Hyundai Ioniq 5: conheça tudo sobre o elétrico retrô
Hyundai Ioniq 5

Hyundai Ioniq 5: conheça tudo sobre o elétrico retrô

Novo Hyundai Ioniq 5 chega ao mercado com visual retrô é a aposta da marca coreana para crescer no mundo dos elétricos.

SUVs e mais SUVs, parece que é assim o dia a dia de noticiar novidades no mercado automotivo. Agora, temos o acréscimo da palavra “elétrico” a esses lançamentos. A Hyundai não ficaria de fora dessa e, fugindo um pouco da regra, colocou para pré-venda seu CUV elétrico (Crossover Utility Vehicle), o Ioniq 5. 

cta blog venda seu carro
Hyundai Ioniq 5

O Ioniq 5 é o primeiro modelo da série baseado na plataforma E-GMP e está disponível com dois tamanhos de baterias, cada um com opções de tração traseira e tração nas quatro rodas.

A bateria do carro elétrico com maior potência, de 72,6 kWh, na versão de tração traseira e com apenas um motor elétrico, pode alcançar até 500 quilômetros de autonomia elétrica.  A empresa diz que na cidade, a autonomia sobe para 686 quilômetros. 

Já a bateria mais pequena, com 58 kWh, irá fornecer eletricidade para cerca de 400 quilômetros.Os valores oficiais WLTP ainda não estão disponíveis, pois o veículo ainda não foi homologado.

A bateria do Ioniq 5 é só por si a parte mais interessante, já que a Hyundai não depende de células “clássicas” de ions de lítio com eletrólito líquido e usa baterias de polímero de lítio. Esse tipo de bateria é o mais próximo das futuristas baterias sólidas. No caso do modelo da Hyundai, um eletrólito seria mais parecido com um gel.

Além da bateria, outro fato curioso do modelo são os painéis solares no teto. Segundo a empresa, em condições ideais (como no Brasil), são capazes de adicionar 2.000 km de viagens gratuitas por ano. 

Hyundai Ioniq 5

Com o carro, é possível usar a porta de recarga para reabastecer bicicletas e scooters elétricas, ou usar aparelhos de até 3,5 kW – como churrasqueiras elétricas e cortadores de grama. Por dentro, há uma tomada de 220/230V para o computador.

Falando de motorização, em sua versão de topo, o Ioniq 5 tem 304 cv de potência e 61,7 kgfm de torque máximo. 

Com essa cavalaria, o modelo tem capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos, com numa velocidade máxima de 185 km/h. 

Exterior do Hyundai Ioniq 5

Por fora, o Ionic 5 é clássico e minimalista, como a maioria dos modelos elétricos. Sua vantagem principal é seu tamanho generoso, que acentua suas linhas retilíneas, pontuadas, tanto à frente como atrás. Ainda sobre seu tamanho, ele possui largura de 1.890 mm; altura de 1.605 mm; e entre-eixos de 4.635 mm. 

O modelo ostenta faróis LED com 256 pixels cúbicos, dando a impressão de “quadradinhos” em suas luzes.

Interior

Hyundai Ioniq 5 interiror

Por dentro, o destaque ainda é seu espaço, por conta de sua plataforma, porém, alguns itens chamam atenção por conta do seu toque retrô. Internamente, os passageiros tem boa ergonomia e facilidade de acesso aos comandos, além de algumas opções inesperadas e, em alguns casos, até discutíveis. Como é o caso, por exemplo, da maçaneta interior das portas ou, ainda, com a manete de acionamento do câmbio, que parece a de um modelo do século passado.

No painel, o console central é integrado com uma tela de instrumentos 100% digital, legível e completa na informação. Seu único defeito é o head-up display, com tecnologia de Realidade Aumentada, apresentar uma imagem tão pequena. 

Tecnologia e segurança

Hyundai Ioniq 5

Quando o assunto é ajuda à condução, o pacote de tecnologias Hyundai Smart Sense atende bem ao motorista. 

Seus principais atributos são o Assistente de Condução em Auto Estrada (HDA 2), que ajuda a manter uma determinada distância e velocidade, durante a condução em autoestrada, mas também a centrar o veículo na faixa. 

Por fim, a respeito de seus carregamentos, a vantagem do modelo da Hyundai é seu sistema que suporta cargas rápidas e ultra-rápidas, por exemplo, de 350 kW, permitindo, dessa forma, repor a totalidade da autonomia, em apenas 18 minutos. 

Posts relacionados

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

O Novo Superesportivo Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega ao mercado com mais de 100 kgfm e preços a…
Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Presidente da Abeifa classifica a inclusão de carro elétrico no Imposto Seletivo como “anomalia do sistema” e pede debate aberto…
Como consultar multas pela placa do carro?

Como consultar multas pela placa do carro?

Saiba como funciona o sistema de consulta de multas pela placa do carro e como é feita em cada estado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *