A prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de carros na quarta-feira de cinzas, mas algumas restrições de carnaval ainda seguem, veja como fica
Para o retorno à rotina pós-carnaval, a prefeitua de São Paulo definiu algumas mudanças para o trânsito na cidade. Na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro, o rodízio de carros na cidade está suspenso. Mas algumas restrições, ainda do carnaval, permanecem em vigor.
De acordo com a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), apenas os carros de passeio terão permissão para circular sem se preocupar com o rodízio nesta quarta-feira de cinzas.
É essencial que os motoristas estejam cientes de que outras restrições continuam em vigor, como por exemplo o rodízio de veículos pesados, como caminhões, permanece em funcionamento, assim como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC).
A Ciclofaixa de Lazer não será montada no domingo (11), bem como no domingo (18), retornando apenas no dia 25/2.
O que é o rodízio de carros?
O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo, conhecido como rodízio municipal de veículos, foi criado em 1997 com o intuito de melhorar a mobilidade da cidade. Na época de sua implementação, o número de veículos em circulação girava em torno de 4,7 milhões. Atualmente, esse número supera os 24 milhões.
Para quem não está familiarizado com o sistema, o rodízio pode parecer complexo à primeira vista, embora a regra para veículos em circulação seja simples.
A regra principal está relacionada ao último dígito da placa do veículo e é válida de segunda a sexta-feira. Dessa forma, em um dia específico da semana, os carros com finais de placa determinados estão proibido de circular no centro expandido nos horários de pico, das 7h às 10h e das 17h às 20h.
A determinação é baseada no último número da placa do carro, conforme o seguinte esquema:
- Segunda-feira: finais de placa 1 e 2
- Terça-feira: finais de placa 3 e 4
- Quarta-feira: finais de placa 5 e 6
- Quinta-feira: finais de placa 7 e 8
- Sexta-feira: finais de placa 9 e 0
Circular pelas vias incluídas no rodízio durante esses horários sujeita o motorista a multas.
Os bairros principais afetados pelo rodízio são: Liberdade, Bela Vista, Moema, Mooca, Belém, Brás, Pinheiros, Perdizes e Tatuapé, abrangendo as vias centrais e expandidas da cidade, incluindo as Marginais Tietê e Pinheiros e parte da Avenida Radial Leste.
Algumas categorias de veículos e profissionais estão isentas das restrições de circulação estabelecidas pelo rodízio, conforme lista disponível no site da CET, incluindo médicos, veículos para pessoas com deficiência, automóveis de serviços públicos e/ou essenciais, além de veículos elétricos ou híbridos, conforme legislação municipal.