O Salão do Automóvel de São Paulo é o maior evento do setor automobilístico da América Latina e o segundo maior dentre as Américas, ficando atrás apenas do Salão de Detroit.
Destaca-se no mercado internacional por ser uma importante concentração de novos lançamentos, apresentação de tecnologias inovadoras e tendências para o segmento.
Em 2018, o Salão do Automóvel de São Paulo ocorreu no Centro de Exposições dos Imigrantes. Mas é importante lembrar que o evento ocorre a cada dois ano e o local pode ser alterado.
Quer saber mais sobre esse importante salão do automóvel em São Paulo? Continue a leitura.
História do Salão do Automóvel de São Paulo
A história do Salão do Automóvel de São Paulo teve início no ano de 1960. Naquela época, por ocasião de sua primeira edição, o Brasil contava com 12 fabricantes de automóveis fixadas no país.
Das 12 marcas que participaram da primeira edição do Salão no país, somente seis ainda existem:
– Volkswagen;
– Toyota;
– Scania;
– General Motors;
– Mercedes-Benz;
– Ford.
As demais foram extintas com o passar dos anos ou apenas viram como saída serem compradas por empresas maiores.
E, nesse sentido, tendo em vista a necessidade de ganhar a confiança e mais consumidores nacionais, o Salão do Automóvel de São Paulo aparece como uma grande oportunidade.
Cronologia
A seguir você confere alguns dos acontecimentos mais importantes de algumas das edições do Salão do Automóvel de São Paulo.
O ano de 1960 foi o início de tudo. O primeiro Salão aconteceu no Pavilhão de Indústria e do Comércio do Parque Ibirapuera. Além das 12 marcas participantes, o evento conseguiu atrair um público em torno de 400 mil pessoas. Entre os visitantes, uma importante personalidade do país e grande entusiasta da indústria automobilística: o então Presidente da República Juscelino Kubitscheck.
Em 1961, como grande destaque do evento, tivemos o lançamento do primeiro modelo esportivo a aparecer no país: o cupê Willys Interlagos.
No ano seguinte (1962), o Salão do Automóvel de São Paulo passou a ser um evento bienal e apresentou alguns modelos que atraíram sua atenção na época, como os utilitários Toyota Bandeirante e Chevrolet Amazonas.
O último Salão do Automóvel de São Paulo a acontecer no Parque do Ibirapuera foi no ano de 1968. No evento, carros que marcaram a história do mercado nacional surgiram:
– Alfa Romeo;
– Chevrolet Opala;
– Ford Corcel;
– VW 1600.
Dois anos depois, o Salão passou a ser oficialmente no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Entre as principais atrações, estavam os modelos:
– Ford Galaxie Landau;
– Ford Corcel GT;
– Alfa Romeo 2150;
– VW Variant e Chevrolet Opala SS.
Na década de 1970, dois aspectos marcantes valem ser destacados. Em 1972, o Salão reuniu mais de 230 expositores e, quatro anos mais tarde, o mundo conheceu a mais grave crise do petróleo já vista. Fator que levou muitas fabricantes a apresentarem modelos cujos motores eram adaptados para usar álcool como combustível.
Em 1980, o mercado nacional passou por uma crise complicada para a indústria automotiva. Ainda assim, o Salão trouxe como lançamentos o Saveiro, o Voyage e o Gol, o carro mais vendido do Brasil até a atualidade. A partir da década de 1980, o que se viu foi um crescimento exponencial gigantesco, em todos os setores.
Ao longo da década de 1990 e por volta de até o final dos anos 2000, o número de mostras, marcas participantes e público cresceu continuamente. Destaque para o ano de 2010, quando o Salão de São Paulo marcou 50 anos de evento. Nesse mesmo ano, a indústria nacional teve grandes motivos para comemorar, com recordes nas vendas e na fabricação de veículos.
Como apontamos no início, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo é o segundo maior das Américas e nenhuma montadora quer ficar de fora dessa verdadeira vitrine para o mundo. Nem elas e nem os consumidores e curiosos em geral. Afinal, tudo é desenvolvido tendo em vista atrair a atenção de futuros compradores.
Então, agora que você conheceu um pouco mais sobre a história e a importância do Salão do Automóvel de São Paulo, aproveite e compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais preferidas.