Se ainda têm dúvidas sobre como é feita a avaliação, como funciona o pagamento na InstaCarro e muito mais, este é o artigo certo para você
Quando você pensa em vender seu carro, obviamente começa a pesquisar as melhores formas de como fazê-lo. Antigamente só havia duas opções quando você chegava nesta etapa: vender para um particular (ou outra pessoa física) ou então para um lojista.
O fator limitante destas modalidades era dispor de tempo, afinal, só dá para mostrar o carro para um comprador por vez. Além disso, nem sempre as ofertas agradavam e ficar indo de local em local em busca do melhor negócio era cansativo e estressante.
Foi aí que surgiu a InstaCarro, plataforma que ampliou esse leque de opções. Com a InstaCarro o seu veículo participa de uma grande disputa online onde milhares de lojistas fazem ofertas pelo seu veículo. Com isso você consegue a melhor oferta do mercado, em tempo recorde e sem sair de casa.
Gostou da ideia? Legal, né? Mas normalmente surgem algumas perguntas sobre o processo, como:
- Quanto vale o meu carro?
- Como funcionaessa disputa?
- Sou obrigado a aceitar a proposta?
- Se eu aceitar, em quanto tempo o dinheiro cai na minha conta?
Para entender melhor cada ponto, vamos explicá-los a seguir:
Avaliação
Antes de tudo, para que seu carro possa ser negociado na InstaCarro ele precisa passar por uma avaliação e, para isso, você deve agendar a avaliação do veículo.
Agendamento
O agendamento pode ser feito pelo aplicativo de celular ou site. Assim, basta preencher as informações do veículo e, em seguida, escolher a unidade mais próxima para uma avaliação, indicando a hora e data de sua preferência. Se preferir, dependendo da região, você pode escolher que a avaliação seja feita na sua casa ou em outro local de sua preferência.
Avaliação profissional
Seu carro passará por uma avaliação extensa e criteriosa. A inspeção é realizada por profissionais treinados, que analisam mais de 150 itens do carro. Também é nesse momento que são tiradas fotos do veículo que serão utilizadas no “anúncio” que ficará disponível junto com o laudo para os lojistas.
Este é o momento mais importante de todo o processo, pois ele é determinante para que os lojistas façam ofertas pelo seu automóvel.
Ah, é importante saber que o preço de comercialização de um veículo no mercado de seminovos e usados pode variar de acordo com alguns fatores. São eles:
- o estado de conservação do veículo;
- a quilometragem;
- o demanda do mercado pelo veículo (é um carro que muita gente procura para comprar?);
- o interesse das lojas pelo carro;
- se documentação do veículo possui alguma pendência jurídica ou financeira.
Por isso, como parte importante do processo, a InstaCarro faz pesquisas em vários órgãos para consultar se o modelo tem alguma restrição ou bloqueio que impeça a venda do carro. Lembrando que esse procedimento é feito antes de o veículo ser disponibilizado na plataforma.
Vale destacar ainda que a avaliação só acontece se o vendedor apresentar a documentação necessária, como CRLV (Documento de Licenciamento do Veículo); DUT (Documento Único de Transferência); CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou RG do proprietário do carro. Apesar de não ser imprescindível, trazer o manual do carro e a chave reserva ajudam na sua valorização.
Disputa
Com a avaliação feita, o resultado dela é compartilhado com os lojistas juntamente com as fotos do veículo. A partir daí são abertas as disputas pelo seu veículo.
Esta etapa dura, em média, 24 horas e pode ser acompanhada por meio do aplicativo da InstaCarro. Vale destacar que os lojistas que negociam na InstaCarro são selecionados, uma garantia de que todo o processo de compra seja feito de maneira segura para todos os lados.
Oferta e pagamento na InstaCarro
Por fim, temos a etapa de oferta e pagamento na InstaCarro. Ao fim da disputa, você tem em mãos a melhor oferta apresentada pelos lojistas e pode escolher se quer seguir com a venda ou não. Portanto, não se preocupe: caso não queira vender o veículo, não tem problema, a decisão é sua e você não pagará nada por isso.
Mas caso a sua resposta seja um grande e sonoro “SIM”, o pagamento ocorre da seguinte maneira:
1. Oferta da disputa e início do processo de venda
Como adiantamos, ao final da disputa feita na plataforma, a melhor oferta é apresentada para o cliente. Caso ele concorde com o valor oferecido, é dado sequência ao processo de venda.
2. Formalização da oferta
Depois que a oferta é aceita, realiza-se a assinatura do contrato (documento chamado de ficha cadastral). Para isso, o cliente deve ir até um cartório para preencher o Documento Único de Transferência (DUT).
Nesse caso, se o cliente precisar de ajuda com licenciamentos vencidos, multas, IPVA ou DPVAT, ele pode contar com a ajuda e suporte da InstaCarro. Essa é uma maneira de tornar o processo menos burocrático, já que o vendedor não precisa lidar com situações trabalhosas e desgastantes.
3. Pagamento na InstaCarro
A partir do momento que o cliente entrega o DUT preenchido e com firma autenticada em cartório, o pagamento é feito à vista, na hora via TED bancário ou Pix.
Viu como é fácil vender seu carro pela InstaCarro? Então agende uma avaliação do seu veículo! Todo o processo é gratuito, do agendamento à oferta final e você tem garantia de pagamento.