Carros Jaguar: a sofisticação de um clássico moderno
detalhe do capô do Jaguar MK II - carros jaguar

Carros Jaguar: a sofisticação de um clássico moderno

O futuro dos carros Jaguar e a história de uma lenda que faz modelos que sempre estarão na história.

Um sonho para poucos, os carros Jaguar são conservadores, por isso, qualquer alteração no design leva pelo menos 3 anos para ser aprovada. O acabamento dos modelos é requintado: bancos de couro amaciado, tapetes de lã de carneiro e detalhes de raiz de nogueira fazem parte do interior de alguns exemplares.

Detalhe do capô do Jaguar Mark II 1959 - carros Jaguar

A montadora começou oficialmente em 1945, quando a SS Cars resolveu mudar de nome logo após a Segunda Guerra Mundial, devido a sigla ficar ligada a um braço militar da Alemanha Nazista. O nome Jaguar surgiu com a ideia de representar o conceito de graça, elegância, força, agilidade e velocidade – aproveitando características do animal. Foi com ele que a marca conseguiu os grandes marcos de sua história, a começar pelos luxuosos sedãs Mark V.

Com um logo emblemático, a marca britânica sempre se dedicou à produção de automóveis de topo. Confira os mais famosos:

JAGUAR XK 120 (1948)

O primeiro carro Jaguar fabricado e vendido depois da Segunda Guerra Mundial. O XK 120 era esportivo – como já era costume de muitas marcas de topo de linha inglesas.

Jaguar XK 120 1948 preto - carros Jaguar

O modelo foi lançado com um novo motor XK, de 3,4 litros e 160 cv, que permitia que o carro ultrapassasse os 190 km/h. A primeira linha do modelo XK 120 tinham carroceria feita em alumínio, mas em 1951 foi necessário mudar para uma estrutura de aço.

JAGUAR C-TYPE (1951)

Esse modelo nasceu como uma modificação do XK 120, e foi lançado como uma versão para competição.

Jaguar C Type 1951 verde - carros Jaguar

A potência do veículo foi aumentada para mais de 200 cv, e seu peso foi reduzido. Foi esse modelo que fez a Jaguar adquirir suas primeiras grandes vitórias internacionais nas 24 Horas de Le Mans – uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo, apontada como a maior do planeta – de 1951 e 1953.

JAGUAR D-TYPE (1954)

Assim como aconteceu com o XK 120, o design do C-Type também foi evoluindo ao longo dos anos e, em 1954, chegou o D-Type.

Jaguar D-Type 1954 prata - carros jaguar

O novo modelo tinha uma plataforma monocoque, que ganhou mais eficácia aerodinâmica, permitindo que o carro atingisse 278 km/h. O modelo esportivo venceu a Le Mans 3 anos consecutivos – 1955, 1956 e 1957.

Em 2018, a divisão de carros clássicos da Jaguar ressuscitou o clássico em uma aparição relâmpago. Foram fabricados, em um processo artesanal, 25 unidades do D-Type, mantendo as mesmas especificações mecânicas da época em que foi lançado oficialmente.

Jaguar Mark II (1959)

Os carros esportivos de 2 lugares estavam em alta na década de 50 e a Jaguar não podia ficar de fora dessa. A montadora lançou o Mark II, mais confortável que o modelo I, com janelas e vidros mais amplos e dinâmica mais estável, com nova suspensão traseira, e motores mais potentes.

Jaguar Mark II 1959 - carros Jaguar

O modelo antecessor da Jaguar, fabricado a partir de 1955, tinha apenas velhos motores de 2.4 e 3.4 litros. O recém-chegado à época, Mark II, ganhou 3 versões do avançado motor Jaguar XK6 I6, de 2.4, 3.4 e 3.8 litros.

JAGUAR E-TYPE (1961)

Apesar do foco da Jaguar ter se direcionado para modelos mais sofisticados e menos esportivos, a marca deixou sua origem de lado e lançou o E-Type. O esportivo podia atingir 240 km/h, ultrapassava os 100 km/h em 7 segundos e tinha um design diferente de tudo que já existia no mercado. O motorista tinha a opção de comprar o modelo com carroceria aberta ou fechada, e o carro também tinha suspensão independente nas 4 rodas.

Jaguar E-Type 1961 - carros Jaguar

O Jaguar E-Type também ficou famoso no filme “Um Golpe à Italiana”, que reúne dezenas de carros clássicos. O sucesso foi tanto, que para a comemoração de 60 anos da montadora, a Jaguar Classics, divisão de carros clássicos da marca, lançará a E-Type 60 Collection. Ainda em março deste ano, estarão disponíveis para compra 6 conjuntos com 2 modelos cada (coupé e roadster), equipados com motor de 6 cilindros em linha e 3,8 litros, que geram 265 cv de potência.

JAGUAR XJ220 (1992)

O Jaguar XJ220 foi considerado o primeiro supercarro urbano da montadora. Com um design moderno para a época, o seu motor 3.5 V6 biturbo proporcionava 549 cv e permitia que o veículo atingisse os 342 km/h. Foi considerado o mais rápido do mundo, até ser superado pelo McLaren F1, em 1994.

Jaguar XJ220 - carros Jaguar

O futuro dos carros Jaguar

De acordo com comunicado feito pelo CEO da Jaguar, Thierry Bolloré, no dia 15 de fevereiro, a Jaguar Land Rover vai fabricar apenas carros elétricos a partir de 2025. Segundo o executivo, com a estratégia “Reimaginar” a montadora vai abandonar o uso de motores a combustão e zerar suas emissões de carbono até 2039.

A montadora de luxo trabalha com o segmento elétrico desde 2018, quando começou a produzir o SUV I-Pace – que é o único modelo atual dentro da nova estratégia. Os sedãs elétricos XE e XF e os SUVs elétricos E-Pace e F-Pace serão substituídos ou terão grandes modificações nos próximos anos.

Jaguar I-Pace 2020 - carros Jaguar

Caminhando no mesmo sentido, assim como a Jaguar, em breve a Land Rover também será eletrificada. O primeiro SUV elétrico da Land Rover será apresentado em 2024, segundo o CEO. A partir disso, a marca vai lançar outros 5 elétricos, e deve abandonar gradualmente a oferta de motores a diesel, que ainda são sinônimo de robustez nos modelos 4×4.

O projeto, que promete revolucionar toda a gama de veículos das marcas, terá investimento de £ 2,5 bilhões, equivalentes a cerca de R$ 18,6 bilhões. O grupo JLR não revelou se essa reestruturação vai afetar os empregados.

Posts relacionados

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com 433 km de autonomia

O novo Chevrolet Equinox EV chega ao Brasil com tração integral, motor elétrico de 292 cv e autonomia de até…
Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Carros batidos: vale a pena recuperar para vendê-los?

Recuperar carros batidos para venda envolve analisar o custo-benefício da reparação. Para isso, é preciso avaliar danos, valores de mercado…
Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Salão do Automóvel de São Paulo volta em 2025

Após sete anos de hiato, o retorno do icônico evento automotivo será entre 22 de novembro e 1° de dezembro…

2 Comments

  1. Souza

    Achei muito bom este site! Fizeram um ótimo trabalho.
    Parabéns!!!

  2. Ramlig

    Show esses carros da jaguar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *