Menor modelo da marca no Brasil, o SUV compacto Jeep Renegade inaugurou a fábrica de Goiana (PE), em 2015
Primeiro Jeep produzido no Brasil depois de um hiato de mais de 30 anos, o SUV compacto Renegade atingiu recentemente a marca de 350 mil unidades vendidas no Brasil.
Lançado em 2014 no mercado internacional (onde é produzido também na Itália e na China), o Jeep Renegade usa a mesma plataforma Small Wide 4×4 usado no Fiat 500X.
Chegou ao Brasil em abril do ano seguinte. Foi o primeiro produto montado na nova fábrica de Goiana (PE), de onde saem os carros para o mercado local e para outros 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile.
Em 2018, o modelo passou pela sua primeira reestilização no Brasil. Na ocasião, incorporou uma dianteira levemente reestilizada com novos faróis (e opção de LED nas versões mais caras) e grade frontal e para-choque redesenhados.
Mas diferente do carro europeu, o brasileiro não ganhou na ocasião o motor 1.3 GSE turbo. Em versão flex, esse propulsor fez a sua estreia no Brasil este ano, no Jeep Compass e na picape Fiat Toro.
De acordo com o site Autos Segredos, esse propulsor deve estrear na linha 2023 do Renegade, substituindo o 2.0 turbodiesel.
Já o 1.8 E.torQ dará lugar a um novo motor 1.0 turbo flex, também da linha GSE. Os novos propulsores virão acompanhados de outra renovação no visual.
Vendas
Atualmente, o SUV compacto está disponível no Brasil em sete versões.
Quatro delas são flex (STD, Sport, Longitude e Limited) e contam com motor 1.8 de até 139 cv, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira.
As outras três são diesel (Moab, Longitude e Trailhawk), equipadas com o propulsor 2.0 turbodiesel de 170, câmbio automático de nove marcas e tração 4×4.
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Jeep Renegade é atualmente o SUV mais emplacado do mercado brasileiro, com 47.462 unidades registradas no acumulado entre janeiro e julho deste ano. Ou uma participação de 18% nas vendas do seu segmento.
Curiosidades
O Jeep Renegade não foi o primeiro modelo da marca americana a utilizar este nome. Nos anos 1970, a nomenclatura foi utilizada nos Estados Unidos e variações mais luxuosas do Willys CJ-5. Além de equipamentos como rodas de liga leve, podiam trazer até um motor 5.0 V8.
Depois dessa fase, o nome Renegade apareceu em outras duas ocasiões na linha Jeep: para designar uma série especial mais luxuosa do Wrangler, no início dos anos 1990, e em 2008, quando batizou um utilitário híbrido conceito mostrado no Salão de Detroit daquele ano.