Nissan Z 2023 é revelado com motor V6 biturbo de 405 cv
Nissan Z 2023

Nissan Z 2023 é revelado com motor V6 biturbo de 405 cv

O Nissan Z é a sétima geração do icônico esportivo da marca japonesa, que estreia combinando um visual retrô e tecnologias atuais

No mercado brasileiro, a Nissan é mais conhecida por modelos como o SUV Kicks e o carro elétrico Leaf. Mas no exterior, a marca também é lembrada por seus automóveis esportivos. Um dos mais icônico deles é o recém-lançado Z, que é a sétima geração de uma linhagem que vem desde os anos 1960.

cta blog venda seu carro

O Nissan Z é um cupê de dois lugares, com 4,378 m de comprimento, 1,844 m de largura, entre-eixos de 2,550 m e altura de 1,316 m. O seu desenho traz elementos inspirados no 240Z dos anos 1970, além das lanternas traseiras que seguem as mesmas linhas do 300ZX dos anos 1990, mas incorporando a tecnologia LED.

Motorização

Nissan Z 2023 8

O novo Nissan Z 2023 chega para substituir o modelo 370Z. Pela primeira vez, a marca deixa de usar na nomenclatura o número que precede a letra “Z”, que até então identificava a cilindrada do motor.

No lugar do 3.7 V6 aspirado do antecessor, que despejava 355 cv em sua configuração mais potente, o Nissan Z traz um propulsor 3.0 V6. Mas que recorre ao uso de dois turbos para extrair 405 cv de potência e 48,4 kgfm de torque entre 1.600 e 5.600 rpm.

O propulsor trabalha combinado a um câmbio manual de seis marchas ou um automático de nove velocidades. O fabricante não divulgou os números de desempenho. Mas deu a dica que o Nissan Z é 15% mais rápido que o 370Z na aceleração de 0-96 km/h.

Equipamentos

Nissan Z 2023 9

Nos Estados Unidos, o Nissan Z estreia em 2022 nas versões Sport e Performance. Há ainda a configuração de lançamento Proto Spec.

Na versão Sport, o modelo traz faróis e lanternas de LED, rodas de 18″, direção com assistência elétrica, sistema multimídia com tela de 8″, ar-condicionado automático digital, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro e chave presencial.

O pacote de assistentes eletrônicos de direção adiciona monitor de pontos cegos e tráfego cruzado na traseira, alerta de risco de colizão frontal com frenagem automática e assistente de manutenção em faixa.

Já o Z Performance adiciona itens como rodas de 19″, pacote aerodinâmico exclusivo, bancos aquecidos com revestimento parcial em couro. A lista traz ainda sistema multimídia com tela de 9″ e som premium Bose, sistema de cancelamento ativo de ruídos, escape esportivo, suspensão com novo acerto, diferencial de deslizamento limitado, freios Nissan Sport.

Baseado na versão Performance, o Proto Spec terá apenas 240 unidades. Inclui rodas de alumínio Rays de 19″ com acabamento na cor bronze, pinças de freio amarelas e acabamento interno com cores e materiais exclusivos, além de uma nova alavanca de câmbio na variação com câmbio manual.

História

nissan z fairlady 240z

Lançado em 1969 no Japão, o primeiro Nissan Z usava o nome de Fairlady Z em sua terra natal. Contava com um motor 2.0 de seis cilindros e 132 cv.

Esse mesmo modelo, mas com um motor 2.4 de carburação dupla e 154 cv, seguiu para os Estados Unidos com o nome de Datsun 240Z. Por lá, fez sucesso como um esportivo bonito, potente e relativamente barato.

O esportivo teve mais três gerações até 2000. Na ocasião, a marca optou por descontinuar a produção do esportivo. Conhecido como Nissan 300ZX em nesta quarta geração, trazia como motorização mais potente um 3.0 V6 biturbo de 304 cv.

O Nissan Z só foi voltar ao mercado em 2002, quando a marca japonesa lançou o 350Z, um modelo totalmente novo e que permaneceu em linha até 2009, quando chegou ao mercado o 370Z.

Galeria Nissan Z

Posts relacionados

BYD King chega ao Brasil com preços partindo de R$ 175.800

BYD King chega ao Brasil com preços partindo de R$ 175.800

BYD King é a mais nova aposta da marca chinesa, dessa vez, mirando no Toyota Corolla, mas oferecendo maiores desempenho…
Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *