Rodízio de carros suspenso em SP na Quarta-feira de Cinzas
rodízio de carros em sp

Rodízio de carros suspenso em SP na Quarta-feira de Cinzas

A prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de carros na quarta-feira de cinzas, mas algumas restrições de carnaval ainda seguem, veja como fica

Para o retorno à rotina pós-carnaval, a prefeitua de São Paulo definiu algumas mudanças para o trânsito na cidade. Na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, o rodízio de carros na cidade está suspenso. Mas algumas restrições, ainda do carnaval, permanecem em vigor.

cta blog venda seu carro
carros no trânsito rodízio de carrros SP carnaval

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apenas os carros de passeio terão permissão para circular sem se preocupar com o rodízio nesta quarta-feira de cinzas.

É essencial que os motoristas estejam cientes de que outras restrições continuam em vigor, como por exemplo o rodízio de veículos pesados, como caminhões, permanece em funcionamento, assim como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).

A Ciclofaixa de Lazer não será montada no domingo (11), bem como no domingo (18), retornando apenas no dia 25/2.

O que é o rodízio de carros?

O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, conhecido como rodízio municipal de veículos, foi criado em 1997 com o intuito de melhorar a mobilidade da cidade. Na época de sua implementação, o número de veículos em circulação girava em torno de 4,7 milhões. Atualmente, esse número supera os 24 milhões.

Para quem não está familiarizado com o sistema, o rodízio pode parecer complexo à primeira vista, embora a regra para veículos em circulação seja simples.

A regra principal está relacionada ao último dígito da placa do veículo e é válida de segunda a sexta-feira. Dessa forma, em um dia específico da semana, os carros com finais de placa determinados estão proibido de circular no centro expandido nos horários de pico, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

A determinação é baseada no último número da placa do carro, conforme o seguinte esquema:

  • Segunda-feira: finais de placa 1 e 2
  • Terça-feira: finais de placa 3 e 4
  • Quarta-feira: finais de placa 5 e 6
  • Quinta-feira: finais de placa 7 e 8
  • Sexta-feira: finais de placa 9 e 0

Circular pelas vias incluídas no rodízio durante esses horários sujeita o motorista a multas.

Os bairros principais afetados pelo rodízio são: Liberdade, Bela Vista, Moema, Mooca, Belém, Brás, Pinheiros, Perdizes e Tatuapé, abrangendo as vias centrais e expandidas da cidade, incluindo as Marginais Tietê e Pinheiros e parte da Avenida Radial Leste.

Algumas categorias de veículos e profissionais estão isentas das restrições de circulação estabelecidas pelo rodízio, conforme lista disponível no site da CET, incluindo médicos, veículos para pessoas com deficiência, automóveis de serviços públicos e/ou essenciais, além de veículos elétricos ou híbridos, conforme legislação municipal.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *