Carros retrô: saiba quais carros modernos foram inspirados em modelos antigos
Fiat 500e - carros retrô

Carros retrô: saiba quais carros modernos foram inspirados em modelos antigos

A moda dos carros retrô pegou, não é verdade? Conheça os modelos que nasceram nesse século, mas que trazem o DNA de veículos antigos.

Para se construir o futuro, é necessário olhar para o passado e rever erros e acertos. Seguindo esse pensamento, a indústria automotiva também se baseia no passado quando vai criar seus modelos mais modernos e futuristas, principalmente quando falamos de design e tecnologia automotiva

cta blog venda seu carro

Muitos veículos elétricos, por exemplo, tem suas linhas exteriores inspiradas em veículos de grande sucesso no passado, porém com aquele toque vindo do futuro. Por isso, selecionamos alguns veículos que possuem traços de seus pares mais antigos, porém nasceram no século XXI. 

Carros retrô: Microlino 2.0

Microlino 2.0 frente - carros retrô

Da empresa suíça Micro, o Microlino tem como inspiração um modelo especial para nós brasileiros: o Romi-Isetta. O saudoso compacto foi o primeiro modelo a ser produzido no Brasil, em 1956.

Já o Microlino 2.0, basicamente um clone do veículo dos anos 50, foi apresentado pela primeira vez ao mercado em 2018. Com alguns problemas e alterações desde lá para sua fabricação, o modelo enfim deve chegar às ruas em 2022.

O elétrico possui três opções de bateria, com desempenhos diferentes. Com apenas  2519 mm de comprimento, o veículo entrega 15 cv de potência e até 10,1 kgfm de torque. Uma ótima escolha para quem quer um veículo clássico e moderno para o dia a dia.  

Carros retrô: Fiat 500e

Fiat 500e - carros retrô

Inspirado no minicarro Nuova 500 de 1957, que muitos chamavam de Fusca italiano, o Fiat 500 traz em sua veia o estilo. Apesar das linhas clássicas, sua versão elétrica é totalmente moderna, já que tudo foi feito, inclusive sua plataforma, com exclusividade para elétricos. 

Em seu eixo dianteiro, o modelo carrega sob o pequeno capô o motor capaz de gerar 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, o suficiente para levar o pequeno de zero a 100 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima é limitada em 150 km/h. 

Carros retrô: ORA Cat Punk 

ORA Cat Punk - carros retrô

Os chineses da ORA, marca de carros elétricos do grupo chinês Great Wall Motors, não disfarçaram a “inspiração” ao criar o Cat Punk. Literalmente uma cópia do carro mais famoso do mundo, o VW Fusca, o novo modelo elétrico tem uma releitura completa do compacto de 1960.

O ORA Cat Punk ainda não teve seus detalhes técnicos revelados, porém, segundo a marca, seu objetivo é agradar ao público feminino em busca de um carro com linhas “fofas”. Por fora, o Cat Punk tem detalhes cromados, lanterna traseira oval e pintura saia-e-blusa. 

Carros retrô: Volkswagen iD Life

Volkswagen iD Life - carros retrô

A Volkswagen trouxe a vida, de forma elétrica, nada menos que descendente do lendário Gol quadrado dos anos 80. O conceito quer entrar em uma gama bem interessante do mercado: o dos carros populares. 

Esteticamente, o VW iD Life aposta em linhas retilíneas, com teto e capô planos, além de visual minimalista para faróis e lanternas. Quanto ao motor, a Volkswagen caprichou colocando um propulsor elétrico capaz de gerar 234 cv de potência, o que permite ao compacto acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. 

Carros retrô: Jeep Wrangler

carros retro - jeep wrangler

O modelo, em sua quarta geração, não abandona sua carinha de Willys CJ (Civilian Jeep), a configuração civil do jipe criado nos anos 1940 para servir as tropas norte-americanas na Segunda Guerra Mundial. 

O famoso carro de guerra realmente é valente, já que por baixo do capô carrega o motor 2.0 turbo a gasolina, capaz de desenvolver até 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de oito marchas e tração 4×4 Command Trac. 

Carros retrô: Renault 5 Prototype

Renault 5 Prototype - carros retrô

O modelo da francesa remete logo à primeira vista ao clássico R5, porém mais compacto. O novo elétrico será construído sobre a plataforma CMF-B / EV, uma derivação da base CMF-B, utilizada na atual geração do Renault Clio da Europa. Até o momento, a Renault ainda mantém segredo sobre quais serão as especificações técnicas do carro.

Porém, já se sabe que um dos grandes diferenciais do modelo são seus faróis. Segundo a empresa, as lâmpadas de LED permitem integrar movimentos por meio da programação de animações, dando assim vida aos faróis. A técnica fica mais evidente na sequência de boas vindas. O novo logo do carro se ilumina e dispara uma animação, que se estende pela grade frontal. 

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *