Os 10 principais designers de carro da história
designer de carro Marcello Gandini

Os 10 principais designers de carro da história

Conheça alguns dos designers de carro que mais influenciaram (e que ainda influenciam) a indústria automobilística mundial.

A criação de um carro é um trabalho de arte. E não estamos falando apenas nos especialistas técnicos ligados ao processo de desenvolvimento de criação de uma máquina.

cta blog venda seu carro

Afinal, cabe aos profissionais no departamento de estilo dos fabricantes a difícil tarefa de transformar em um produto atraente todas aquelas montanhas de dados técnicos e mercadológicos. 

Confira a seguir alguns dos principais designers de carro da história da mercado automotivo mundial. E também algumas das suas criações.

Designers de carro: Battista Farina

designers de carro Battista Pininfarina

Durante muitos anos, até os anos 2010, o estúdio italiano Pininfarina foi sinônimo de Ferrari. Pois o pioneiro nessa trajetória foi o Battista Farina (1893-1966).

Ele começou a sua trajetória trabalhando na fábrica de carrocerias de um dos irmãos mais velhos. Em 1930, abriu a sua própria empresa, combinando o apelido de infância Pinin (Pequeno, no idioma piamontese) ao sobrenome para formar a Pininfarina. Companhia que hoje é parte da indiana Mahindra.

Além de participar diretamente no desenvolvimento das carrocerias para as Ferrari dos anos 1950, Battista (que mudou de sobrenome oficialmente par Pininfarina em 1961) participou também da criação do Alfa Romeo Spider de 1ª geração, lançado em 1966 e que foi seu último trabalho.

Designers de carro: Chris Bangle

designers de carro chris bangle

O americano Chris Bangle, nascido em 1956, é uma das figuras mais polêmicas dentre os designers de carro das últimas décadas. Começou a sua carreira na Opel e em seguida foi para a Fiat, onde criou o belo Alfa Romeo 145.

Mas ganhou fama a partir de 1999, quando foi para a BMW. Fez uma revolução na marca alemã, até então era conhecida por fazer carros de pegada esportiva, mas visual sóbrio.

As linhas ousadas dos BMW da era Bangle foram muito criticadas pelos fãs puristas. Bangle deixou a marca (e o segmento automotivo) em 2009. Se os carros da marca alemã ainda chocam o público em algumas ocasiões, a culpa disso é a semente plantada por Bangle na empresa.

Designers de carro: Giorgetto Giugiaro

designers de carros Giorgetto Giugiaro

Poucas pessoas podem dizer que fizeram parte do desenvolvimento de uma lista tão grande de carros de sucesso quanto o italiano Giorgetto Giugiaro. Nascido em 1938, iniciou a sua carreira como aprendiz na marca Fiat, aos 17 anos, e segue ativo até os dias atuais. 

Giugiaro foi o criador da Italdesign, empresa que ficou famosa por projetar esportivos clássicos como o Maserati Ghibli, Lotus Esprit, o icônico DeLorean DMC-12 e também os Volkswagen Passat e Golf de 1ª geração.

Outros filhos famosos de Giugiaro são o Fiat Uno de 1ª geração e o Grande Punto, modelo que no Brasil foi produzido apenas como Punto.

Designers de carro: Harley Earl 

designer de carro harley earl

Se os carros americanos dos anos 1950 são lembrados pelas grandes barbatanas na traseira e pelos vários elementos de inspiração aeronáutica, um dos grandes culpados disso é o designer Harley Earl (1893-1969).

Começou construindo carrocerias na oficina da família e avançou na General Motors até se tornar o primeiro profissional de design a se tornar vice-presidente da empresa, tendo tido parte também na criação do conceito de obsolescência programada, hoje um padrão na indústria.

Além de ter tido a ideia para a criação do Chevrolet Corvette, Harley Earl teve influência direta no desenvolvimento da linha 1959 da Cadillac, que hojé é considerada um símbolo do design americano da época.

Designers de carro: Ian Callum

designer de carro ian callum

O carros da Jaguar hoje são admirados pela beleza como eram no passado. Resultado do trabalho do britânico Ian Callum, nascido em 1954.

Iniciou a sua carreira na Ford, onde colaborou no projeto do esportivo Escort RS Cosworth, seguindo para a TWR Design, onde criou os Aston Martin DB7 e Vanquish. 

Callum chegou na Jaguar em 1999 e foi o responsável por acabar com o visual conservador dos carros da marca. Dentre as obras criadas sob a sua gestão estão o esportivo F-Type e o SUV E-Pace.

Designers de carro: Malcolm Sayer

designer de carro Malcolm Sayer02

O britânico Malcolm Sayer (1916-1970) começou a sua carreira na indústria como engenheiro aeronáutico, chegando na Jaguar no início dos anos 1950 para trabalhar no departamento de engenharia do fabricantes de automóveis esportivos.

Os seus conhecimentos em aerodinâmica o colocaram no clube dos designers de carro. Sayer atuou no desenvolvimento de vários belos esportivos e carros de competição da marca britânica nos anos 1950 e 1960.

O ponto alto da carreira de Sayer foi o Jaguar E-Type. Modelo que é simplesmente conhecido como um dos carros mais bonitos já produzidos na história da indústria.

Designers de carro: Marcello Gandini

designer de carro Marcello Gandini

Outro italiano da lista de designers de carro, Marcello Gandini, nascido em 1938, colaborou por quase 20 anos como parte da equipe de designers de carro da Bertone. Nesse período ele teve papel fundamental na criação do BMW Série 5 de 1ª geração.

Mas os seus trabalhos mais lembrados são os Lamborghini criados nos anos 1960 e 1970. Ele é o pai de modelos clássicos como o Miura e o exótico Countach, carro que, de certa forma, acabou inspirando todos os Lambo produzidos nos dias atuais.

Peter Schreyer

designer de carro peter schreyer

O alemão Peter Schreyer, nascido em 1953, iniciou a sua carreira no Grupo Volkswagen, onde colaborou no desenvolvimento do esportivo Audi TT e do VW Golf de 4ª geração.

Mas desde 2005 Schreyer está na sul-coreana Hyundai Motor. Ele foi o responsável por transformar a Kia de um fabricante de carros com visual sem graça em uma marca de automóveis com estilo ousado, como o sedã Stinger.

Chegou a ser presidente da Kia e atualmente é chefe de design de todas as marcas do Hyundai Motor Group.

Tom Tjaarda

dasigner de carro tom tjaarda

O americano Tom Tjaarda (1934-2017) era filho do designer holandês John Tjaarda (1897-1962), conhecido por ter desenhado o Lincoln Zephyr de 1935. Porém o seu legado foi até mais importante do que o do seu pai.

Arquiteto de formação, trabalhou boa parte da sua vida na Itália, com passagens pela Ghia, Pininfaria e Fiat. Foi nessas empresas que ele ficou conhecido por projetos como a Ferrari 365 California, De Tomaso Pantera e Fiat 124 Spider.

Mas a relação de carros normais guarda uma surpresa para nós brasileiro. Além de ter sido o pai do Ford Fiesta e Maverick, Tjaarda também foi o responsável pela criação da frente “Europa” do Fiat 147, lançada em 1980.

Walter de Silva

designers de carro Walter de Silva

O italiano Walter de Silva, nascido em 1951, iniciou a sua trajetória no design na Fiat, tendo passado posteriormente pelo estúdio de design I.DE.A e pela Alfa-Romeo.

Mas foi no Grupo Volkswagen que de Silva ganhou destaque. Inicialmente na espanhola Seat, contribuiu para o reposicionamento da marca como uma empresa de carros esportivos e emocionais.

Em 2002 ele seguiu para a Audi, onde também contribuiu para tornar a marca mais ousada. Foi em sua gestão que surgiu a grade Singleframe, que se tornou parte da identidade visual dos carros da empresa. Deixou o Grupo VW em 2015.

Posts relacionados

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…
São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

São Paulo irá receber a abertura da nova temporada da Fórmula E

A capital paulista será palco do E-Prix da abertura da temporada 11 da Fórmula E, categoria de elétricos, em 7…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *