A Fiat vai abandonar o famoso motor Fiat Fire ainda neste ano, o Fiat Mobi e o Fiorino são os únicos modelos que ainda o utilizam
A Fiat deverá abandonar o seu motor que fez história no Brasil ainda em 2024. A montadora deve anunciar em breve que o compacto Mobi não irá vir equipado com o motor Fire 1.0. Logo menos, o outro veículo da Fiat que traz o motor Fire também, mas na versão 1.4.
A mudança chega por causa da uma alteração na legislação brasileira. A partir de 2024, com a entrada em vigor da nova fase do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8), o propulsor não atenderá aos parâmetros de emissões mais rigorosos e, por isso, sairá de linha.
A nova legislação, que visa reduzir significativamente a emissão de poluentes pelos veículos automotivos, impõe limites mais rígidos para gases como óxidos de nitrogênio (NOx), material particulado (MP) e monóxido de carbono (CO). O motor Fire, por sua tecnologia mais antiga, não conseguirá se adaptar às novas normas.
Essa mudança representa um marco no mercado automotivo, o Fire foi um dos motores mais utilizados no país por décadas. Equipando modelos como Fiat Uno, Mobi e Strada. Apesar disso, a Fiat já tem alguns motores compatíveis com o Proconve L8. Entre as opções que podem substituir o Fire estão os propulsores Firefly, por exemplo.
Motor Fiat Fire – 40 anos de história
O motor Fiat Fire, um dos propulsores mais populares do Brasil, teve sua história iniciada em 1985 na Europa, no modelo Autobianchi Y10. O objetivo da Fiat era substituir os antigos motores da série 100, utilizados pela linha europeia da empresa desde os anos 1950.
Em 2000, o motor Fire chegou ao Brasil, equipando o Fiat Palio em uma versão 1.3 16V de 80 cv. O novo propulsor se caracterizava pela produção em uma linha de montagem robotizada, o que lhe conferiu o nome “Fire”, sigla para Fully Integrated Robotised Engine (Motor Completamente Montado por Robôs).
O motor Fire revolucionou o cenário da indústria por trazer um layout básico, com comando simples por correia dentada e bloco de ferro fundido, representou um marco de eficiência. Menos peças móveis e componentes mais leves resultaram em melhor desempenho e menor custo de produção.
Alguns dos modelos que utilizaram o motor Fire no Brasil:
- Fiat Palio
- Fiat Uno
- Fiat Mobi
- Fiat Strada
- Fiat Siena