Com a aprovação do Programa MOVER, ANFAVEA prevê um futuro promissor para o setor automotivo, com foco em sustentabilidade e inovação tecnológica
O Congresso Nacional aprovou o Programa MOVER – Mobilidade Verde e Inovação, que promete acelerar o setor com uma onda de investimentos e inovações tecnológicas. A medida se torna lei com vigência de cinco anos. Para a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) a comemoração foi dupla nesta quarta (12), além da aprovação do Programa MOVER o setor automotivo está passando por um mês positivo com 1 milhão de veículos emplacados pela primeira vez.
Desde o lançamento da Medida Provisória 1.205 em dezembro de 2023, o programa MOVER tem sido a bússola para as empresas do ramo, orientando investimentos significativos que já somam R$ 130 bilhões. A política industrial, agora reforçada pela aprovação legislativa, oferece previsibilidade e segurança jurídica essenciais para o contínuo desenvolvimento do setor.
O presidente da ANFAVEA, Márcio de Lima Leite, expressou otimismo com a nova legislação, destacando seu papel na promoção da descarbonização e segurança veicular. “O MOVER é uma política industrial que entrega previsibilidade e segurança jurídica para o setor automotivo continuar renovando seus ciclos de investimentos com foco na descarbonização, na segurança veicular, na reindustrialização e na neoindustrialização”, afirmou Leite.
O programa inova ao adotar o conceito de “poço à roda” para o cálculo de emissões, considerando a pegada de carbono desde a produção até a utilização do combustível, e não apenas as emissões pelo escapamento. Essa abordagem holística visa estimular a pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a adoção de tecnologias ambientalmente responsáveis, alinhadas com a matriz energética de baixo carbono do Brasil.
Inserido na ampla política “Nova Indústria Brasil”, o MOVER se destaca por sua visão moderna e inteligente, garantindo liberdade de escolha ao consumidor final e promovendo benefícios diretos e indiretos para toda a sociedade, incluindo a geração de empregos qualificados.
Com a contribuição da ANFAVEA, suas associadas, a cadeia automotiva e a Academia, o MOVER dá continuidade aos programas InovarAuto e Rota 2030, estabelecendo um novo padrão de referência global em políticas industriais para o setor automotivo. “Os veículos produzidos hoje no Brasil estão entre os mais econômicos, ambientalmente responsáveis e seguros do mundo”, concluiu Leite.