SUV de luxo, o novo Range Rover traz uma carroceria com linhas típicas da marca, combinada com uma traseira de visual exótico.
A Land Rover realizou nesta terça-feira (26) o lançamento global da 5ª geração do SUV de luxo Range Rover.
Por dentro e por fora, a carroceria do utilitário esportivo segue as linhas básicas da geração passada, de 2012. Mas combinadas com elementos de estilo dos últimos lançamentos da marca, como o Velar e a 3ª geração do Discovery. Como as maçanetas embutidas e retráteis nas portas.
A principal ruptura visual está na traseira, onde as lanternas retangulares que marcam o modelo desde a sua 1ª geração foram trocadas por peças verticais e afiladas. Que assumem a cor preta quando desligadas e se unem por uma faixa horizontal na mesma cor instalada na tampa do porta-malas.
Já o interior é o que se espera de um Range Rover. Traz materiais sofisticados e acabamento primoroso, combinando botões físicos com outros sensíveis ao torque.
Os passageiros do banco dianteiro contam com uma tela curva e flutuante de 13,1″ para comandar o sistema multimídia Pivi Pro, que permite também acessar as configurações do veículo. O quadro de instrumentos digital Interactive Driver Display tem uma tela de 13,7″ e reproduz imagens de alta definição.
Já os passageiros das fileiras traseiras podem contar com duas telas de alta resolução de 11,4″, montadas nas costas dos bancos dianteiros, e uma outra tela de 8″, que permite acessar os ajustes da segunda fileiras de assentos.
Tecnologia
Apesar de manter o mesmo jeitão geral do antecessor, o novo Range Rover é baseado na nova plataforma MLA-Flex da marca, projetada do zero para permitir o uso de conjunto motrizes híbridos e elétricos. E que permite ao SUV ter variações de entre-eixos curto e longo, para até sete passageiros.
O pacote tecnológico e de comodidade do novo Range Rover inclui um sistema de som premium Meridian de 1.600 W, wi-fi nativo, sistema de cancelamento ativo de rúidos com 35 alto-falantes espalhados pela cabine e sistema de abertura e fechamento motorizado das portas.
O pacote inclui ainda sistema de direção semiautônomo, suspensão adaptativa com controle eletrônico e um sistema de ar-condicionado como sistema de filtragem do ar duplo capaz de reduzir a quantidade de vírus e bactérias no ar.
Motorização
E por falar em motores, o SUV chega trazendo uma vasta gama de motores, que inclui propulsores diesel e híbrido-leve.
Mas os destaques são os propulsores híbridos plug-in P440e e P510e. Respectivamente de 440 cv e 510 cv, permitem ao novo Range Rover rodar até 100 km no modo elétrico.
Há a ainda o P530. Um V8 biturbo a gasolina de 530 cv que irá equipar a versão de alta performance, capaz de ir de 0-100 km/h em 4,6 segundos.
O modelo estreia em 2022 no mercado internacional. Mas a pré-venda começa nesta terça-feira (26) no Reino Unido, com preços a partir de 94.400 libras (cerca de R$ 724.000). A Land Rover já confirmou a oferta de uma variação 100% elétrica do SUV, que irá chegar ao mercado em 2024.