Os golpes na compra e venda de carros no Brasil ainda estão em alta, confira os modelos mais visados pelos criminosos
O sonho de ter um carro novo ou usado pode se transformar em um pesadelo se você não tomar cuidado. Golpistas estão cada vez mais ativos no mercado online de compra e venda de veículos, e os números comprovam a gravidade da situação: em 2023, mais de 91 mil pessoas foram vítimas de fraudes nesse tipo de transação, causando um prejuízo total de R$ 2,7 bilhões, segundo levantamento da OLX.
Os perigos da venda online
A facilidade e a variedade de opções que a internet oferece podem ser um prato cheio para os criminosos. Anúncios falsos, falsos compradores, promessas enganosas e clonagem de documentos são apenas alguns dos métodos utilizados para ludibriar os vendedores de veículos.
Os carros mais visados
Os modelos mais populares do mercado também são os mais visados pelos golpistas. Chevrolet (26%), Volkswagen (19%) e Fiat (17%) lideram o ranking, com destaque para Celta, Gol e Palio, figurinhas carimbadas nas ruas brasileiras.
São Paulo no topo do pódio
Se você mora em São Paulo, redobre o cuidado! O estado é o campeão de golpes na compra e venda de carros online, com 28% dos casos registrados. Minas Gerais (8%), Rio de Janeiro (7%) e Bahia (6%) também figuram entre os estados mais afetados.
Como se proteger
Na hora de comprar um carro tenha preferência por lojas autorizadas e de confiança para comprar seu veículo. Além disso, leve o carro em um mecânico, ou adquira o Laudo Cautelar da InstaCarro, que faz a avaliação completa do carro para você ter certeza que é um bom negócio. Para vender, você pode contar com a InstaCarro. Nós fazemos a negociação do carro por você, garantindo a segurança pois negociamos direto com lojistas. Além disso, você vende com agilidade e sem burocracia.
Evitando cair em golpes
Apesar de serem comuns, é possível tomar medidas para evitar e até mesmo diminuir todas as chances de ser enganado por algum criminoso se passando por comprador ou vendedor de veículos.
1. Nada de dinheiro!
Evite ao máximo pagar adiantado ou entregar qualquer porcentagem do valor total sem ver e vistoriar o veículo que pretende comprar.
Além disso, faça um contrato e peça todos os dados do vendedor, como CPF e endereço (e os verifique).
Assim, caso seja vítima de um golpe, você não perderá todo o dinheiro e ainda terá informações que podem ser úteis para a polícia prender o infrator.
2. Compre ou venda apenas em sites de confiança
Para compras de automóveis inicialmente feitas online, verifique com o site oficial da empresa se aquele anúncio é verdadeiro e certifique-se de que todos os dados conferem e se existe um endereço fixo.
Utilizar plataformas confiáveis para pesquisar e comprar carros pela internet é uma ótima forma de garantir segurança e conforto para ambos os lados, pois terão a garantia de outra empresa já consolidada que ambas as partes receberão o que esperam.
3. De olho no Detran
Outra dica é conferir se aquela pessoa tem algum tipo de pendência com o SPC ou com outros vendedores da região.
Pesquise nas redes sociais e descubra se falam algo da pessoa em questão antes de fechar negócio.
Também verifique como está a situação do veículo junto ao Detran, evitando o risco de adquirir carros roubados ou ilegais.
4. O carro ainda é seu, não saia de perto
Nunca deixe o suposto cliente sozinho com o veículo, em hipótese alguma, e evite sair para lugares muito vazios.
De preferência, realize o teste apenas dentro do condomínio ou próximo à sua casa, evitando, assim, o risco de ser sequestrado.
Com as dicas e informações apresentadas, você reduzirá consideravelmente o risco de sofrer algum calote ou golpes de revenda de carros.
Tomar esses cuidados fará com que todo o processo seja mais seguro para você e para o próprio cliente/vendedor.
Além de tomar cuidado com os golpes de revenda de carros apresentados, é preciso confirmar todos os documentos necessários para a transferência de um venda.