Alpine irá utilizar lastro no carro para otimizar a distribuição de peso do veículo em 2023, é a única equipe que conseguiu deixar o carro com peso abaixo do regulamento
Alpine lançou essa semana o Alpine A523, carro que será utilizado na temporada de 2023 da F1; e que será pilotado por Pierre Gasly e Esteban Ocon em 2023. O carro vem com mudanças drásticas comparando ao ano passado. No lançamento, Ocon comentou as atualizações “Para ser sincero, o carro de 2022 parecia um brinquedo, em comparação com o que temos agora.” afrmou o piloto.
O carro conseguiu ficar abaixo do peso limite de 798kg e com isso vai poder utilizar da vantagem do lasto para equilibrar e chegar ao peso. As equipes, no ano passado, tiveram dificuldades de deixar o carro dentro do limite e muitas passaram do permitido.
“Tivemos um programa de redução de peso muito agressivo […] Teremos lastro no carro e o moveremos para otimizar a distribuição de peso, que é uma ferramenta de desempenho fantástica para nós e nossas equipes de engenharia na pista” comentou Matt Harman, diretor técnico da Alpine.
A suspensão traseira foi uma virada de chave para a redução de peso do carro, segundo Harman “Mudamos de uma suspensão traseira pullrod para uma pushrod por vários motivos diferentes.”
Quanto a pintura, o carro continua trazendo as cores da equipe no azul e rosa, sem grandes mudanças. A novidade ficou para a mecânica, estrutura e aerodinâmica.
“Significa que a equipe deu um passo à frente novamente. Foi um passo de 2021 para 2022. E agora é um grande passo novamente em 2023. Vamos ver se isso se traduz em desempenho, mas já é um passo.” celebrou Ocon.
Expectativa do pódio na F1
Alpine terminou o campeonato dos construtuores de 2022 em 4° lugar, mas ainda com dificuldade de acompanhar as 3 equipes na frente, mesmo com os problemas de desenvolvimento de carro da Mercedes e de estratégia e confiabilidade da Ferrari. A expectativa do Otmar Szafnauer, chefe de equipe, é que no mínimo a equipe tem que conseguir mais uma vez o 4° lugar no campeonato, mas também olhar para o pódio como uma possibilidadde.