Julho registra recorde de vendas de carros novos
DPVAT seguro Lula

Julho registra recorde de vendas de carros novos

Em comparação com 2022, o número de emplacamentos subiu 27,6% em 2023 e foi 20% maior o número de vendas de carros novos que o mês anterior

As vendas de carros novos no Brasil bateram recorde de vendas para um único mês no ano de 2023. Além disso, o número de emplacamentos cresceu 20% em comparação com junho. O principal motivo seria o programa de incentivo à indústria promovido pelo governo. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o mês registrou a venda de 215.711 veículos, um aumento de 27,6% em relação ao mês de julho de 2022.

cta blog venda seu carro

O programa de incentivo, que chegou ao fim no início de julho, trouxe descontos para carros novos de até R$ 120 mil. Ainda no final do mês de junho, a Fenabrave, afirmou que os resultados seriam mais sólidos em julho, já que os emplacamentos demoravam para ser contabilizados. Mesmo com apenas sete dias do programa em comparação com junho, por acumular alguns emplacamentos do mês anterior, trouxe um crescimento expressivo de vendas.

carros no trânsito

O presidente da Fenabrave, Andreta Jr., ressaltou a eficiência das medidas adotadas pelo governo, que contribuíram para que julho alcançasse o melhor volume de vendas desde 2019, antes da pandemia. Ele destacou que o intervalo de aproximadamente 15 dias entre o fechamento do negócio nas concessionárias e o emplacamento do veículo influenciou os resultados. Muitas negociações estimuladas pelo desconto tributário ocorreram nos últimos dias de junho e em julho, o que contribuiu para os resultados expressivos do último mês.

O balanço das vendas inclui automóveis e comerciais leves, sendo que o Volkswagen Polo liderou entre os carros mais vendidos, atingindo a marca de mais de 16 mil unidades comercializadas.

No total, o governo destinou R$700 milhões para o programa de incentivo voltado aos automóveis e comerciais leves. Esse aporte financeiro contribuiu para alavancar o setor automotivo e fomentar a economia, o que refletiu no crescimento significativo das vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. Comparando com julho de 2022, os emplacamentos deste ano apresentaram um impressionante aumento de 27,6%, ultrapassando os 169.076 emplacamentos do ano passado.

O setor automobilístico enxerga com otimismo os resultados de julho e acredita que a retomada do crescimento deve continuar impulsionando o mercado nos próximos meses, embora o fim do programa de incentivo possa impactar os números nos próximos períodos. Os analistas projetam que o desempenho do setor ao longo do ano dependerá das condições econômicas gerais e de possíveis medidas adicionais adotadas pelo governo para estimular a economia e o consumo.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *