A montadora chinesa BYD confirmou a fábrica brasileira e que os primeiros carros nacionais da marca serão Dolphin e Song Plus com olhos no mercado europeu e norte-americano
A BYD anunciou nesta semana que finalizou a compra da fábrica da Ford em Camaçari (BA), inicialmente, a Ford havia anunciado que tinha entregue a fábrica para o Governo da Bahia, mas a compra do local foi feita pela gigante chinesa.
A fábrica no Brasil vai ser a primeira produção de veículos fora da Ásia, isso porque a chinesa tem fábricas na China e na Tailândia. O objetivo da montadora é utilizar a produção no Brasil para distribuir veículos na América Latina e mirar para os mercados norte-americanos e europeu.
A produção no Brasil terá o foco incialmente, na produção dos modelos Dolphin e Song Plus, que fizeram barulho no mercado nacional dentro da categoria.
Veja também:
- BYD Dolphin: elétrico chega ao Brasil por R$ 149.800
- BYD: saiba mais sobre a marca chinesa de carros elétricos
O CEO da BYD, Wang Chuanfu, está programado para vir ao Brasil em outubro para a cerimônia de inauguração da pedra fundamental. A previsão é que a fábrica esteja operacional no segundo semestre de 2024.
Até a inauguração, a BYD afirmou que planeja levar 100 profissionais de diferentes áreas no Brasil para participarem de treinamentos em sua matriz e colaborarem na implementação dos processos internos no país.
A fábrica de Camaçari abrigará três unidades: uma destinada à fabricação de automóveis, outra para ônibus e caminhões, e a terceira para o beneficiamento de lítio.
No que diz respeito à fábrica de automóveis, sua capacidade total será de 150 mil unidades por ano. O investimento inicial da BYD na Bahia está estimado em R$ 3 bilhões, e a previsão é que a fábrica gere cerca de 5 mil empregos na região.