Tecnologia sul-coreana promete reparar arranhões na pintura dos carros após 30 minutos de exposição à luz do sol
Direto da Coreia do Sul, o mercado automotivo passa a contar com uma solução interessante, principalmente para aqueles consumidores que odeiam ver o próprio carro com algum risco.
O Instituto de Pesquisa e Tecnologia Química do país asiatico desenvolveu um material que assegura remover arranhões dos dos veículos depois de uma breve exposição ao sol. A tecnologia é como se fosse uma tinta transparente, que recupera o estado original do veículo depois deste “pegar um sol” de 30 minutos. De acordo com os cientistas do Instituto, o material possui a mesma resistência que outros revestimentos automotivos já disponíveis no mercado.
Como funciona?
Segundo seus criadores, a nova tinta elimina os riscos porque, quando em contato com a luz e energia do sol, os químicos reagem ao aumento da temperatura, ligando os compostos que foram danificados — os famosos riscados. Assim, a tecnologia realiza uma maquiagem no veículo.
Mesmo animando quem odeia ver a pintura danificada, ainda não se sabe que tipos e tamanhos de arranhões a tinta consegue regenerar.
Testes
A equipe de criação da nova tecnologia usou um carro de brinquedo para demonstrar o poder da nova pintura. O objeto, que usava a pintura em questão, foi arranhado e na sequência exposto a um banho de sol por cerca de 30 minutos. Surpreendendo muitos, além dos arranhões terem sumido, o tempo para isso acontecer foi de apenas 30 segundos!
Existe alguma contra-indicação para a pintura?
Até o momento, a pintura que repara arranhões não foi colocada a venda em larga escala, logo, sua tecnologia não foi colocada a prova em várias situações do dia a dia. Então, até o momento, os testes não apresentaram nenhum problema ao carro ou à saúde de quem está a bordo de veículo com esse tipo de tecnologia.
Pelo contrário, além de retirar os arranhões, a pintura absorve a luz infravermelha, responsável por pelo menos 10% da luz solar do meio-dia, por exemplo. Com isso, a tinta evita o aquecimento em massa do carro, ajudando a manter internamente um clima agradável.
Além dos carros
O líder do projeto, Dr. Jin Chul Kim, comentou que a nova tecnologia tem como foco, atualmente, o setor automotivo, porém pode ser útil para outras indústrias também. É o caso, por exemplo, dos eletrodomésticos. Segundo ele, a expansão da tintura para outros segmentos vai depender dos custos de aplicação.
Tecnologia para pinturas automotivas está em alta
Se você é apaixonado por inovação no ramo de tecnologia automotiva, provavelmente já deve ter ouvido falar do BMW que muda de cor. O projeto foi apresentado ao público na CES 2022, onde um BMW iX chamado de Flow veio equipado com a tecnologia E Ink, que faz a cor da carroceria mudar por meio de sinais elétricos.
A troca, que acontece a apenas um toque de botão, tem toda a mágica acontecendo por conta do seu envelopamento especial que possui milhões de microcápsulas, menores que a espessura de um fio de cabelo. O revestimento, que até o momento foi apresentado apenas no protótipo, deve chegar à linha dos carros alemães nas próximas décadas e mudará, de fato, o mercado automotivo.