Bugatti Chiron: conheça o hipercarro de 16 cilindros e 1.600 cv
bugatti chiron 1

Bugatti Chiron: conheça o hipercarro de 16 cilindros e 1.600 cv

Sucessor do eterno Veyron, o Bugatti Chiron mostra como reunir em um mesmo pacote muito luxo e desempenho impressionante.

O Bugatti Chiron é um dos carros mais impressionantes da história da indústria automobilística e certamente mexe com o coração de qualquer fã de veículos automotores.

Quando falamos de dimensões, o Chiron tem comprimento de 4.544 mm, entre-eixos de 2.711 mm, largura de 2.038 mm, altura de 1.212 mm e pesa apenas 1.996 kg.

bugatti chiron 3

O Chiron é um carro criado para desenvolver velocidades recorde. Por isso, todo o seu design da sua carroceria em fibra de carbono foi pensando de maneira a melhorar a aerodinâmica e a eficiência no resfriamento do motor e dos freios.

Já o interior é minimalista. Mas se destaca pelos materiais luxuosos. As informações ficam concentradas no pequeno quadro de instrumentos, que traz duas telas digitais ladeando um velocímetro analógico com escala até incríveis 500 km/h.

Mecânica

bugatti chiron 2

Já o motor é um 8.0 W16 com quatro turbos. Herdado do Veyron, recebeu uma série de modificações para desenvolver 1.500 cv.

Para ser capaz de rodar em vias públicas, traz um impressionante sistema de escape de titânio com nada menos que seis catalizadores, cujo material poderia preencher a área de 30 campos de futebol.

Equipado com um sistema de tração integral e um câmbio automatizado de sete marchas e dupla embreagem, o modelo traz ainda suspensão adaptativa. O sistema de freios, com pinças de oito pistões na dianteira e seis na traseira, tem um módulo de controle com tecnologia da Fórmula 1.

De acordo com a Bugatti, o Chiron acelera de 0-100 km/h em 2,4 segundos e atinge 420 km/h. Velocidade limitada eletronicamente pelo fabricante.

Produção

bugatti chiron 4

Lançado em 2016, com a missão de substituir o Veyron, a produção do Chiron irá se encerrar quando foi atingida a marca de 500 unidades.

Os últimos desses 500 carros serão os exemplares da série Chiron Super Sport. Com preço de 3,2 milhões de euros (R$ 20,4 milhões), marca o ponto final no desenvolvimento do hipercarro.

O Bugatti Chiron Super Sport traz o motor W16 recalibrado e com novos componentes internos para desenvolver 1.600 cv e traz uma carroceria modificada com novos elementos aerodinâmicos e uma traseira mais longa para reduzir o arrasto. Em seu exterior ainda é possível notar que as rodas são diferentes do Chiron tradicional, com desenho de cinco raios em formato de Y.

Ao mesmo tempo, a marca aliviou as restrições e passou a permitir que o carro atinja até 440 km/h. Parece muito? Pois o próprio fabricante usou um protótipo da versão Super Sport 300+ (com o mesmo motor e carroceria) para ultrapassar os 490 km/h, em um teste realizado em 2019 na pista de testes do Grupo Volkswagen em Ehra-Lessien (Alemanha).

O substituto do Chiron tem tudo para ser um carro elétrico ou eletrificado. Em julho, a Bugatti anunciou uma associação com o fabricante croata de esportivos elétricos Rimac para unir forças no desenvolvimento de hipercarros de nova geração.

Posts relacionados

Os carros usados mais vendidos em setembro de 2024, veja lista

Os carros usados mais vendidos em setembro de 2024, veja lista

O mercado de carros apresentou um crescimento de 18% em setembro. Entre os carros usados tivemos com uma variedade de…
Fiat Argo modelos: conheça as versões e escolha a ideal para você

Fiat Argo modelos: conheça as versões e escolha a ideal para você

O Fiat Argo é um dos carros mais populares do Brasil, conquistando diversos perfis de consumidores com seu design moderno,…
BYD Shark: picape híbrida plug-in entra em pré-venda no Brasil

BYD Shark: picape híbrida plug-in entra em pré-venda no Brasil

O modelo BYD Shark está em pré-venda no Brasil, trazendo tecnologia híbrida plug-in, motor 1.5 turbo e autonomia elétrica de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *