Saiba qual é o significado do nome de 10 marcas de carro
Jeep Commander Overland T270 - logo Jeep

Saiba qual é o significado do nome de 10 marcas de carro

O sobrenome do fundador é algo recorrente no batismo de marcas de carro. Mas outros nomes têm origens menos comuns. Confira o significado

O segmento automotivo traz alguns detalhes interessantes quando estudados a fundo. Um deles é o significado dos nomes das marcas de carros. Alguns delas apenas dão seguimento à tradição de sobrenomes de seus criadores, enquanto outros não. 

cta blog venda seu carro
quanto vale o seu carro na instacarro

Entre os mais famosos estão Henry Ford, André Citroën, Armand Peugeot, Enzo Ferrari, Ferdinand Porsche, Ferruccio Lamborghini e João Augusto Conrado do Amaral Gurgel. 

Há alguns nomes mais inusitados, que se inspiraram em outros temas. Confira a origem dos nomes das 10 principais marcas de carro e comerciais leves do mercado automotivo brasileiro.

Fiat 

O nome Fiat nasceu da sigla Fabbrica Italiana di Automobili Torino, ou em português Fábrica Italiana de Automóveis de Turim. A empresa foi fundada em 1899 por Giovanni Agnelli.

Em 1906, o nome deixou de ser uma sigla, passando a ser o nome próprio “Fiat”. Chegou ao Brasil em 1976, com a montagem do Fiat 147.

Chevrolet

Chevrolet Spin 2023

A Chevrolet foi fundada em 1911 nos Estados Unidos por Louis Chevrolet e William C. Durant. Inicialmente independente, passou a ser uma das marcas da General Motors em 1917.

Está presente no Brasil desde 1925. Em 1930, foi inaugurada a fábrica de São Caetano do Sul (SP), a mais antiga para montagem de automóveis ainda em atividade no país.

Toyota

toyota corolla cross hibrido versao xrx azul netuno

A Toyota Motor Corporation, fundada em 1937 no Japão por Kiichiro Toyoda. Inicialmente, a ideia era seguir com o seu sobrenome como nome da empresa.

Mas por uma questão de sonoridade e de escrita, a marca de carro adotou a nomenclatura Toyota. Está presente com uma fábrica no Brasil desde 1962.

Hyundai

Hyundai Creta Platinum

Parte de um gigante conglomerado industrial fundado em 1947 na Coreia do Sul por Chung Ju-yung, começou a produzir carros apenas em 1968, com a produção sob licença de modelos da Ford.

O nome Hyundai veio da palavra coreana para modernidade. Começou a produzir carros no Brasil em 2007, inicialmente em parceria com a Caoa.

Volkswagen 

carro vendidos acima da Fipe volkswagen nivus

O Fusca foi um projeto lançado nos anos 1930 pelo governo alemão com o objetivo de criar um automóvel popular. O nome Volkswagen deriva desse modelo pioneiro e significa literalmente carro do povo em alemão.

Chegou ao Brasil em 1953, com a montagem de carros desmontados trazidos da Alemanha. A fábrica de São Bernardo do Campo (SP) foi inaugurada apenas em 1957, com a montagem da Kombi.

Jeep

Jeep Commander Overland T270

A Jeep é um dos poucos exemplos de marca de carro que surgiu depois do automóvel em sim. O nome foi patenteado apenas em 1943, quando já era utilizado para definir o utilitário 4×4 usado pelos americanos e seus aliados na Segunda Guerra Mundial. Mas a própria origem do nome Jeep é bem confusa e nunca teve uma versão definitiva.

Vai desde a gíria usada para designar novos recrutas do Exército dos EUA na 1ª Guerra Mundial até uma alusão ao personagem Eugene the Jeep, um animal misterioso da história em quadrinhos do Popeye. Os primeiros Jeep começaram a ser produzidos no Brasil em 1954, pela Willys-Overland do Brasil.

Renault 

renault sandero gt line 2022 frente

Criada em 1899, leva esse nome porque foi fundada por Louis Renault e seus dois irmãos. Apesar disso, a empresa foi nacionalizada em 1945 e só voltou a ser privatizada em 1996.

O primeiro Renault produzido no Brasil foi o Dauphine, de 1959, que por aqui era feito sob licença pela mesma Willys-Overland do Brasil responsável pelos Jeep.

Honda

honda city touring seda

O nome Honda é outro que tem como origem o sobrenome do seu fundador: o japonês Soichiro Honda, que em 1946 montou uma oficina para produzir bicicletas motorizadas.

O primeiro automóvel da empresa, o caminhão leve T360, foi lançado em 1963. Presente como fabricante de motos no Brasil desde 1976, abriu a sua primeira linha de montagem de carros apenas em 1997, em Sumaré (SP).

Nissan

Nissan Versa Exclusive

Em 1928, o japonês Yoshisuke Aikawa fundou o conglomerado Nihon Sangyo (Indústrias Japão em português), que pouco tempo depois começou a ser conhecida pelo nome Nissan por conta da abreviatura usada durante as negociações de ações na Bolsa de Valores de Tóquio.

Essa empresa foi a origem da Nissan Motor, que começou a produzir carros em 1937 sob licença da americana Graham-Paige. Virou fabricante no Brasil em 2002, com o início da montagem da picape Frontier na unidade industrial da Renault em São José dos Pinhais (PR).

Peugeot

fiat pulse concorrentes 2008

A Peugeot marca de carros é descendente de uma companhia fundada em 1810 e que até hoje produz utensílios de cozinha. Em 1892, Armand Peugeot iniciou a produção de automóveis nessa empresa, usando motores fornecidos pela alemã Daimler.

Virou fabricante de carros no Brasil em 2001, com a inauguração de uma fábrica em Porto Real (RJ) para a montagem do hatch compacto 206.

Posts relacionados

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Tesla Model Y é o carro mais vendido do mundo, veja o ranking

Em levantamento em mais de 115 países, Tesla Model Y desbanca Corolla e se torna carro mais vendido do mundo,…
Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *