Salão do automóvel: conheça os principais no mundo
salão do automóvel cheio de pessoas e dois carros em exposição, um carro vermelho e um carro amarelo

Salão do automóvel: conheça os principais no mundo

Todos os anos, em várias cidades do mundo, acontecem os salões do automóvel. Conheça a seguir os principais.

Em um Salão do Automóvel, as marcas mais importantes do setor se reúnem para fazer o lançamento de suas novidades no mercado. São encontrados os carros mais cobiçados do momento e as pessoas têm até a chance de dirigir alguns deles.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Não existe apaixonado por carro que não idealize o sonho de participar de um desses eventos, especialmente aqueles que estão entre os maiores e mais famosos. Pois é a oportunidade de conhecer de perto novos modelos, supercarros e tecnologias automotivas.

Você sabe quais são eles? Conheça a seguir os principais salões do automóvel no mundo. Quem sabe não dá para se programar e ir ao próximo evento? 

Mondial L’automobile

O primeiro Salão de Paris aconteceu em 1898. Foi o primeiro salão do automóvel da cidade, que já ocorre há 120 anos, sendo considerado um dos mais importantes da indústria automotiva.

Conhecido originalmente pelo nome de Mondial L’automobile, o Salão de Paris acontecia originalmente a cada dois anos.

Mas com o cronograma afetado por conta da pandemia de covid-19, a mostra automotiva retorna em outubro de 2022, agora com o nome de Paris Automotive Week.

Internationale Automobil-Ausstellung

Com o nome de Internationale Automobil-Ausstellung (Salão Internacional do Automóvel, em português), a mostra automotiva alemã foi conhecida entre 1951 e 2019 como o Salão de Frankfurt.

Mas a queda do volume de público e os altos custos de organização – fatores que em maior ou menor escala afetam todas as mostras automotivas ao redor do mundo nos últimos anos – fizeram a organização mudar a IAA em 2021 para Munique.

Geneva International Motor Show

A Suíça conta com uma indústria automobilística pouco relevante do ponto de vista global. Mas isso não impede que o país europeu tenha uma das principais mostras automotivas do mundo.

Conhecido como Geneva International Motor Show, o Salão de Genebra aconteceu pela primeira vez em 1905. O evento é realizado anualmente, mas a sua última edição foi organizada em 2019.

Por conta da pandemia, o evento estava programado para retornar em fevereiro de 2022. Mas citando os impactos da covid-19, a organização da mostra decidiu cancelar o salão deste ano, prometendo o retorno para 2023.

Tokyo Motor Show

O Tokyo Motor Show foi organizado pela primeira vez em 1954 e desde então se tornou o principal expoente para as novidades da indústria automobilística japonesa.

O Salão de Tóquio já foi um evento anual, mas nos últimos anos passou a ser organizado a cada dois anos. A edição de 2021 foi a primeira do evento cancelada na história.

NAIAS

Sigla em inglês para North American International Autoshow, o Salão de Detroit (EUA) foi organizado pela primeira vez em 1907.

Detroit é uma importante localidade nos Estados Unidos para a indústria de veículos, visto que é cidade-sede de grandes marcas como a Ford, a GM e a Chrysler. Portando, não haveria cidade melhor para sediar um Salão do Automóvel.

A edição de 2022 está programada para setembro, com a promessa de atrações indoor e também em áreas externas.

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

A megalópole brasileira não poderia ficar de fora dos eventos automobilísticos. Afinal de contas, os brasileiros também são fissurados por carros.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo foi organizado pela primeira vez em 1960 e sua última edição aconteceu em 2018.

Para 2022, a expectativa é que o evento retorne com um novo formato. Uma das possibilidades é que a mostra será realizada no Autódromo de Interlagos.

Posts relacionados

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega com tecnologia de F1 e 104 kgfm

O Novo Superesportivo Mercedes-AMG C 63 S E Performance chega ao mercado com mais de 100 kgfm e preços a…
Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Carro elétrico entra na mira do "imposto do pecado": Abeifa critica

Presidente da Abeifa classifica a inclusão de carro elétrico no Imposto Seletivo como “anomalia do sistema” e pede debate aberto…
Como consultar multas pela placa do carro?

Como consultar multas pela placa do carro?

Saiba como funciona o sistema de consulta de multas pela placa do carro e como é feita em cada estado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *