Toyota faz testes de híbridos plug-in flex para produção no Brasil
toyota brasil teste híbrido flex

Toyota faz testes de híbridos plug-in flex para produção no Brasil

Toyota faz testes com tecnologia híbrida plug-in utilizando etanol, com o foco na eletrificação com emissões reduzidas

A Toyota do Brasil anunciou nesta segunda (11) o início dos testes internos que combinam etanol com a tecnologia híbrida plug-in para produção do motor no Brasil. A montadora está confiante na tecnologia, afirmou que na primeira fase os estudos apresentam resultados promissores.

cta blog venda seu carro

A montadora afirmou que essa nova tecnologia vem dos planos de investimento para o próximo ciclo de produção e a eventual produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel).

O modelo utilizado nos testes internos é um híbrido plug-in (PHEV), e está sendo analisado no laboratório da Toyota do Brasil. Sua base é um sistema “híbrido full”, semelhante ao empregado no Corolla Sedan e Corolla Cross, que inclui uma bateria de alta capacidade e um motor elétrico de maior potência. Essa configuração resulta em uma eficiência energética aproximadamente 70% superior quando comparada com modelos movidos exclusivamente a combustão, proporcionando a capacidade de mover o veículo exclusivamente no modo elétrico por longas distâncias.

toyota brasil testes híbrido flex

“Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. “A indústria vem olhando cada vez com mais atenção aos benefícios do uso do etanol, o que é muito positivo, ainda mais quando combinado com a eletrificação – que é o caso dos veículos híbridos da Toyota”, comemora.

“O híbrido plug-in flex combina o melhor de dois mundos: elétrico com zero emissões para viagens urbanas diárias e combustão com baixas emissões para longas distâncias. Além disso, ainda estamos contribuindo com a pesquisa do uso de hidrogênio a partir de etanol para carros de passageiros no Brasil”, completa Rafael Chang.

Os modelos híbridos-flex da Toyota são todos “híbridos full”, ou seja, veículos que melhoram a eficiência em até 40%, pois são capazes de mover o veículo somente com energia elétrica, enquanto um veículo híbrido leve (ou mild-hybrid), que melhora a eficiência em cerca de 5%, pois não chega a ter força para mover o veículo.

Posts relacionados

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Novo Polo Rock in Rio: VW lança versão especial, confira

Em comemoração aos 40 anos do festival Rock in Rio, a Volkswagen lança uma edição especial do Polo Track A…
Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Lexus ES 300h e NX 350h chegam em 2025 com novidades

Modelos híbridos da Lexus ES 300h e NX 350h recebem novos equipamentos como sistema de som Mark Levinson e carregador…
Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Stellantis investe de R$ 3 bilhões no Brasil para produção de carro

Investimento da Stellantis em Porto Real terá foco na plataforma CMP do C3 e C3 AirCross, mas Jeep Avenger pode…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *