SUV médio Jeep Compass fabricado em Goiana (PE) está à venda no mercado brasileiro e em mais 16 países da América Latina.
O Jeep Compass produzido em Goiana (PE) completou recentemente cinco anos no mercado automotivo brasileiro. No período, cerca de 315 mil unidades do SUV foram produzidas na unidade industrial pernambucana.
No acumulado do ano até setembro, dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) apontam que o Compass foi o 2º SUV mais vendido do mercado brasileiro, com 52.860 unidades. Número que coloca o modelo médio atrás apenas do irmão menor Renegade.
São Paulo (SP) é a cidade que mais compra Compass no Brasil. Depois dela, seguem no ranking Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). Branco é a cor mais vendida e a versão Longitude Flex é a preferida do mercado.
A fábrica brasileira da marca de utilitários da Stellantis exportou 35 mil unidades do Jeep Compass para 16 países da América Latina. Além da Argentina, o SUV brasileiro chegou na Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Versões
Lançada no mercado internacional em 2006, o Jeep Compass de 1ª geração estreou por aqui em 2012, importado dos Estados Unidos. Em 2016, o Brasil foi o primeiro país do mundo a produzir a 2ª geração do Jeep Compass, que hoje é feita também no México, China, Índia e Itália.
O Jeep Compass está disponível em sete versões, com preços entre R$ 151.990 e R$ 232.990. A configuração de entrada é a Sport T270, enquanto as configurações Limited TD350 e Trailhawk TD350 são as topo de linha.
Revelado em abril, o SUV reestilizado trouxe como novidade o motor 1.3 GSE turbo flex de até 185 cv, combinado ao câmbio automático de seis marchas e ao sistema de tração dianteira. O propulsor substituiu o 2.0 Tigershark flex aspirado de 166 cv usado desde o lançamento.
Já as versões diesel usam um motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, combinado ao câmbio automático de nove marchas e ao sistema de tração 4×4.