De acordo com pesquisa, a maioria da indústria automotiva mundial acredita que a meta para a transição para veículos elétricos é inviável
A indústria automotiva mundial não está confiante quanto a transição para veículos elétricos. Isso foi confirmado por uma pesquisa global encomendada pela ABB Robótica. O estudo revelou que o setor está enfrentando desafios para alcançar as metas de adoção de veículos elétricos dentro dos prazos regulamentares atuais.
De acordo com a pesquisa, 59% das empresas acredita que a transição para a produção de veículos 100% elétricos não é possíveis nas atuais condições legais.
Veja também:
Os empresários afirmam que entre os obstáculos estão: a necessidade de adaptação a uma nova cadeia de suprimento de baterias, altos investimentos de capital, escassez de matérias-primas, falta de infraestrutura adequada e limitações na capacidade da rede elétrica.
Apesar disso, cerca de 28% dos participantes consideraram os prazos alcançáveis, mas também ressaltaram os desafios significativos envolvidos. Enquanto isso, 18% acreditam que as metas atuais nunca serão atingidas, e apenas 11% consideram realistas todas as metas regionais para a adoção de VE até 2030-2040.
“Dentro desse contexto, os desafios permanecem na disponibilidade e no custo da mão de obra e na rapidez com que as grandes forças de trabalho podem ser requalificadas.” afirmou Daniel Harrison, analista automotivo da Automotive Manufacturing Solutions.
A pesquisa também destacou desafios relacionados à adaptação à nova cadeia de suprimentos de baterias, citada por 19% dos entrevistados, e aos altos níveis de investimento de capital, mencionados por 16% dos participantes. Escassez de matérias-primas, infraestrutura adequada e falta de capacidade na rede elétrica também foram apontados como problemas a serem enfrentados. Por outro lado, a falta de infraestrutura de carregamento foi citada como a maior restrição à adoção de VE por mais de um quarto (26%) dos entrevistados.
Diante desse cenário, a pesquisa também trouxe uma perspectiva mais positiva em relação à fabricação sustentável. 80% dos líderes do setor acreditam que a sustentabilidade é alcançável. Apenas 4% consideram que não é possível. A conformidade regulamentar foi vista como um obstáculo significativo apenas por 16% dos entrevistados americanos, em comparação com 7% na Europa e 5% na Ásia. Por outro lado, 24% destacaram o alto investimento de capital como o principal desafio para a produção sustentável.