Conheça em detalhes o hipercarro sueco equipado com um motor V8 flex de 1.600 cv e capaz ultrapassar os 400km/h.
De tempos em tempos, os fabricantes de hipercarros aparecem com algum modelo impressionante. Esse é o caso do Koenigsegg Jesko, que chega para ser o carro mais rápido produzido pela empresa sueca. Já conhecida pelos seus carros recordistas.
Substituto do Agera, o Jesko tem entre-eixos de 2.700 mm, comprimento de 4.610 mm, largura de 2.030 mm e altura de 1.210 mm. Pesando menos de 1.400 kg, traz uma estrutura toda feita em fibra de carbono.
A máquina tem um motor 5.1 V8 flex que desenvolve nada menos que 1.279 cv de potência quando alimentado por gasolina e 1.600 cv, se estiver usando E85, etanol com 15% de gasolina oferecido nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. O torque é de 153 kgfm.

O oito cilindros flex traz dois turbos e um virabrequim de apenas 12,5 kg, que garante ao V8 a capacidade de produzir potência de maneira mais eficiente, com o limite de giros fixado em 8.500 rpm.
Este propulsor é combinado com o câmbio automatizado LST de nove marchas e dupla embreagem. Desenvolvida pela empresa, é considerada uma das mais rápidas do mundo. E permite efetuar uma troca da 7ª para a 4ª diretamente, sem passar pelas marchas intermediárias.
Na suspensão, o modelo usa o tradicional conjunto da empresa, que traz elementos inspirados nos carros de Fórmula 1. O conjunto conta com amortecedores adaptativos e rodas traseiras direcionais, controladas eletronicamente e que atua em baixas e altas velocidades.
Em termos de aerodinâmica, o Koenigsegg Jesko traz o conjunto mais agressivo já desenvolvido pela empresa, capaz de desenvolver mais de 1.000 kg de downforce. Carga tão alta que exigiu um reforço na suspensão para manter o carro na altura ideal em velocidades mais altas.
O supercarro tem duas versões. A padrão, que segundo o fabricante pode atingir 483 km/h, e a Absolut, que abre mão da asa traseira para ir ainda mais rápido.
Interior

A cabine do Jesko se beneficia do novo cockpit maior, com espaço para as pernas e pé direito mais amplos em comparação a outros modelos da marca. Há também maior visibilidade traseira e uma sensação ainda mais arejada graças a um pára-brisa curvo mais largo.
O modelo ainda tem um sistema que permite a abertura das portas e capô via controle remoto, chamado de Autoskin. Como é de se se esperar para um carro da sua categoria, o Jesko traz um acabamento sofisticado, com fibra de carbono real, Alcântara, couro e alumínio.
O Jesko possui o sistema multimídia SmartCenter, com tela de 9″ e que permite ajustar funções do veículo, e o SmartCluster, um painel digital de 5″ inspirado no quadro de instrumentos dos carros de competição. Outro destaque é o volante com telas LED que funcionam como botões.
O Koenigsegg Jesko terá produção de 125 unidades, com um preço inicial de $2,3 milhões de euros cada (aproximadamente R$ 15 milhões). As primeiras entregas acontecerão a partir de março de 2022.
Galeria de fotos do Koenigsegg Jesko






