Como funciona o pagamento na InstaCarro?
Homem segurando um carrinho de brinquedo na cor verde subindo uma ladeira feita com moedas empilhadas - pagamento na Instacarro

Como funciona o pagamento na InstaCarro?

Se ainda têm dúvidas sobre como é feita a avaliação, como funciona o pagamento na InstaCarro e muito mais, este é o artigo certo para você

Quando você pensa em vender seu carro, obviamente começa a pesquisar as melhores formas de como fazê-lo. Antigamente só havia duas opções quando você chegava nesta etapa: vender para um particular (ou outra pessoa física) ou então para um lojista.

cta blog venda seu carro

O fator limitante destas modalidades era dispor de tempo, afinal, só dá para mostrar o carro para um comprador por vez. Além disso, nem sempre as ofertas agradavam e ficar indo de local em local em busca do melhor negócio era cansativo e estressante.

Foi aí que surgiu a InstaCarro, plataforma que ampliou esse leque de opções. Com a InstaCarro o seu veículo participa de uma grande disputa online onde milhares de lojistas fazem ofertas pelo seu veículo. Com isso você consegue a melhor oferta do mercado, em tempo recorde e sem sair de casa.

Ilustração mostrando o fluxo do cliente no qual ele é ligado a InstaCarro e através dela é conectada a diversos lojistas através do leilão. - pagamento na InstaCarro

Gostou da ideia? Legal, né? Mas normalmente surgem algumas perguntas sobre o processo, como:

  • Quanto vale o meu carro?
  • Como funcionaessa disputa?
  • Sou obrigado a aceitar a proposta?
  • Se eu aceitar, em quanto tempo o dinheiro cai na minha conta?

Para entender melhor cada ponto, vamos explicá-los a seguir:

Avaliação

Antes de tudo, para que seu carro possa ser negociado na InstaCarro ele precisa passar por uma avaliação e, para isso, você deve agendar a avaliação do veículo.

Agendamento

Um homem utilizando um notebook  acessando o site da InstaCarro. - pagamento na InstaCarro

O agendamento pode ser feito pelo aplicativo de celular ou site. Assim, basta preencher as informações do veículo e, em seguida, escolher a unidade mais próxima para uma avaliação, indicando a hora e data de sua preferência. Se preferir, dependendo da região, você pode escolher que a avaliação seja feita na sua casa ou em outro local de sua preferência.

Avaliação profissional

Seu carro passará por uma avaliação extensa e criteriosa. A inspeção é realizada por profissionais treinados, que analisam mais de 150 itens do carro. Também é nesse momento que são tiradas fotos do veículo que serão utilizadas no “anúncio” que ficará disponível junto com o laudo para os lojistas.

Um avaliador checando o motor de um carro. - pagamento na InstaCarro

Este é o momento mais importante de todo o processo, pois ele é determinante para que os lojistas façam ofertas pelo seu automóvel.

Ah, é importante saber que o preço de comercialização de um veículo no mercado de seminovos e usados pode variar de acordo com alguns fatores. São eles:

  • o estado de conservação do veículo;
  • a quilometragem;
  • o demanda do mercado pelo veículo (é um carro que muita gente procura para comprar?);
  • o interesse das lojas pelo carro;
  • se documentação do veículo possui alguma pendência jurídica ou financeira.

Por isso, como parte importante do processo, a InstaCarro faz pesquisas em vários órgãos para consultar se o modelo tem alguma restrição ou bloqueio que impeça a venda do carro. Lembrando que esse procedimento é feito antes de o veículo ser disponibilizado na plataforma.

Vale destacar ainda que a avaliação só acontece se o vendedor apresentar a documentação necessária, como CRLV (Documento de Licenciamento do Veículo); DUT (Documento Único de Transferência); CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou RG do proprietário do carro. Apesar de não ser imprescindível, trazer o manual do carro e a chave reserva ajudam na sua valorização.

Disputa

Notebook aberto com a tela do leilão sendo exibida. - pagamento na InstaCarro

Com a avaliação feita, o resultado dela é compartilhado com os lojistas juntamente com as fotos do veículo. A partir daí são abertas as disputas pelo seu veículo.

Esta etapa dura, em média, 24 horas e pode ser acompanhada por meio do aplicativo da InstaCarro. Vale destacar que os lojistas que negociam na InstaCarro são selecionados, uma garantia de que todo o processo de compra seja feito de maneira segura para todos os lados.

Oferta e pagamento na InstaCarro

Por fim, temos a etapa de oferta e pagamento na InstaCarro. Ao fim da disputa, você tem em mãos a melhor oferta apresentada pelos lojistas e pode escolher se quer seguir com a venda ou não. Portanto, não se preocupe: caso não queira vender o veículo, não tem problema, a decisão é sua e você não pagará nada por isso.

pagamento na InstaCarro

Mas caso a sua resposta seja um grande e sonoro “SIM”, o pagamento ocorre da seguinte maneira:

1. Oferta da disputa e início do processo de venda

Como adiantamos, ao final da disputa feita na plataforma, a melhor oferta é apresentada para o cliente. Caso ele concorde com o valor oferecido, é dado sequência ao processo de venda.

2. Formalização da oferta

Depois que a oferta é aceita, realiza-se a assinatura do contrato (documento chamado de ficha cadastral). Para isso, o cliente deve ir até um cartório para preencher o Documento Único de Transferência (DUT).

Nesse caso, se o cliente precisar de ajuda com licenciamentos vencidos, multas, IPVA ou DPVAT, ele pode contar com a ajuda e suporte da InstaCarro. Essa é uma maneira de tornar o processo menos burocrático, já que o vendedor não precisa lidar com situações trabalhosas e desgastantes.

3. Pagamento na InstaCarro

A partir do momento que o cliente entrega o DUT preenchido e com firma autenticada em cartório, o pagamento é feito à vista, na hora via TED bancário ou Pix.

Viu como é fácil vender seu carro pela InstaCarro? Então agende uma avaliação do seu veículo! Todo o processo é gratuito, do agendamento à oferta final e você tem garantia de pagamento.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *