Salão do automóvel: conheça os principais no mundo
salão do automóvel cheio de pessoas e dois carros em exposição, um carro vermelho e um carro amarelo

Salão do automóvel: conheça os principais no mundo

Todos os anos, em várias cidades do mundo, acontecem os salões do automóvel. Conheça a seguir os principais.

Em um Salão do Automóvel, as marcas mais importantes do setor se reúnem para fazer o lançamento de suas novidades no mercado. São encontrados os carros mais cobiçados do momento e as pessoas têm até a chance de dirigir alguns deles.

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Não existe apaixonado por carro que não idealize o sonho de participar de um desses eventos, especialmente aqueles que estão entre os maiores e mais famosos. Pois é a oportunidade de conhecer de perto novos modelos, supercarros e tecnologias automotivas.

Você sabe quais são eles? Conheça a seguir os principais salões do automóvel no mundo. Quem sabe não dá para se programar e ir ao próximo evento? 

Mondial L’automobile

O primeiro Salão de Paris aconteceu em 1898. Foi o primeiro salão do automóvel da cidade, que já ocorre há 120 anos, sendo considerado um dos mais importantes da indústria automotiva.

Conhecido originalmente pelo nome de Mondial L’automobile, o Salão de Paris acontecia originalmente a cada dois anos.

Mas com o cronograma afetado por conta da pandemia de covid-19, a mostra automotiva retorna em outubro de 2022, agora com o nome de Paris Automotive Week.

Internationale Automobil-Ausstellung

Com o nome de Internationale Automobil-Ausstellung (Salão Internacional do Automóvel, em português), a mostra automotiva alemã foi conhecida entre 1951 e 2019 como o Salão de Frankfurt.

Mas a queda do volume de público e os altos custos de organização – fatores que em maior ou menor escala afetam todas as mostras automotivas ao redor do mundo nos últimos anos – fizeram a organização mudar a IAA em 2021 para Munique.

Geneva International Motor Show

A Suíça conta com uma indústria automobilística pouco relevante do ponto de vista global. Mas isso não impede que o país europeu tenha uma das principais mostras automotivas do mundo.

Conhecido como Geneva International Motor Show, o Salão de Genebra aconteceu pela primeira vez em 1905. O evento é realizado anualmente, mas a sua última edição foi organizada em 2019.

Por conta da pandemia, o evento estava programado para retornar em fevereiro de 2022. Mas citando os impactos da covid-19, a organização da mostra decidiu cancelar o salão deste ano, prometendo o retorno para 2023.

Tokyo Motor Show

O Tokyo Motor Show foi organizado pela primeira vez em 1954 e desde então se tornou o principal expoente para as novidades da indústria automobilística japonesa.

O Salão de Tóquio já foi um evento anual, mas nos últimos anos passou a ser organizado a cada dois anos. A edição de 2021 foi a primeira do evento cancelada na história.

NAIAS

Sigla em inglês para North American International Autoshow, o Salão de Detroit (EUA) foi organizado pela primeira vez em 1907.

Detroit é uma importante localidade nos Estados Unidos para a indústria de veículos, visto que é cidade-sede de grandes marcas como a Ford, a GM e a Chrysler. Portando, não haveria cidade melhor para sediar um Salão do Automóvel.

A edição de 2022 está programada para setembro, com a promessa de atrações indoor e também em áreas externas.

Salão Internacional do Automóvel de São Paulo

A megalópole brasileira não poderia ficar de fora dos eventos automobilísticos. Afinal de contas, os brasileiros também são fissurados por carros.

O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo foi organizado pela primeira vez em 1960 e sua última edição aconteceu em 2018.

Para 2022, a expectativa é que o evento retorne com um novo formato. Uma das possibilidades é que a mostra será realizada no Autódromo de Interlagos.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *