Primeiro produto da marca de esportivos da Stellantis no mercado automotivo brasileiro; o Pulse Abarth deverá receber o motor 1.3 turbo da picape Toro
Agora é oficial. O Fiat Pulse terá até o final de 2022 uma versão de apelo esportivo. Mostrado em primeira mão no BBB (Big Brother Brasil), no último domingo (13), o SUV compacto irá marcar o lançamento da marca esportiva Abarth no mercado automotivo brasileiro.
Embora a Abarth já tenha marcado presença no Brasil com os modelos Stilo Abarth e 500 Abarth, esta será a primeira vez que a marca da Stellantis será utilizada como tal, e não como um simples batismo para designar uma versão esportiva.
Por conta disso, os Abarth serão vendidos em concessionárias com a identidade visual própria e que contará com vendedores especialmente treinados.
O lançamento oficial do Pulse Abarth está programado apenas para o último trimestre de 2022. Mas o marca já conta com um site oficial no Brasil (abarth.fiat.com.br).
Visual esportivo
As imagens divulgadas pela Stellantis mostram que o Pulse Abarth terá um visual bem mais arrojado que o dos irmãos mansos. A começar pela grade frontal preta com o emblema do escorpião no lugar do “Fiat”.
Outros detalhes que chamam a atenção são os para-choques e as molduras das caixas de roda exclusivos, as rodas com acabamento escurecido, as faixas laterais e o Abarth por extensão na tampa do porta-malas, no lugar do logo da Fiat.
Ainda não foi divulgado qual motor deverá equipar o Pulse Abarth. Mas uma posssibilidade é que o modelo receba o motor 1.3 GSE turbo de 185 cv já usado na picape Toro e nos Jeep Renegade, Compass e Commander. Atualmente, o Fiat Pulse conta com os motores 1.3 Firefly de 109 cv e o 1.0 GSE turbo de 125 cv.
A marca
A Abarth foi fundada em 1949 pelo ítalo-austríaco Carlo Abarth. Além de participar de provas de automobilismo, a empresa fabricava peças e acessórios esportivos.
Em 1952, a empresa iniciou a sua tradição de utilizar a mecânica Fiat em seus carros esportivos, além de desenvolver variações mais potentes de carros de produção da marca italiana. Em 1971, a empresa foi comprada pela própria Fiat, que transformou a Abarth em seu braço esportivo.
Até os anos 2000, a Fiat utilizou o Abarth e o emblema do escorpião para identificar versões esportivas dos carros das marcas do grupo. O renascimento da Abarth como marca só aconteceu em 2007 na Europa.