A Mercedes lançou o carro W14 para a temporada de 2023 da F1 resgatando a cor preta para diminuir o peso do veículo
Na manhã de hoje (15), a Mercedes AMG Petronas fez o lançamento do W14, carro que será utilizado na nova temporada da F1. A equipe decidiu abandonar a cor prata e trouxe de volta o preto, que foi utilizado em 2020 e 2021, como símbolo antiracista.
A decisão, segundo o chefe de equipe Toto Wolff, foi também pelo peso que com essa cor, pode ser utilizado o carbono exposto. “Quando olhamos para a história das Flechas de Prata, as Mercedes eram brancas, mas a pintura foi retirada e o carro ficou mais leve em alumínio. E nós realmente tentamos deixar o carro mais leve, deixando-o com mais carbono exposto. Tivemos carros pretos nos últimos dois anos.” relembrou Wolff.
O W14 será pilotado pelo heptacampeão Lewis Hamilton, o vencedor do GP de Interlagos George Russell e o piloto de testes Mick Schumacher.
A equipe afirmou que o W14 foi forjado através das dificuldades e aprendizados que passou em 2022. No ano passado, pela primeira vez em anos da era híbrida, a Mercedes não foi a campeã de construtores — e nem chegou perto disso.
Os desafios ao longo do ano foram grandes, no início da temporada o porpoising era tão grande que comprometia a saúde física dos pilotos.
Mudanças Mercedes W14
Sobre as mudanças, Mike Elliott, diretor-técnico da equipe alemã, afirmou: “Mudamos a suspensão dianteira e traseira e mudamos significativamente o chassi. Trabalhamos significativamente para garantir que não tenhamos os mesmos problemas do ano passado novamente.”
O conceito do zeropod foi mantido, mas levemente alterado. A asa dianteira também teve mudanças. “Nós mudamos o design, otimizamos e inovamos tantas partes do carro, e é impressionante. Eu amei a nova pintura.” afirmou Hamilton.
Ainda hoje o W14 vai ser testado para shakedown em Silverstone. Durante a manhã George Russell ficou responsável pelos teste, e durante a tarde Lewis Hamilton vai dirigir pela primeira vez o W14 na pista.
Equipe permanace
A temporada de 2023 chegou com muitas mudanças nas equipes, mas a Mercedes recebeu apenas a troca de piloto reserva. Esse ano Mick Schumacher inicia como piloto de testes da equipe alemã, depois de não ter o contrato renovado com a Haas. A relação de Mick com a equipe alemã já é antiga, desde quando o pai, Michael Schmacher, era piloto da Mercedes.
“Eu sempre me senti próximo a Mercedes. Estou muito feliz de fazer parte do time e eu sei como meu papel vai ser importante em ajudar o desenvolvimento do W14.” Mick afirmou.
Esse vai ser o segundo ano que Lewis Hamilton terá como companheiro de equipe George Russell. E o chefe de equipe, Toto Wolff, permance na função.