O futuro dos carros Jaguar e a história de uma lenda que faz modelos que sempre estarão na história.
Um sonho para poucos, os carros Jaguar são conservadores, por isso, qualquer alteração no design leva pelo menos 3 anos para ser aprovada. O acabamento dos modelos é requintado: bancos de couro amaciado, tapetes de lã de carneiro e detalhes de raiz de nogueira fazem parte do interior de alguns exemplares.
A montadora começou oficialmente em 1945, quando a SS Cars resolveu mudar de nome logo após a Segunda Guerra Mundial, devido a sigla ficar ligada a um braço militar da Alemanha Nazista. O nome Jaguar surgiu com a ideia de representar o conceito de graça, elegância, força, agilidade e velocidade – aproveitando características do animal. Foi com ele que a marca conseguiu os grandes marcos de sua história, a começar pelos luxuosos sedãs Mark V.
Com um logo emblemático, a marca britânica sempre se dedicou à produção de automóveis de topo. Confira os mais famosos:
JAGUAR XK 120 (1948)
O primeiro carro Jaguar fabricado e vendido depois da Segunda Guerra Mundial. O XK 120 era esportivo – como já era costume de muitas marcas de topo de linha inglesas.
O modelo foi lançado com um novo motor XK, de 3,4 litros e 160 cv, que permitia que o carro ultrapassasse os 190 km/h. A primeira linha do modelo XK 120 tinham carroceria feita em alumínio, mas em 1951 foi necessário mudar para uma estrutura de aço.
JAGUAR C-TYPE (1951)
Esse modelo nasceu como uma modificação do XK 120, e foi lançado como uma versão para competição.
A potência do veículo foi aumentada para mais de 200 cv, e seu peso foi reduzido. Foi esse modelo que fez a Jaguar adquirir suas primeiras grandes vitórias internacionais nas 24 Horas de Le Mans – uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo, apontada como a maior do planeta – de 1951 e 1953.
JAGUAR D-TYPE (1954)
Assim como aconteceu com o XK 120, o design do C-Type também foi evoluindo ao longo dos anos e, em 1954, chegou o D-Type.
O novo modelo tinha uma plataforma monocoque, que ganhou mais eficácia aerodinâmica, permitindo que o carro atingisse 278 km/h. O modelo esportivo venceu a Le Mans 3 anos consecutivos – 1955, 1956 e 1957.
Em 2018, a divisão de carros clássicos da Jaguar ressuscitou o clássico em uma aparição relâmpago. Foram fabricados, em um processo artesanal, 25 unidades do D-Type, mantendo as mesmas especificações mecânicas da época em que foi lançado oficialmente.
Jaguar Mark II (1959)
Os carros esportivos de 2 lugares estavam em alta na década de 50 e a Jaguar não podia ficar de fora dessa. A montadora lançou o Mark II, mais confortável que o modelo I, com janelas e vidros mais amplos e dinâmica mais estável, com nova suspensão traseira, e motores mais potentes.
O modelo antecessor da Jaguar, fabricado a partir de 1955, tinha apenas velhos motores de 2.4 e 3.4 litros. O recém-chegado à época, Mark II, ganhou 3 versões do avançado motor Jaguar XK6 I6, de 2.4, 3.4 e 3.8 litros.
JAGUAR E-TYPE (1961)
Apesar do foco da Jaguar ter se direcionado para modelos mais sofisticados e menos esportivos, a marca deixou sua origem de lado e lançou o E-Type. O esportivo podia atingir 240 km/h, ultrapassava os 100 km/h em 7 segundos e tinha um design diferente de tudo que já existia no mercado. O motorista tinha a opção de comprar o modelo com carroceria aberta ou fechada, e o carro também tinha suspensão independente nas 4 rodas.
O Jaguar E-Type também ficou famoso no filme “Um Golpe à Italiana”, que reúne dezenas de carros clássicos. O sucesso foi tanto, que para a comemoração de 60 anos da montadora, a Jaguar Classics, divisão de carros clássicos da marca, lançará a E-Type 60 Collection. Ainda em março deste ano, estarão disponíveis para compra 6 conjuntos com 2 modelos cada (coupé e roadster), equipados com motor de 6 cilindros em linha e 3,8 litros, que geram 265 cv de potência.
JAGUAR XJ220 (1992)
O Jaguar XJ220 foi considerado o primeiro supercarro urbano da montadora. Com um design moderno para a época, o seu motor 3.5 V6 biturbo proporcionava 549 cv e permitia que o veículo atingisse os 342 km/h. Foi considerado o mais rápido do mundo, até ser superado pelo McLaren F1, em 1994.
O futuro dos carros Jaguar
De acordo com comunicado feito pelo CEO da Jaguar, Thierry Bolloré, no dia 15 de fevereiro, a Jaguar Land Rover vai fabricar apenas carros elétricos a partir de 2025. Segundo o executivo, com a estratégia “Reimaginar” a montadora vai abandonar o uso de motores a combustão e zerar suas emissões de carbono até 2039.
A montadora de luxo trabalha com o segmento elétrico desde 2018, quando começou a produzir o SUV I-Pace – que é o único modelo atual dentro da nova estratégia. Os sedãs elétricos XE e XF e os SUVs elétricos E-Pace e F-Pace serão substituídos ou terão grandes modificações nos próximos anos.
Caminhando no mesmo sentido, assim como a Jaguar, em breve a Land Rover também será eletrificada. O primeiro SUV elétrico da Land Rover será apresentado em 2024, segundo o CEO. A partir disso, a marca vai lançar outros 5 elétricos, e deve abandonar gradualmente a oferta de motores a diesel, que ainda são sinônimo de robustez nos modelos 4×4.
O projeto, que promete revolucionar toda a gama de veículos das marcas, terá investimento de £ 2,5 bilhões, equivalentes a cerca de R$ 18,6 bilhões. O grupo JLR não revelou se essa reestruturação vai afetar os empregados.
2 Comments
Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!
Show esses carros da jaguar