Veteranos como Hyundai ix35, Renault Sandero e Suzuki Jimny estão entre os carros que saíram de linha em 2022
Em 2022, o mercado automotivo perdeu grandes nomes, como o inesquecível Volkswagen Gol ou o famoso Hyundai ix35. Os fãs desses modelos emblemáticos deixaram de ver nas concessionárias seus sonhos de consumo por conta, principalmente, das mudanças do Proconve L7.
Alguns modelos, apesar de não estarem sendo produzidos agora, chegaram em versões importadas, como é o caso do Honda Civic, que foi relançado importado da Tailândia.
Agora vamos conhecer alguns modelos que, ao contrário dos veículos citados acima que estão em “entressafra”, deixaram de vez nosso país em 2022.
Carros que saíram de linha em 2022
Hyundai HB20X
Começamos nossa lista com uma variação de um dos modelos mais famosos do Brasil: o Hyundai HB20. A versão “X”, que era voltada ao público aventureiro, saiu de linha após duas gerações e oito anos de fabricação. As novas normas do Proconve L7 afetaram o modelo, que carregava o motor 1.6 flex. Outro motivo que fez a versão dar adeus foi a estratégia da marca coreana em dar mais destaque ao Creta Action.
Hyundai ix35
Com mais de dez anos de estrada no Brasil, o ix35 deixou as concessionárias da empresa coreana em 2022. Em fevereiro do ano passado, mês em que o modelo parou de ser produzido em Anápolis GO, a Caoa, responsável por sua fabricação localmente, disse em nota que estava com dificuldade de atualizar o modelo por conta das novas regras do Proconve L7.
Caoa Chery Tiggo 3X
Famoso modelo da marca chinesa, o Tiggo 3X, lançado em 2021, durou em nosso mercado apenas por 1 ano e 7 meses. O SUV deixou as fábricas da empresa por conta de uma mudança estratégica da marca, que levou à suspensão dos trabalhos da fábrica em Jacareí/SP até 2025. O plano é que o local seja readequado para a produção de veículos eletrificados.
Caoa Chery Arrizo 6
O Caoa Chery Arrizo 6 também deu adeus ao mercado brasileiro em 2022. Diferente da suspensão abrupta dos SUVs por conta da paralisação da fábrica de Jacareí, a empresa prometeu que o Arrizo 6 seria importado da China para o Brasil, mas pouco tempo depois, os chefões da empresa confirmaram que essa opção havia sido descartada, já que o modelo não teria preço para competir por aqui e que a Caoa Chery iria focar apenas em sua derivação Arrizo 6 Pro.
Mitsubishi Outlander Sport
O Outlander Sport chegou ao Brasil em julho de 2022, com identidade visual padrão da Pajero Sport. O modelo enfrentou uma briga dentro de casa com o ASX e logo deu adeus às linhas de produção. Com a chegada das novas normas do Proconve, a marca japonesa viu que teria que adaptar o motor 2.0 do veículo, o que para ela, não valia a pena. Ou seja, mais um modelo que caiu por conta da nova legislação.
Renault Sandero
Um dos hatches mais famosos de todos os tempos, o Sandero entrou na seleção de carros que saíram de linha em 2022 e teve seu nome enterrado pela Renault. O modelo já vinha de um ciclo de “apagamento” pela marca, já que só era oferecido na versão S Edition. Todas as outras opções já não existiam, inclusive a RS. Hoje, o mais perto do Sandero que os consumidores podem chegar é o Stepway, que nasceu como uma versão do modelo, mas se tornou um veículo com vida e marca própria.
Suzuki Jimny
Aqui no Brasil, a Suzuki é oficialmente a marca de apenas um carro em produção. Já que, modelos como Vitara e S-Cross não estão sendo comercializados no Brasil, o Jimny, em duas versões, era a única opção para nós brasileiro.
Com a saída de uma das versões do Jimny, resta agora somente o Jimny Sierra japonês nas concessionárias da marca, pois o modelo anterior deixou de ser feito no Brasil, encerrando uma jornada de 23 anos.
Volvo S60
Para entristecer mais ainda os amantes de sedãs, a última baixa do segmento foi o Volvo S60. A marca sueca, depois de perceber uma baixa procura pelo modelo, decidiu retirar o carro de seu catálogo. Mas, nem tudo está perdido! A empresa, que concentra atualmente todos seus esforços em modelos híbridos e elétricos, já falou que pode ser que o S60 venha a ganhar futuramente uma nova geração eletrificada e volte ao mercado.
Volkswagen Gol
Deixamos por último talvez a perda mais triste e impactante: o Volkswagen Gol. Além de ser um dos principais modelos da história automotiva brasileira, o Gol, durante seus 42 anos, mudou a história de muitas pessoas. Um dos modelos mais populares do Brasil, o Gol teve três gerações e várias reestilizações. A principal motivação para o Gol estar entre os carros que saíram de linha em 2022 foi a incompatibilidade com as novas normas do Proconve.