Confira 5 modelos de carros de corrida que tiveram versões de rua
mercedes benz clk gtr

Confira 5 modelos de carros de corrida que tiveram versões de rua

Conheça os 5 principais carros que saíram das pistas de corrida e alcançaram as ruas, encantando o público.

Quem nunca sonhou em poder dirigir um carro de corrida, não é mesmo? Poder aproveitar toda a potência de um grande veículo e ouvir o som de um motor faz o coração até disparar de emoção, não é mesmo?

cta blog venda seu carro

Mas saiba que isso é possível, para quem tem possibilidade de adquirir um dos carros de corrida que viram versões de rua. Para quem é apaixonado por eles, com certeza gosta de saber dessa curiosidade, não é mesmo? Vamos mostrar a seguir os 5 principais modelos. Aproveite e saiba mais sobre o tema!

Por que carros de corrida têm suas versões de rua?

Muitas competições internacionais de corrida aceitam apenas carros que tenham sua versão de rua e, assim, podem ser modificados para participarem das competições.

Cada categoria terá seus regulamentos sobre o assunto. Por exemplo, pode-se estabelecer um número mínimo de unidades que precisam estar disponíveis nas ruas para poder participar da competição.

Diante disso, diversas marcas criam modelos potentes que podem ganhar as ruas e, assim, também conquistam a atenção dos colecionadores apaixonados.

Quais os 5 modelos de carros de corrida que tiveram versões de rua?

Para você que está curioso, confira 5 modelos de carros de corrida que tiveram versões de rua e veja como essas potências saíram das competições para chegarem ao mercado automotivo.

1. Plymouth Superbird

plymouth road runner superbird 54

O Plymouth Superbird foi a versão modificada do Plymouth Road Runner, criado para participar da NASCAR em 1970. Foi um dos carros de corrida que foram para as ruas mais icônicos da história. Com motor V8 de 425 cv, ele alcançava até 257 km/h.

Ele tornou-se extremamente famoso, justamente, por ter sido banido das pistas na época, sabia disso? Os criadores queriam provar que era possível vencer os carros da Dodge nas provas da NASCAR e trazer a marca de volta para o cenário das corridas.

O piloto Richard Petty pilotou a versão de corrida nas pistas e venceu 18 das 48 provas daquele ano. Para evitar problemas, no ano seguinte a responsável pelas competições colocou limitações nas cilindradas dos veículos com implementos aerodinâmicos a 305 polegadas cúbicas. Com isso, o Plymouth Superbird não pôde mais participar das competições.

É um carro raro e cujo valor de mercado alcança hoje, quando bem conservado, meio milhão de dólares. E, sem dúvida, pela sua história, vale a pena.

2. Porsche 911 GT1

porsche 911 gt1

O Porsche 911 GT1 que conhecemos hoje foi um protótipo criado para que a empresa pudesse participar das 24 horas de Le Mans, na finada categoria GT1.

A empresa comercializou apenas 20 unidades para uso nas ruas e, por isso, encontrá-lo é raríssimo! Criado em 1998, ele foi um pré-requisito para a participação da equipe na corrida.

Esse modelo da Porsche possui motor de 551 cv, 3.2 de seis cilindros, turbo, resfriado com água e chega a 100 km/h em 3,7 segundos. Além disso, consegue alcançar até 310 km/h.

3. McLaren 620 R

mclaren 620r 434

O McLaren 620 R é a versão homologada para as ruas do 570 S GT4. A empresa limitou sua produção a 350 unidades a serem vendidas em todo o mundo.

Ele tem um dos motores mais potentes da McLaren Sports Series: V8 biturbo de 3,8 litros, com 620 cv. Também possui um chassi de fibra de carbono, que permite ao carro ter maior leveza e, portanto, maior rendimento. Ele consegue alcançar 100 km/h em 2,9 segundos e possui velocidade máxima de 322 km/h. Um carro super potente. Ainda temos alguns diferenciais incríveis, tais como:

  • sustentação negativa;
  • traseira ajustável de fibra de carbono;
  • opção de pneus lisos;
  • os freios são feitos em cerâmica de carbono, trazendo maior precisão para as frenagens, entre outros.

4. Ferrari F50

ferrari f50 2

Não podia faltar uma Ferrari aqui, não é mesmo? Afinal, a relação entre os carros de rua e os modelos da Fórmula 1 é antiga e, portanto, é bem comum vermos aproximações entre eles. 

O modelo F50 é um dos mais próximos que temos de um F1 nas ruas que a marca italiana criou. Já que trazia vários componentes vindos diretamente da Fórmula 1, como o motor 4.7 V12 de 520 cv.

Ele surgiu justamente como um modelo comemorativo para os 50 anos da Ferrari (e por isso o nome que ele possui), em 1995. Na época foi considerado um dos carros mais potentes e rápidos do mundo. Vale destacar ainda que a F50 serviu de base para um protótipo GT1 chamado F50 GT. É considerado um dos grandes ícones da marca.

5. Mercedes-Benz AMG CLK GTR

mercedes benz clk gtr

O modelo é um dos mais icônicos da Mercedes. Foram criadas apenas 26 unidades de rua, homologando a versão de corrida (que teve, também, apenas 7 unidades).  Assim, ele foi construído para o campeonato de GT1, da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Para participar, era necessário ter protótipos de carro de rua, com um número mínimo para ser comercializado.

Ele possui motor V12 de 6,5L, M120, com potência de 630 cv. Seu visual era idêntico ao daquele que participou do mundial de GT1. Uma curiosidade: a presença do nome AMG junto de Mercedes-Benz.

Isso aconteceu pois esse foi um dos últimos projetos desenvolvidos pela AMG como empresa independente. No momento do seu lançamento, em 1998, a Daimler-Benz tinha adquirido 100% do controle da companhia.

Esses são 5 dos mais populares carros de corrida que ganharam versões de rua. Assim, você que é apaixonado pode matar curiosidade e saber mais sobre esse tema. Esperamos que tenha sido divertido e que você tenha curtido.

E para saber mais sobre esse universo, vamos deixar uma indicação de artigo sobre o carro mais rápido do mundo. Você sabe qual é? Confira e tire suas dúvidas! Temos certeza de que você vai ficar surpreso com a informação!

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *