Cinco peruas que deveriam ser vendidas no Brasil
peruas renault megane estate

Cinco peruas que deveriam ser vendidas no Brasil

As peruas sumiram do mercado automotivo brasileiro, mas ainda seguem vivas no exterior. Confira uma lista de causar inveja aos fãs.

Também conhecidas como station wagons, as peruas foram durante vários anos a escolha padrão das famílias que queriam um carro com bom espaço para bagagens.

cta blog venda seu carro

Mas então os SUVs vieram e começaram a tomar o espaço das peruas. Desde o fim da produção da Fiat Weekend, em 2020, não temos mais um modelo do tipo de fabricação nacional.

quanto vale o seu carro na instacarro

Atualmente, as únicas opções existentes no Brasil são modelos premium e de luxo como Porsche Taycan 4 Cross Turismo, Mini Clubman e Audi RS 4 Avant.

Todos carros importados da Europa, onde as peruas ainda seguem com uma importante presença no mercado. Para deixar os fãs com água na boca, escolhemos cinco opções de station wagons que deveriam estar presentes no mercado automotivo brasileiro.

Volkswagen Golf Variant

Volkswagen Golf R Variant

A Volkswagen Golf Variant saiu do mercado automotivo brasileiro em 2019 e com certeza deixou saudades em muitos fãs de peruas, que não conseguem ver (ou aceitar) o SUV compacto T-Cross ou o médio Taos como seus sucessores.

Pois o modelo ainda segue disponível no mercado automotivo europeu, onde é parte da 8ª geração do médio. Lançada em 2020, ganhou tamanho e tecnologia em relação ao carro de 7ª geração.

Feito sobre a mesma base do hatch, traz porta-malas de 611 litros e uma gama de motores com opções a diesel e híbrido leve. Isso sem contar a esportiva R, com um propulsor de 320 cv. Para não dizer que o modelo não fez uma concessão para agradar aos fãs de SUVs, tem a versão aventureira Alltrack, com tração integral.

Mercedes-Benz Classe C All-Terrain

Mercedes Benz All Terrain

E por falar em station wagons aventureiras, nem elas sobreviveram à invasão dos SUVs no Brasil. Já no exterior, seguem como opção aos que querem um visual off-road, mas sem abrir mão do comportamento de um carro urbano.

Um dos modelos mais recentes neste segmento de peruas aventureiras é a Mercedes-Benz Classe C All-Terrain. Revelada na Europa no fim de novembro, é baseada na geração mais recente do modelo, que em sua versão sedã já está disponível em pré-venda no Brasil.

Com porta-malas de 490 litros, traz bitolas mais largas e vão livre do solo 4 mm mais alto do que na C Estate. A All-Terrain traz um motor 1.5 turbo a gasolina de 204 cv ou 2.0 turbodiesel de 200 cv. Ambos combinados com a tração integral.

Toyota Corolla Touring Sports

peruas Toyota Corolla Touring Sports

Oferecida no mercado europeu, a Toyota Corolla Touring Sports é uma espécie de sucessor espiritual da Toyota Corolla Fielder que foi produzida no Brasil entre 2004 e 2008 e deixou muitos donos na saudade.

A station wagon é feita sobre a plataforma do sedã produzido em Indaiatuba (SP), compartilhando inclusive o mesmo entre-eixos de 2,70 m. Mas traz um porta-malas de 598 litros.

Além da motorização híbrida de 122 cv, que é composta por um motor 1.8 a gasolina e outro elétrico, o modelo conta com a opção de um 1.2 turbo de 116 cv e com um 2.0 híbrido com potência combinada de 184 cv.

Renault Megane Estate E-Tech

peruas renault megane estate

Assim como a Toyota Corolla Touring Sports, a Renault Megane Estate também é a geração mais recente de uma station wagon que já foi produzida no Brasil (no caso, a Mégane Grand Tour, feita entre 2006 e 2012).

A Megane Estate é a variação perua da 4ª geração do modelo médio. Lançada em 2016, ganhou uma reestilização visual no ano passado.

Um dos destaques do modelo é a motorização híbrida plug-in na configuração E-Tech, que desenvolve 160 cv e consegue obter médias de consumo combinado de 17,9 km/l.

Peugeot 508 SW

508_sw_peugeot_sport_engineered_299

O maior carro de passeio oferecido atualmente pela Peugeot no Brasil é o 3008. Pois os franceses podem adquirir uma perua feita sobre a mesma base do SUV médio.

Trata-se da station wagon 508 SW. Com 4,778 m de comprimento, 1,908 m de largura, 1,420 m de altura e entre-eixos de 2,794 m, tem porte maior que os modelos médios tradicionais do mercado automotivo brasileiro.

O principal destaque é a versão esportiva 508 Peugeot Sport Engineered. Com tração integral, conta com um conjunto motriz híbrido plug-in que combina um motor a gasolina e dois elétricos para desenvolver 360 cv.

Posts relacionados

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Os carros mais roubados de São Paulo, veja o ranking

Índice de roubos e furtos caí em 11% no primeiro trimestre de 2024, Fiat Strada entra no ranking dos carros…
Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

Novo Nissan Sentra 2025 chega ao Brasil, veja preço e equipamentos

O novo Nissan Sentra 2025 foi lançado em duas versões, sendo a opção de entrada Advance com o preço inicial…
Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Conhecendo a coleção de carros de Pedro Pascal

Que tal conhecer um pouco da garagem do astro de Hollywood chileno Pedro Pascal? Pedro Pascal, aclamado ator chileno, não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *