Conheça o Salão do Automóvel de São Paulo, um dos maiores da América Latina
Imagem de visitantes do Salão do Automóvel

Conheça o Salão do Automóvel de São Paulo, um dos maiores da América Latina

O Salão do Automóvel de São Paulo é o maior evento do setor automobilístico da América Latina e o segundo maior dentre as Américas, ficando atrás apenas do Salão de Detroit.

Destaca-se no mercado internacional por ser uma importante concentração de novos lançamentos, apresentação de tecnologias inovadoras e tendências para o segmento.

cta blog venda seu carro

Em 2018, o Salão do Automóvel de São Paulo ocorreu no Centro de Exposições dos Imigrantes. Mas é importante lembrar que o evento ocorre a cada dois ano e o local pode ser alterado.

Quer saber mais sobre esse importante salão do automóvel em São Paulo? Continue a leitura.

História do Salão do Automóvel de São Paulo

A história do Salão do Automóvel de São Paulo teve início no ano de 1960. Naquela época, por ocasião de sua primeira edição, o Brasil contava com 12 fabricantes de automóveis fixadas no país.

Das 12 marcas que participaram da primeira edição do Salão no país, somente seis ainda existem:
– Volkswagen;
– Toyota;
– Scania;
– General Motors;
– Mercedes-Benz;
– Ford.

As demais foram extintas com o passar dos anos ou apenas viram como saída serem compradas por empresas maiores.

E, nesse sentido, tendo em vista a necessidade de ganhar a confiança e mais consumidores nacionais, o Salão do Automóvel de São Paulo aparece como uma grande oportunidade.

Cronologia

A seguir você confere alguns dos acontecimentos mais importantes de algumas das edições do Salão do Automóvel de São Paulo.

O ano de 1960 foi o início de tudo. O primeiro Salão aconteceu no Pavilhão de Indústria e do Comércio do Parque Ibirapuera. Além das 12 marcas participantes, o evento conseguiu atrair um público em torno de 400 mil pessoas. Entre os visitantes, uma importante personalidade do país e grande entusiasta da indústria automobilística: o então Presidente da República Juscelino Kubitscheck.

Em 1961, como grande destaque do evento, tivemos o lançamento do primeiro modelo esportivo a aparecer no país: o cupê Willys Interlagos.

No ano seguinte (1962), o Salão do Automóvel de São Paulo passou a ser um evento bienal e apresentou alguns modelos que atraíram sua atenção na época, como os utilitários Toyota Bandeirante e Chevrolet Amazonas.

O último Salão do Automóvel de São Paulo a acontecer no Parque do Ibirapuera foi no ano de 1968. No evento, carros que marcaram a história do mercado nacional surgiram:
– Alfa Romeo;
– Chevrolet Opala;
– Ford Corcel;
– VW 1600.

Dois anos depois, o Salão passou a ser oficialmente no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Entre as principais atrações, estavam os modelos:
– Ford Galaxie Landau;
– Ford Corcel GT;
– Alfa Romeo 2150;
– VW Variant e Chevrolet Opala SS.

Na década de 1970, dois aspectos marcantes valem ser destacados. Em 1972, o Salão reuniu mais de 230 expositores e, quatro anos mais tarde, o mundo conheceu a mais grave crise do petróleo já vista. Fator que levou muitas fabricantes a apresentarem modelos cujos motores eram adaptados para usar álcool como combustível.

Em 1980, o mercado nacional passou por uma crise complicada para a indústria automotiva. Ainda assim, o Salão trouxe como lançamentos o Saveiro, o Voyage e o Gol, o carro mais vendido do Brasil até a atualidade. A partir da década de 1980, o que se viu foi um crescimento exponencial gigantesco, em todos os setores.

Ao longo da década de 1990 e por volta de até o final dos anos 2000, o número de mostras, marcas participantes e público cresceu continuamente. Destaque para o ano de 2010, quando o Salão de São Paulo marcou 50 anos de evento. Nesse mesmo ano, a indústria nacional teve grandes motivos para comemorar, com recordes nas vendas e na fabricação de veículos.

Como apontamos no início, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o segundo maior das Américas e nenhuma montadora quer ficar de fora dessa verdadeira vitrine para o mundo. Nem elas e nem os consumidores e curiosos em geral. Afinal, tudo é desenvolvido tendo em vista atrair a atenção de futuros compradores.

Então, agora que você conheceu um pouco mais sobre a história e a importância do Salão do Automóvel de São Paulo, aproveite e compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais preferidas.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *