Carros do Velozes e Furiosos: conheça os principais!
velozes e furiosos

Carros do Velozes e Furiosos: conheça os principais!

Os carros do Velozes e Furiosos despertaram a curiosidade dos fãs da franquia por duas décadas e agora você pode conhecer os principais.

Carros modificados, explosões, adrenalina, cenas de ação. A franquia bilionária estrelada por nomes como Vin Diesel e Jordana Brewster já completou duas décadas e conta com nove filmes, com o décimo marcado para estrear em 2023. Mas você sabe reconhecer os carros do Velozes e Furiosos?

cta blog venda seu carro

A longa série de filmes é um sucesso de bilheteria, estando entre as dez mais bem-sucedidas da história do cinema e superando franquias como Jurassic Park, Transformers e a Saga Crepúsculo.

Porém, a série passa boa parte do tempo explorando as corridas de rua e os carros se tornaram algumas das principais atrações. Você já se perguntou quais são os principais modelos a aparecer nas telonas? Vamos revelar nos próximos tópicos.

Quais são os principais carros do Velozes e Furiosos?

Enquanto o carro mais rápido do mundo passa dos 400 km/h, os produtores da série se concentram em modelos mais acessíveis — veículos de rua esportivos ou de colecionadores que tinham seus motores tunados para entregar uma performance muito acima da original.

Dodge Charger R/T 1970

A maior parte das produções contaram com Paul Walker no papel de Brian O’Conner e Vin Diesel no de “Dom” Toretto. Se o primeiro tem uma preferência pelos 4×4 japoneses, o segundo aposta nos robustos muscle cars americanos.

O mais emblemático é o Charger R/T de 1970, aparecendo na saga desde o primeiro filme. A primeira geração do Charger saiu em 1966, concorrendo com clássicos como o Ford Mustang e o Mercury Cougar.

Na versão do filme, os 215 cv originais dão espaço para poderosos 900 cv. Para se ter uma ideia, um carro de Fórmula 1 produz em torno de 1.000 cv — o que explica um pouco do fato de o protagonista dizer que sentia “medo” do veículo.

Nissan Skyline GT-R R34 1999

Diferentemente de Toretto, Brian O’Conner é um adepto dos carros japoneses, usando inúmeros veículos de marcas como Mitsubishi, Toyota e Subaru. Porém, os principais são os modelos da Nissan, sendo uma de suas preferências em vários filmes.

Os modelos Skyline foram feitos pela primeira vez pela Prince Motor Company, ainda nos anos 1950. Apenas após a fusão da empresa com a Nissan é que o veículo passou a contar com a chancela da marca.

O Skyline R34 conta originalmente com 280 cv, aparecendo em uma corrida que o personagem venceria, mas que não terminou graças à atuação da polícia. Apesar da participação curta, a cor cinza com listras azuis fez o carro ficar popular entre os fãs da franquia.

Toyota Supra MK IV 1994

Os carros da Toyota também ajudaram a manter a tradição de carros japoneses de Brian na série, com o Supra MK IV fazendo sua participação no primeiro filme. Originalmente enferrujado, o “carro de dez segundos” foi restaurado no filme e usado em uma corrida contra o Charger R/T de Dom.

Os primeiros modelos Supra saíram no final dos anos 1970. A ideia surgiu como uma variação do Toyota Celica, atendendo o público adepto dos tipos grã-turismo — carros de luxo projetados para percorrer longas distâncias.

Com um motor capaz de gerar 324 cv, o modelo no filme contaria com algumas modificações. Por exemplo, turbo T3, intercooler e nitro. Após a destruição do Charger de Dom, o carro vai para as suas mãos.

Mitsubishi Lancer Evolution IX 2006

Com sua marca considerada uma das mais confiáveis do mercado, a Mitsubishi também fez participações na série. Mas dessa vez, o foco não era apenas ter um carro veloz, e sim, um modelo bom o suficiente para a prática de drift pelo protagonista do terceiro filme, Sean Boswell.

Embora que os primeiros modelos Lancer surgiram nos anos 1970, os veículos foram um sucesso de vendas e fizeram sucesso até nas corridas de rally. Assim, o filme muda a configuração dos eixos para permitir as curvas em drift.

Ainda que originalmente um 4×4, os produtores do filme modificaram o veículo para que se tornasse um carro com tração traseira. O motor já poderoso do Lancer ganhou alguns cavalos a mais para as cenas do filme. Porém, para a tristeza dos fãs, Sean e sua habilidade para o drift apareceram poucas vezes na franquia.

Chevrolet Nova SS 1970

Como o marido Toretto, Letty Ortiz também cultiva um gosto pelos muscle cars americanos. No Velozes e Furiosos 9, a personagem usa um Chevrolet Nova SS. A primeira versão do carro é do ano 1962, feita para substituir o Chevrolet Corvair.

Diferentemente dos outros carros citados no texto, o Nova foi descontinuado no final dos anos 1980. Assim, se tornou um clássico da Chevrolet. Embora não tenha a tecnologia dos modernos carros japoneses, o motor do Nova SS de 1970 não deixa a desejar.

Isso porque seu V8 é capaz de gerar 295 cv. O SS é uma sigla para “Super Sport”, mostrando a proposta de criar um carro com desempenho superior ao Nova original. No filme, a parte traseira é equipada com um ímã.

Toyota GT86 2012

Entre os carros do Velozes e Furiosos, o Toyota GT86 ocupa um papel especial. Isso porque foi desenvolvido em conjunto com a Subaru. Por isso, também leva o nome de Subaru BRZ. Várias versões do carro já foram conhecidas do público em exposições como o Salão Internacional do Automóvel e o Tokyo Motor Show.

Por exemplo, o FT-86: uma versão um pouco diferente, lançada para exposição em 2009. Assim, seu pouco peso e baixo centro de gravidade fazem com que entregue uma performance além do que o motor próximo dos 200 cv parece sugerir.

Em Velozes e Furiosos 9, o modelo é dirigido por Jakob Toretto, irmão de Dom e Mia. O personagem interpretado por John Cena rouba o veículo em Edimburgo e usa para fugir dos protagonistas.

Os carros do Velozes e Furiosos são escolhidos a dedo pela produção dos filmes para corresponder à personalidade dos personagens e criar as melhores cenas de corrida e ação para o público.

Porém, se você já esgotou os filmes da franquia e não consegue esperar pelos próximos, ainda existem vários filmes de carros que você pode conferir e se divertir. Por exemplo, Rush, Carros, 60 Segundos, Bullitt e vários outros.

E você, lembrou de algum modelo dos filmes que deixamos passar? Ou lembrou de alguma cena clássica que quer compartilhar? Então, você pode contar para a gente nos comentários!

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *