Motor Fiat Fire vai sair de linha em 2024
carro bom e barato fiat siena fire

Motor Fiat Fire vai sair de linha em 2024

A Fiat vai abandonar o famoso motor Fiat Fire ainda neste ano, o Fiat Mobi e o Fiorino são os únicos modelos que ainda o utilizam

A Fiat deverá abandonar o seu motor que fez história no Brasil ainda em 2024. A montadora deve anunciar em breve que o compacto Mobi não irá vir equipado com o motor Fire 1.0. Logo menos, o outro veículo da Fiat que traz o motor Fire também, mas na versão 1.4.

cta blog venda seu carro

A mudança chega por causa da uma alteração na legislação brasileira. A partir de 2024, com a entrada em vigor da nova fase do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve L8), o propulsor não atenderá aos parâmetros de emissões mais rigorosos e, por isso, sairá de linha.

A nova legislação, que visa reduzir significativamente a emissão de poluentes pelos veículos automotivos, impõe limites mais rígidos para gases como óxidos de nitrogênio (NOx), material particulado (MP) e monóxido de carbono (CO). O motor Fire, por sua tecnologia mais antiga, não conseguirá se adaptar às novas normas.

Essa mudança representa um marco no mercado automotivo, o Fire foi um dos motores mais utilizados no país por décadas. Equipando modelos como Fiat Uno, Mobi e Strada. Apesar disso, a Fiat já tem alguns motores compatíveis com o Proconve L8. Entre as opções que podem substituir o Fire estão os propulsores Firefly, por exemplo.

Motor Fiat Fire – 40 anos de história

fiat uno attractive

O motor Fiat Fire, um dos propulsores mais populares do Brasil, teve sua história iniciada em 1985 na Europa, no modelo Autobianchi Y10. O objetivo da Fiat era substituir os antigos motores da série 100, utilizados pela linha europeia da empresa desde os anos 1950.

Em 2000, o motor Fire chegou ao Brasil, equipando o Fiat Palio em uma versão 1.3 16V de 80 cv. O novo propulsor se caracterizava pela produção em uma linha de montagem robotizada, o que lhe conferiu o nome “Fire”, sigla para Fully Integrated Robotised Engine (Motor Completamente Montado por Robôs).

fiat palio

O motor Fire revolucionou o cenário da indústria por trazer um layout básico, com comando simples por correia dentada e bloco de ferro fundido, representou um marco de eficiência. Menos peças móveis e componentes mais leves resultaram em melhor desempenho e menor custo de produção.

Alguns dos modelos que utilizaram o motor Fire no Brasil:

  • Fiat Palio
  • Fiat Uno
  • Fiat Mobi
  • Fiat Strada
  • Fiat Siena

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *