Os carros hatches dominam a lista de mais vendidos em janeiro, confira a lista dos mais vendidos e valorizados
Em janeiro, a preferência do comprador brasileiro na hora de comprar carro usado foi uma: o hatch. Os 5 mais vendidos são apenas os compactos. Além disso, pela primeira vez em dois meses, o carro usado mais vendido na InstaCarro é um veículo que ainda está sendo fabricado pela montadora.
Carros mais vendidos em Janeiro/2023
5. Renault Sandero
O compacto favorito da Renault ficou em 5° lugar na nossa lista. O carro foi responsável por 2,88% das vendas totais na InstaCarro em janeiro. A montadora francesa anunciou no final do ano passado que o hatch saiu de linha, o carro foi vendido por 15 anos no Brasil e conquistou a garagem de vários brasileiros.
4. Fiat Palio
O Palio foi campeão de vendas algumas vezes durante os 22 anos de história no Brasil, o hatch parou de ser prozido pela Fiat em 2018, mas os carros usados do modelo continuam fazendo sucesso nas garagens brasileiras: o carro foi responsável por 2,88% das vendas na InstaCarro em janeiro.
3. Volkswagen Fox
O Fox aparece com frequência na nossa lista, algumas vezes até liderando. Em janeiro, o VW Fox ficou em 3° lugar com 3,6% das vendas totais na InstaCarro, apesar de já ter saído de linha o Fox segue sendo preferência entre os brasileiros.
2. Hyundai HB20
Desde seu lançamento, o HB20 é uma quase certeza que aparecerá nas listas de mais vendidos, sejam usados ou novos. Por aqui, o carro garantiu o 2° lugar asendo 3,75% das vendas totais na InstaCarro.
1. Chevrolet Onix
Outra certeza na lista dos mais vendidos é o hatchback da Chevrolet. O Onix foi 4,03% das vendas totais na InstaCarro em janeiro. Em 2022, o carro liderou os rankings dos carros novos mais vendidos por vários meses consectutivos no início do ano, e também foi líder entre os veículos usados.
Carros mais valorizados
Os carros usados passaram por uma alta valorização durante a pandemia. Em 2022, o preço sofreu uma queda, mas alguns modelos contiuam subindo o preço em 2023. O Peugeot 3008 valorizou 75% comparando com seu preço em dezembro de 2022, já o sedã da Toyota, o Corolla, valorizou 63% em janeiro.
Completando o pódio de carros mais valorizados do mês, o Passat da Volkswagen passou por uma valorização de 51% comparando ao preço em dezembro de 2022. O carro fez história no Brasil durante 46 anos, até sair de linha em 2020.
Para fechar a lista, dois SUVs passaram por uma valorização no valor. Em 4° lugar, o Chevrolet Tracker valorizou 47% em janeiro, seguido pelo Ford EcoSport que subiu o preço em 46%.