Toyota Mirai roda 1.360 km com um “tanque” e bate recorde
toyota mirai recorde

Toyota Mirai roda 1.360 km com um “tanque” e bate recorde

Carro equipado com célula de combustível a hidrogênio, o Toyota Mirai entrou para o livro dos recordes ao realizar a façanha nos Estados Unidos.

Um exemplar do Toyota Mirai 2021 bateu recentemente o recorde mundial de autonomia para um carro elétrico equipado com célula de combustível a hidrogênio. O sedã rodou 845 milhas (1.360 km) com apenas um abastecimento.

cta blog venda seu carro

Com 4,97 m de comprimento, o Toyota Mirai é um sedã maior que o Camry (4,885 m), equipado com um motor elétrico de 182 cv e tração traseira.

A quebra de recorde, certificada pelo Guinness Book, aconteceu nos últimos dias 23 e 24 de agosto no estado da Califórnia (EUA). O resultado obtido é mais que o dobro da autonomia oficial para o Mirai, que na versão XLE é de 402 milhas (647 km).

O teste de autonomia

Com o tanque de combustível lacrado, o Toyota Mirai foi guiado por Wayne Gerdes – motorista especialista em condução econômica – e Bob Winger, que dirigiram em trajetos de ida e volta de Gardena, onde fica o Centro Técnico da Toyota nos Estados Unidos, rodando pelas estradas costeiras da Califórnia e enfrentando avenidas congestionadas bem no horário de pico.

De acordo com a Toyota, o exemplar da quebra de recorde era um carro normal de produção e consumiu 5,65 kg de hidrogênio, que é a capacidade máxima dos seus três tanques de armazenamento.

O resultado recorde foi obtido a partir da combinação de manutenção em dia (pneus calibrados e rodas alinhadas), com técnicas de direção que servem também para aumentar o alcance de qualquer outro carro elétrico ou híbrido.

Além de evitar acelerações fortes, os condutores do Mirai andaram em velocidades baixas, desligaram sistemas que consomem muita energia (como o ar-condicionado), escolheram rotas mais planas e abusaram da regeneração de energia com os freios.

O que é o carro a hidrogênio?

toyota mirai carro hidrogenio

Um carro a hidrogênio é quase um automóvel elétrico comum. A diferença fica por conta da ausência do cabo para ligar o veículo na tomada.

Sim. O Toyota Mirai é um elétrico sem carregador. No lugar de depender de uma fonte de energia externa, esse tipo de veículo traz um tanque para transportar hidrogênio. Na forma de gás, o elemento é utilizado pela célula de combustível para gerar eletricidade a partir de uma reação química.

Na comparação com um elétrico convencional, a principal vantagem de modelos como o Mirai é a relativa rapidez no abastecimento. Leva apenas cinco minutos no modelo da Toyota.

Atualmente, a também japonesa Nissan trabalha no desenvolvimento de uma célula de combustível que troca o gás hidrogênio por etanol líquido.

Posts relacionados

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Carros que parecem ter sido feitos no Minecraft

Conheça alguns modelos de carros que parecem ter saído do Minecraft, um dos jogos de videogame mais famosos do mundo…
Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat Grand Panda: modelo antecipa o sucessor do Argo no Brasil

Fiat revela o Grand Panda, o sucessor dos modelos Argo e Mobi, inspirado no Citroën C3 A Fiat prepara um…
GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

GWM Haval H6 PHEV19 chega ao Brasil por R$ 229 mil

 O novo SUV GWM Haval H6 chega ao mercado com preço promocional e a autonomia puramente eletrica revelada: 74 km A…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *