Peugeot 208 elétrico é o segundo modelo eletrificado da Stellantis a chegar ao País. O primeiro foi o Fiat 500e e eles farão o grupo investir em pontos de recarga pelo País
Apresentado em 2020 ao público, o novo Peugeot 208 causou furor ao trazer novo design, alinhado à versão europeia, e com uma versão topo de linha esportiva e 100% elétrica, nomeada de e-GT.
Ao mesmo tempo, causou certa decepção quando as opções flexíveis foram confirmadas apenas com o velho motor 1.6 aspirado flex de até 118 cv, deixando o turbinado THP de fora das opções.
Mas, como costumam dizer: o futuro é elétrico e até por isso a Stellantis não deve fazer grandes investimentos em veículos à combustão, principalmente os importados, que é o caso dos elétricos Fiat 500e e Peugeot 208 e-GT.
O 500e é um carro de lançamento, mas já está disponível para venda no País ainda em formato de pré-venda a partir de R$ 239.990.
Enquanto isso, o Peugeot 208 e-GT deve chegar um pouco mais caro, por R$ 249,990, mas entre outras coisas, deve ser mais potente que o Fiat.
Desempenho e autonomia do Peugeot 208 elétrico

Enquanto o Fiat 500e vem com um motor elétrico que gera até 118 cv e 22,4 kgfm de torque linear e 0-100 km/h em 9 segundos, o Peugeot 208 elétrico chega com motor elétrico que gera até 136 cv e torque de 26,5 kgfm. Com isso, é meio segundo mais rápido que o Fiat no 0-100 km/h.
Além disso, o Peugeot 208 e-GT possui sistema de frenagem regenerativa e autonomia de até 340 km, 20 km a mais do que no Fiat 500e.

Mas essa autonomia pode mudar, pois, basicamente, há três modos de condução para o Peugeot 208 e-GT: eco – que prioriza a extensão da autonomia, drive – que equilibra economia e desempenho e sport – que prioriza o desempenho e faz a autonomia cair para 250 km.
Também existem dois modos diferentes de recuperação de energia:
- moderado: a percepção de direção é bastante semelhante a de um veículo comum;
- aumentado: o veículo passa a ter a desaceleração também controlada pelo pedal do acelerador, ajudando a recuperar mais energia sempre que você tirar o pé.
Carregamento das baterias
Na hora de recarregar suas baterias, caso opte por uma tomada convencional, será necessário 16 horas para levar a carga do zero aos 100%.
No entanto, caso use um carregador rápido de 100 kW, será possível carregar 80% da totalidade em apenas 30 minutos.
Para facilitar a vida dos clientes que optarem por um carro elétrico da Stellantis, eles fecharam uma parceria com a Ecovaga, programa desenvolvido com a Estapar junto a Enel para disponibilizar vagas de estacionamento com pontos de recarga.

Neste Ecovagas, será possível carregar 80% da bateria dos veículos em cerca de 3 horas.
Este projeto será empregado em 23 cidades de 10 estados, e as vagas serão estrategicamente dispostas em shoppings, aeroportos, arenas, hospitais, prédios comerciais, universidades e demais estacionamentos administrados pela Estapar.
Itens de série do Peugeot 208 e-GT
Como todo veículo elétrico, o Peugeot 208 e-GT busca oferecer uma experiência além do transporte individualizado e ecológico.
Assim, o 208 elétrico trará como item de série o Peugeot Driver Assist, que inclui itens como alerta de colisão, frenagem de emergência, reconhecimento de placas e sinais de trânsito, assistente de farol alto e alerta e correção de mudança de faixa.
O hatch elétrico traz também a nova geração do Peugeot i-Cockpit 3D, que traz painel de instrumentos com efeito holográfico, central multimídia de 10 polegadas touchscreen e com conectividade via Android Auto e Apple CarPlay, carregamento de celular sem fio, freio de estacionamento elétrico, câmeras 360º, indicador de fadiga, 6 airbags, ar-condicionado automático´, bancos em couro, rodas de liga-leve de 17”, etc.