História do Golf GTI
Volkswagen Golf GTI Cabriolet 1987

História do Golf GTI

Conheça a história do Golf GTI, um dos hot hatches mais famosos de todos os tempos e que chegou ao mercado bem antes do modelo que conhecemos aqui nos anos 90.

Aclamado, o Volkswagen Golf GTI se tornou um dos principais modelos da história do mercado automotivo mundial. Além de ser uma derivação de um dos carros mais vendidos de todos os tempos, a sigla GTI marcou o início da era dos “hot hatches” .

cta blog venda seu carro

Com centenas de fãs atualmente, o VW Golf GTI tem uma história bem inusitada, já que nasceu de uma rebeldia de funcionários da marca Volkswagen

O projeto secreto do Golf GTI

Tudo começou em 1974, quando um pequeno grupo de funcionários da Volkswagen, na Alemanha, comandado pelo então chefe de imprensa da Volkswagen, Anton Konrad, contrariam uma decisão da direção da empresa. Os chefões da Volkswagen, na época, não queriam de jeito nenhum associar seus modelos à rebeldia dos esportivos. 

Porém, esse grupo amante do automobilismo começou a desenvolver por conta própria às escondidas uma versão esportiva do Golf dentro da empresa. A vontade de ter um esportivo com o logo da empresa alemã era tão grande que todos colocaram seus empregos em risco para desenvolver o projeto. 

Para a felicidade do grupo, graças a um projeto bem estruturado, conseguiram um aliado de peso dentro do Conselho de Tecnologia da empresa, o engenheiro Hermann Hablitzel, que se uniu ao grupo clandestino e garantiu cobertura para que o desenvolvimento continuasse, ainda que extraoficialmente. 

No início de março de 1975, Hablitzel apresentou oficialmente o Sport Golf, assim chamado naquela época por seus criadores, ao presidente do Conselho de Administração, Toni Schmücker, que deu sinal verde para o desenvolvimento. Com as bênçãos do todo poderoso da VW, o clandestino Sport Golf finalmente virou um projeto oficial.

História do Golf GTI: as gerações

Um ano depois do projeto vir à tona, em 1976, enfim o rebelde passou a se chamar Golf GTI e foi lançado comercialmente. A princípio, a ideia era ser uma versão especial limitada a 5.000 unidades, mas o sucesso foi tanto que a produção continuou. 

Volkswagen Golf GTI 1974 a 1988

Essa primeira versão carregava um motor 1.6 com 112 cv de potência e tinha como charme bancos exclusivos com design quadriculado e volante esportivo. Ele atingia uma velocidade máxima de 185 km/h e acelerava de 0 a 100 em 9,2 segundos.

Em 1984, a Volkswagen atualizou o Golf GTI, porém ainda seguindo o conceito da geração anterior. O design da grade e dos bancos tornaram-se as marcas do GTI. Com a introdução do catalisador, a potência caiu um pouco, para 107 cv, mas dois anos depois a VW compensou a perda com um novo motor de 16 válvulas de 129 cv.

Volkswagen Golf GTI 1983 a 1992

A terceira geração chegou no começo dos anos 90 e trazia o motor 2.0 com 8 válvulas e 115 cv. Um ano depois, o motor de 16 válvulas apareceu e a potência subiu para 150 cv. A versão de 8 válvulas chegou ao nosso país em 1994 importada do México. 

Volkswagen Golf GTI - 1993 a 1998

A quarta geração, lançada em 1998, teve como principal mudança seu design, dessa vez mais sutil. A grade com filetes vermelhos desapareceu e poucos foram os elementos que o diferenciavam dos Golfs “comuns”. Porém, o segredo dessa versão do GTI estava sob o capô, com o clássico 1.8 turbo com 150 cv. Em 2001, foi lançada uma edição especial “25º aniversário do GTI” com uma potência de 180 CV.

Volkswagen Golf GTI 1997 a 2013

Em 2004, a alemã apresentou no Salão Automóvel de Paris a quinta geração da versão esportiva. Sua aparência mudou, com uma grade preta em forma de V e um motor turbo de 200 cv de potência. Chegou também a famosa transmissão automática de dupla embreagem DSG. 

Volkswagen Golf GTI 2003 a 2008

Já a sexta geração desembarcou em 2009 mais leve. O Volkswagen Golf GTI foi caracterizado por uma relação peso-potência inferior de 6 kg/cv. O motor 2.0 turbo ganhou 10 cv e chegou a 210 cv, e a máxima chegava a 240 km/h. Em 2011, a edição especial do 35º aniversário foi apresentada com 235 cv e atingiu, pela primeira vez, a máxima de 247 km/h.

Volkswagen Golf GTI - 2008 a 2016

Em 2013 o Golf GTI passou a ser produzido na plataforma modular MQB. Isso permitiu que fosse 45 kg mais leve do que seus antecessores e melhorasse o comportamento dinâmico. A potência subiu para 220 cv. Em 2016 foi apresentada a versão GTI Clubsport com 290 cv de potência, que acelerava de 0 a 100 em apenas 5,6 segundos.

Volkswagen Golf GTI 2013

Por fim, em 2020 o mundo conheceu a oitava geração do esportivo da Volkswagen. O motor 2.0 turbo chegou ao pico de 245 cv de potência, permitindo-lhe superar seu antecessor em todos os aspectos. A versão Clubsport com 300 cv foi comercializada para comemorar os 45 anos do modelo espetacular.

Volkswagen Golf GTI Clubsport

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *