Você certamente conhece o Renault Tondar e o Subaru Traviq. Veja a seguir alguns exemplos de carros que têm nomes diferentes no exterior
Seja por uma questão de pronuncia, registro de patente ou para privilegiar as tendências de determinado mercado automotivo. São vários os fatores que levam um mesmo carro ter nomes diferentes de acordo com o país onde são vendidos.
Confira a seguir alguns exemplos de carros comercializados no Brasil que foram/são vendidos com nomes diferentes em outros países.
Ford Galaxy
O sedã Ford Versailles foi um dos carros criados no Brasil na época da Autolatina, sendo basicamente um Volkswagen Santana modificado com características e os logos do oval azul.
Na Argentina, o mesmo modelo foi vendido entre 1994 e 1996 com o nome Galaxy. Nomenclatura que na linha europeia da Ford era usada em uma minivan.
Volkswagen Pointer
Por falar em Autolatina, o hatch Pointer foi outro produto desenvolvido pela joint venture no Brasil. Mas no exterior, o mesmo nome foi utilizado para designar o Gol em mercados de exportação.
Como Pointer, o Gol foi vendido em países como Rússia e também no México, onde a station Parati virou Pointer Wagon.
Subaru Traviq
Entre 2001 e 2004, o Chevrolet Zafira produzido na Tailândia era exportado para o Japão e vendido com o nome de Subaru Traviq. Resultado de uma parceria entre a General Motors e a marca japonesa, que buscava uma minivan para a sua linha numa época em que esses carros estavam em alta.
No mercado japonês, o Traviq/Zafira foi oferecido com um motor 2.2 16V de 147 cv e também com um motor 1.8 de 127 cv. Sempre combinados a um câmbio automático de quatro marchas.
Renault Tondar
O Renault Logan de 1ª geração foi descontinuado no Brasil em 2013. Mas o modelo ainda segue em produção no Irã, com o nome de Tondar, palavra que significa Trovão no idioma farsi.
No país do Oriente Médio, o Logan/Tondar é vendido com os visuais pré e pós-reestilização, sempre com um motor 1.6 a gasolina de 105 cv e com a opção de um câmbio automático de quatro marchas.
Honda Jazz
O monovolume Honda Fit deixou recentemente o mercado automotivo brasileiro, sendo substituído pelo City Hatch. Mas no exterior, o Fit segue vivo em uma 4ª geração. Ou seria o Jazz.
A verdade é que o Brasil é um dos poucos mercados onde esse misto de hatch e minivan foi oferecido com esse nome. Na Europa, Oceania, Ásia, Oriente Médio e em alguns mercados da África, o nome é Jazz mesmo.