A Audi confirmou a retomada da fabricação de carros no Brasil; modelos escolhidos foram os SUVs Q3 e Q3 Sportback.
Depois de anunciar o término da produção do A3 Sedan no Brasil no fim de 2020, no que parecia ser o fim dos Audi “Made in Brazil”, a marca alemã anunciou nesta terça-feira (14) o seu retorno ao clube brasileiro dos fabricantes de carros.
A retomada será em 2022, com a produção do SUV Q3 e com o SUV cupê Q3 Sportback. Ambos com o motor 2.0 TFSI de 231 cv, câmbio automático de oito marchas e o sistema de tração Quattro.
De acordo com a Audi, a fábrica paranaense irá fazer apenas a montagem dos carros. Os automóveis serão importados em kits de peças, que serão remetidos da fábrica de Györ (Hungria) até o porto de Paranaguá (PR).
Esta será a primeira vez que a unidade industrial paranaense – de onde também sai o VW T-Cross – irá fabricar carros com o sistema de tração integral da marca de luxo do Grupo Volkswagen.
A montagem será em uma linha exclusiva. A mesma onde era montado o Q3 de 1ª geração. A marca ainda não revelou a lista de equipamentos e o preço dos Q3 e Q3 Sportback nacionais.
Audi no Brasil
A Audi iniciou a sua trajetória como fabricante de carros no mercado automotivo brasileiro em 1999, com a produção do hatch médio A3 na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
O hatch seguiu com produção local até 2006, quando a unidade industrial passou a fazer apenas modelos da Volkswagen.
Em 2012, com a instituição do Inovar-Auto, a Audi anunciou um investimento de 120 milhões de euros para a retomada da produção de carros na fábrica paranaense. O que aconteceu em 2015, com o A3 Sedan.
No ano seguinte, a marca alemã começou a fazer o Q3. O SUV permaneceu em linha até 2019, quando chegou a geração nova ao país. Já o sedã brasileiro durou até 2020.
Eletrificação
Além da confirmação da produção local, a Audi anunciou o investimento na ampliação da infraestrutura de recarga ultrarrápida brasileira.
A partir de 2022, o investimento será de mais de R$ 20 milhões para a instalação de estações de recarga DC de 150kW em quase todas as concessionárias brasileiras da marca.
Nestes carregadores, o carro elétrico Audi e-tron, por exemplo, recarrega a bateria de 0% a 80% em menos de 25 minutos.
One Comment
A Audi podia estudar a produção do SUV Compacto Q2 no Brasil.