Saiba tudo o que já sabemos sobre o SUV Honda ZR-V, modelo fabricado sob a base do Novo Civic e que deve chegar ao Brasil em breve
Em 2023, a Honda promete lançar o novo SUV médio ZR-V, derivado do sedã Civic. O modelo competirá no mercado automotivo brasileiro com grandes nomes, como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos. Produzido no México, o ZR-V já está sendo comercializado nos Estados Unidos sob o nome HR-V e, por fatores locais, será o menor SUV da Honda por lá.
Por aqui, já temos o novo HR-V, que chega em nova geração e ocupará um lugar na tabela de carros da marca japonesa acima do ZR-V.
SUV do Civic feito para viajar
O modelo foi desenvolvido na mesma plataforma da 11ª geração do Novo Honda Civic. O SUV foi pensado para ser um carro confortável para famílias pequenas e viagens longas, já que suas medidas são: 4.560 mm de comprimento, 1.840 m de largura, 1.620 mm de altura e 2.650 mm de entre-eixos.
Quando comparamos com seus futuros concorrentes, o ZR-V leva uma boa vantagem sobre Jeep Compass, que registra 4.400 mm de comprimento, 1.810 mm de largura e 2.630 mm de entre-eixos. Em termos de tamanho, o SUV da Honda também se sai bem contra o Toyota Corolla Cross (4.460 mm de comprimento, 1.820 mm de largura e 2.640 mm de entre-eixos).
Design externo e interno
O SUV possui uma grade frontal reduzida com desenhos na vertical, além de ter os faróis mais justificados na lateral. Na traseira, as lanternas estão na horizontal e pegam o porta-malas. Basicamente, seu desenho exterior é uma mistura de elementos já conhecidos do público.
Internamente, a marca nipônica fez questão de caprichar, já que o SUV traz um ambiente limpo, refinado e de qualidade superior a outros modelos dessa categoria. No painel e console central há plástico macio texturizado, enquanto os bancos e painéis de portas são cobertos por couro de alta qualidade.
Motor
O ZR-V, nos Estados Unidos, possui sob o capô o motor 2.0 aspirado com 160 cv de potência e 19,1 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático CVT com tração dianteira e, ainda por lá, há tração integral como opcional.
Já no Japão, o ZR-V conta, além da configuração 2.0 híbrida com sistema e:HEV, com a opção 1.5 turbo. A tecnologia híbrida chegará ao novo Civic no Brasil no último trimestre deste ano e é uma expectativa para o SUV também.
Espaço e mais espaço
Uma notícia ruim para os fãs da Honda, é que, no ZR-V dos Estados Unidos, o SUV perdeu a função “Magic Seat”, com o banco traseiro configurável – presente no nosso HR-V atualmente.
Apesar disso, a marca deixou um espaço proposital sob o banco traseiro, onde os assentos se dobram quase em posição plana. Graças a maior abertura do porta-malas, carregar e descarregar até mesmo objetos maiores, deve ser tarefa mais fácil.
Tecnologias
O sistema Honda Sensing vem de série em todas as versões do ZR-V americano e japonês, adicionando a assistência de tráfego e o reconhecimento de placas de trânsito. Além dessas novidades, o modelo ainda conta com frenagem automática de emergência, centralização de faixa e piloto automático adaptativo.
Em testes realizados no SUV, é possível garantir que, mesmo em curvas, o ACC permite que o carro se movimente com conforto. A tecnologia de centralização mantém o ZR-V na pista enquanto o controle de distância mantém o mesmo ritmo dos carros da frente, fornecendo aceleração ou frenagem conforme necessário.
Preço
Embora o ZR-V americano, chamado de HR-V, seja um carro novo, com novas tecnologias e tamanho, o preço, por lá, não subiu tanto assim. A versão de entrada com tração dianteira parte de US$26.150. A versão topo de linha sai por US$30.195, antes de se adicionar alguns opcionais. Veremos se os preços praticados aqui no Brasil seguirão a mesma linha ou não.
O que se sabe, de fato, é que o ZR-V oferece uma experiência de condução de primeira linha, com uma cabine de alta qualidade e bastante espaço. Considerando que o Civic já era um destaque, o ZR-V deve continuar a linhagem de sucesso da família Honda.