História da Ferrari: como uma marca se consolidou no topo dos esportivos?
ferrari f50 - historia da Ferrari

História da Ferrari: como uma marca se consolidou no topo dos esportivos?

Nascida em 1929, a Ferrari se consagrou nas pistas e no mundo dos esportivos. Conheça a sua história aqui.

A história de uma das principais marcas do mercado automotivo e automobilístico começou na cidade de Maranello, na Itália, por Enzo Ferrari, há mais de 90 anos, quando a empresa foi fundada. 

cta blog venda seu carro

No começo, ficou conhecida como Scuderia Ferrari, pois a marca patrocinava pilotos e carros de corrida já fabricados. Demorou 17 anos para enfim a Ferrari lançar seu pioneiro 125S, com motor V12, em 1946.

Nascida para competir, a Ferrari conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1 já em 1951. E não demorou muito para que a Ferrari enfim se tornasse uma das maiores competidoras de todos os tempos. Em 1956, o lendário piloto argentino Juan Manuel Fangio ganhou o campeonato mundial a bordo de uma Ferrari.

História da Ferrari: a crise

Apesar do êxito nos anos 50, a marca italiana viveu na década de 60 um dos momentos mais difíceis da sua história. A fabricante americana Ford chegou a tentar comprar a Ferrari, de olho no potencial da fabricante em competições automotivas, mas as negociações não foram adiante.

Porém, Enzo Ferrari resolveu, enfim, vender 50% de sua empresa para outra italiana, a marca Fiat, que atualmente possui 90% das ações da fabricante de luxo.

Durante sua existência, seu principal destaque fica por conta da sua permanência na Fórmula 1, onde é a equipe de corrida mais antiga e mais bem sucedida, detendo o maior número de vitórias, mais de 240 ao todo.

História da Ferrari: o Cavalo Rampante

historia da Ferrari - cavalo rampante

O “cavalinho” da Ferrari, inicialmente, não era utilizado em carros, mas sim em um avião da  Força Aérea italiana pilotado por Francesco Barraca. Seu piloto usava o cavalo rampante de forma decorativa na lateral de seu avião, durante a I Guerra Mundial.

Segundo conta a história, Barraca pertencia a uma família rica que possuía um elevado número de cavalos. Em 1923, Enzo Ferrari se encontrou com a mãe do piloto, onde pediu que o símbolo fosse passado para sua marca, com o argumento que o cavalo rampante traria sorte. O logotipo foi mais tarde apresentado ao público italiano, em 1932.

História da Ferrari: a cor vermelha

Inicialmente, Enzo Ferrari não tinha o propósito de transformar o vermelho como a cor associada a sua marca, mas a história mudou por uma ordem da Federação Internacional de Automobilismo. 

Nos primeiros Grand Prix, foi determinado que todos os carros de corrida italianos teriam que ter a cor vermelha. Hoje em dia essa regra não existe mais, porém o vermelho acabou se tornando a cor favorita dos clientes da Ferrari, fazendo o cavalo da Ferrari e o vermelho serem sinônimo de status.

Principais modelos da Ferrari

Os modelos da Ferrari já nascem como ídolos de todo um segmento. Não há um lançamento que não seja dito como o nascimento de uma lenda. E entre seus principais modelos temos o Ferrari 250. 

ferrari 250 gt - história da Ferrari

O 250, que estreou em 1963, é um dos modelos mais valiosos da fabricante de Maranello. Ele é uma derivação do Ferrari 250 GT Boano-Ellena, que apareceu pela primeira vez em 1956, durante o Salão de Genebra, na Suíça. 

O Boano-Ellena possuía motor V12 2.9 litros de 240 cv de potência e se chamava  “Boano” por causa do fabricante de sua carroceria, dirigida por Felice Mario Boano, ex-colaborador da marca Ghia. O “Ellena” veio de Ezio Ellena, genro de Boano.

ferrari 250 gt ellena coupe - historia da ferrari

Outro modelo memorável é o Ferrari Testarossa de 1984. O esportivo carregava nada menos que um motor 4.9 de 12 cilindros opostos capaz de gerar 390 cv. 

Ferrari Testarossa - história da Ferrari

Já o Ferrari F40 foi produzido em comemoração aos 40 anos de existência da Ferrari, em 1987. O F40 era equipado com motor V8 de 2,9 litros de 478 cv de potência. O desenho veio do estúdio Pininfarina e a construção usava materiais como kevlar e fibra de carbono, para garantir o pouco peso.

ferrari f40 - história da Ferrari

Em 2002 nasceu o Ferrari Enzo, como uma homenagem ao criador da empresa e marca italiana. O modelo teve somente 400 unidades produzidas, cada uma carregando sob o capô o motor  6.0 V12 de 660 cv.

ferrari enzo - história da Ferrari

Já em 2013 a Ferrari lançava seu primeiro supercarro híbrido, o LaFerrari 6.3 V12 com motor a combustão de 800 cv de potência, trabalhando junto de um motor elétrico que rendia mais 163 cv.

FerrariLaFerrari

Por último, temos o Ferrari Sergio. Limitado a apenas seis unidades, o modelo celebra a parceria da Ferrari com o estúdio de design Pininfarina. Sergio leva consigo o motor 4.5 V8 de 605 cv e, segundo a Ferrari, faz a marca de zero a 100 km/h em apenas três segundos.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *