A californiana Tesla, dirigida pelo jovem Elon Musk, é uma das empresas mais revolucionárias do mundo. Além de nova — surgiu em 2003 — é composta apenas por empresários visionários e que buscam objetivos nunca antes alcançados.
Com apenas três anos de pesquisa, a montadora californiana desenvolveu o seu primeiro modelo de carro: o Tesla Roadster. O veículo é um conversível de luxo de dois lugares, que acelera de 0 a 100 km/h em apenas quatro segundos e possui uma autonomia de 350 quilômetros. E ah, totalmente elétrico — como fora prometido pelos seus criadores.
O post da InstaCarro abaixo ajuda você saber mais sobre a tecnologia dos carros da Tesla e a situação do mercado da categoria dos chamados ‘carros verdes’. Confira!
A tecnologia dos carros da Tesla
Em termos de inovações tecnológicas, a Tesla, com toda a certeza do mundo, sai na frente de muitas das suas principais concorrentes. Com um olhar visionário, as propostas da montadora californiana atraem muito público devido ao seu conceito criativo e novo — a Tesla é considerada uma das empresas mais inovadoras do mercado.
Sua frota é composta apenas por carros movidos a eletricidade. Além de inovadora e super esportiva, uma das proposta do carro Tesla é ser sustentável. Além de não prejudicar o meio ambiente, o combustível do veículo pode ser captado totalmente em casa, por meio de uma tomada — uma opção muito mais barata do que a gasolina ou o etanol.
Com essa informação, podemos pensar que, talvez, o sistema de carregamento por tomada pode não ser uma boa opção, visto que não existem tomadas à deriva por aí nas ruas. Isso, até certo ponto, é verdade. Porém, a Tesla, como toda empresa visionária, já pensou nisso e, para contornar a situação, apresentou projetos para postos de recarga para carros elétricos.
Inclusive, nos Estados Unidos, há em torno de 18 mil postos de recarga de carros elétricos disponíveis nas ruas — para se ter como comparação: em todo o território do tio Sam, há, mais ou menos, 14 mil restaurantes do McDonald’s. Fala sério. É bizarro pensar que há mais postos de recarga do que estabelecimentos do fast-food mais famoso do mundo, não é mesmo?
Pode não parecer, mas a tecnologia para os carros híbridos e elétricos está em uma crescente, principalmente nos Estados Unidos, Canadá e na Europa. No Brasil, entretanto, podemos demorar a ver tal tecnologia. Além de pouca estrutura para os carros elétricos, é muito provável que os preços sejam elevadíssimos.
A evolução do mercado dos híbridos e elétricos
Como dito acima, em pólos tecnológicos e financeiros, como os Estados Unidos e o continente europeu, os chamados ‘carros verdes’ estão se tornando cada vez mais comuns. Já aqui, a chance de vermos algo como uma Tesla Motors Brasil, infelizmente, é pequena — para quem quiser muito comprar um automóvel da montadora, há a possibilidade da importação.
Recentemente, a gigante de luxo Volvo declarou que quer vender um milhão de carros elétricos até 2025. Por mais que não pareça, a proposta é ousada. E também, ao mesmo tempo, é um ótimo impulso para o ramo dos carros elétricos no geral. Ter uma montadora tão conhecida como a Volvo em uma empreitada dessa talvez possa motivar as outras a fazerem o mesmo.
One Comment
Ufa consegui achar o artigo que estava precisando e
poucos conseguem ter essa informação correta e
relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu twitter.