicar é um caminho importante para não cometer o mesmo erro depois de um tempo. 

Em uma situação onde você perdeu o emprego, mora de aluguel, o carro ainda está financiado e o cartão de crédito está em torno de R$4 mil, como começar a resolver sua vida financeira? 

Diante desse cenário, a venda do carro pode ser uma boa opção. Com a venda dele você iria quitar o financiamento, pagar seu cartão e adiantar, talvez, alguns meses de aluguel, dependendo do valor do veículo. 

Sem dívidas maiores, como a do cartão de crédito e do financiamento, que frequentemente possuem juros maiores, você não atrasaria e teria que se preocupar apenas com as dívidas mensais fixas, como conta de energia e água, além do aluguel, até se reposicionar novamente no mercado. 

Porém, antes, examine bem se você não possui reservas e se o seu veículo é a única fonte de dinheiro possível, além do seu salário. Em geral, os especialistas indicam que a venda de um bem seja a última ação a se tomar em situações de emergência, exceto em casos bastante específicos, como o descrito acima.

Além do cenário descrito acima, onde tudo começou a se desencadear pelo desemprego, vender o carro também pode ser uma saída se este bem estiver gerando mais dívidas, como, por exemplo, você ter que realizar um refinanciamento como uma tentativa de não perder o carro porque você está com dificuldade em pagar uma parcela.

Faça um bom negócio

Não adianta você vender seu carro se você fizer um mau negócio e sair perdendo dinheiro porque está desesperado com a sua crise financeira. Por isso, faça a venda friamente e avalie cada proposta de compra. Pense que, depois da venda, talvez demore um tempo até você comprar outro carro, então pense que o valor de venda do seu veículo deve compensar essa perda momentânea. 

Vender o carro para pagar dívidas

Procure vários meios para comercializar seu carro e receber várias propostas, como, por exemplo, anunciar em sites de venda de automóveis, assim você terá uma margem maior para analisar qual negócio vale mais a pena. 

Quitando um financiamento veicular

Vender o carro para quitar o financiamento do carro de tal porque está passando por um período de dificuldade financeira é uma boa estratégia para reter as dívidas e não cair em uma bola de neve de juros. 

Vender o carro para investir dinheiro - vendedor comprando carro

Quando você vai pagar um financiamento, normalmente você fará uma amortização dos juros embutidos nas parcelas. Antecipando as parcelas, você consegue reduzir ou eliminar juros que incidiram sobre elas ao longo do tempo.

Dessa forma, com o valor do carro em mãos, você poderá pagar somente o valor do veículo restante, sem ser o valor total com juros. Para realizar esse processo, é necessário conversar com o banco para conseguir esse tipo de desconto, pois só pagar as parcelas antecipadamente não garante a amortização dos juros. 

Pagar dívidas sem vender bens

Como dito acima, vender seu carro para pagar dívidas em emergências pode ser uma boa escolha, porém não deve ser sua primeira opção. Analise se não há outras formas de conseguir dinheiro sem precisar se desfazer de um bem. 

Para manter sua vida financeira controlada, é importante sempre ter uma reserva de dinheiro justamente para esses momentos. Por isso, sempre anote tudo que gasta, busque alguma fonte extra de renda, estude como funcionam os serviços oferecidos pelos bancos e saiba mais sobre as taxas aplicadas pelas instituições financeiras.

Como vender o carro de forma rápida e segura?

Se você está convencido de que vender o carro para pagar dívidas é uma boa opção, vender seu carro pela InstaCarro é a solução.

Na InstaCarro você vende o seu carro de maneira rápida, segura e sem nenhuma burocracia. Confira:

  • Agende uma avaliação do seu carro em uma das lojas da InstaCarro ou em sua casa, como preferir;
  • O avaliador irá conferir cerca de 150 itens do seu carro, fazer fotos detalhadas e cadastrar essas informações em uma plataforma exclusiva da InstaCarro;
  • Lá, seu carro será disputado por mais de 4 mil lojistas, que farão ofertas por ele durante 24 horas;
  • No final da disputa, você recebe a melhor oferta. Se aceitar, a InstaCarro arca com toda a burocracia de transferência e você recebe o dinheiro da venda do carro a vista, via PIX ou TED;
  • Se não aceitar, tudo bem…não há custos.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *