Seguro de automóveis ficou 12,5% mais barato em 2023
comprar carro com CNPJ patio

Seguro de automóveis ficou 12,5% mais barato em 2023

Ao final de 2023, o preço do seguro de automóveis apresentou queda em comparação a 2022

O preço do seguro de automóveis caiu em 2023 em comparação a 2022, segundo levantamento da empresa TEx. Em 2023, o seguro de automóveis teve uma queda anual de 12,5%, apenas 0,3 pontos percentuais maior que dezembro de 2021. No último mês de 2023, o índice subiu para 5,6%, encerrando o ano com um aumento de 1,8% em comparação a novembro do mesmo ano.

cta blog venda seu carro

De acordo com Emir Zanatto, CEO da TEx, esse leve aumento nos preços era esperado após períodos de maiores ajustes. Ele explica que as seguradoras tendem a convergir nas decisões de precificação, resultando em manutenções ou pequenas alterações nas taxas nos períodos seguintes, como ocorreu no último bimestre do ano.

O ano de 2023 apresentou várias variações. O IPSA, Índice de preço de Seguro Auto, atingiu 7,0% em janeiro, o maior valor já registrado, e a partir de maio passou por uma fase de seis meses consecutivos de reduções, chegando à estabilidade em novembro e fechando dezembro com uma pequena alta. O IPSA desse mês teve um aumento em ambos os gêneros, com um crescimento de quase 2% no feminino. Em média, os homens pagaram 11,5% a mais que as mulheres.

O estado civil também influencia no valor do seguro auto. Homens solteiros pagaram em média 7,0% no seguro, sendo 43% mais caro que mulheres casadas, que pagaram 4,9%. Segundo a empresa, historicamente, o sexo masculino paga mais caro que o feminino.

Imagem de banco de couro seguro de automóveis

Sobre a taxa de franquia, o levantamento mostra que em dezembro de 2022 era de 4,8%, enquanto em dezembro de 2023 subiu para 5,1%, representando um aumento aproximado de 6,3% em 13 meses. Desde março de 2023, a taxa de franquia se manteve na casa dos 5%, alternando entre 5,0% e 5,1%.

Dados regionais indicam que a região metropolitana do Rio de Janeiro pagou 6,6% do valor do carro em seguro em dezembro, cerca de 89% a mais que a região metropolitana de Belém, que pagou 3,5%, o índice mais baixo. Nas capitais, a Zona Leste de São Paulo teve o maior índice de seguro auto, com 7,8%, sendo 47,2% mais caro que a Zona Sul. No Rio de Janeiro, a Zona Norte pagou cerca de 95% a mais que a Zona Sul.

Em relação ao ranking de carros mais cotados, o Chevrolet Onix lidera com 5,9%, seguido pelo Hyundai HB20 com 4,4%, Jeep Renegade com 3,2% e Nissan Kicks com 2,9%.

O IPSA também analisa veículos híbridos, elétricos e a combustão com até dois anos de idade, revelando aumentos em todos os casos, exceto a gasolina, que permaneceu em 4,0%.

Posts relacionados

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 traz câmbio revolucionário que é automático e manual ao mesmo tempo

Koenigsegg CC850 nasceu como homenagem ao aniversário do fundador, mas o que chama a atenção é o incrível câmbio automático…
F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

F1: GP da Emilia Romagna em Ímola, veja horários e onde assistir

Confira como assistir e os horários do retorno da F1 2024 no GP de Emilia Romagna em Ímola neste final…
Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Lula sanciona novo DPVAT, SPVAT, com veto à multa por inadimplência

Confira tudo o que você precisa saber sobre o novo DPVAT sancionado por Lula, e o que muda em comparação…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *