Toyota Mirai roda 1.360 km com um “tanque” e bate recorde
toyota mirai recorde

Toyota Mirai roda 1.360 km com um “tanque” e bate recorde

Carro equipado com célula de combustível a hidrogênio, o Toyota Mirai entrou para o livro dos recordes ao realizar a façanha nos Estados Unidos.

Um exemplar do Toyota Mirai 2021 bateu recentemente o recorde mundial de autonomia para um carro elétrico equipado com célula de combustível a hidrogênio. O sedã rodou 845 milhas (1.360 km) com apenas um abastecimento.

cta blog venda seu carro

Com 4,97 m de comprimento, o Toyota Mirai é um sedã maior que o Camry (4,885 m), equipado com um motor elétrico de 182 cv e tração traseira.

A quebra de recorde, certificada pelo Guinness Book, aconteceu nos últimos dias 23 e 24 de agosto no estado da Califórnia (EUA). O resultado obtido é mais que o dobro da autonomia oficial para o Mirai, que na versão XLE é de 402 milhas (647 km).

O teste de autonomia

Com o tanque de combustível lacrado, o Toyota Mirai foi guiado por Wayne Gerdes – motorista especialista em condução econômica – e Bob Winger, que dirigiram em trajetos de ida e volta de Gardena, onde fica o Centro Técnico da Toyota nos Estados Unidos, rodando pelas estradas costeiras da Califórnia e enfrentando avenidas congestionadas bem no horário de pico.

De acordo com a Toyota, o exemplar da quebra de recorde era um carro normal de produção e consumiu 5,65 kg de hidrogênio, que é a capacidade máxima dos seus três tanques de armazenamento.

O resultado recorde foi obtido a partir da combinação de manutenção em dia (pneus calibrados e rodas alinhadas), com técnicas de direção que servem também para aumentar o alcance de qualquer outro carro elétrico ou híbrido.

Além de evitar acelerações fortes, os condutores do Mirai andaram em velocidades baixas, desligaram sistemas que consomem muita energia (como o ar-condicionado), escolheram rotas mais planas e abusaram da regeneração de energia com os freios.

O que é o carro a hidrogênio?

toyota mirai carro hidrogenio

Um carro a hidrogênio é quase um automóvel elétrico comum. A diferença fica por conta da ausência do cabo para ligar o veículo na tomada.

Sim. O Toyota Mirai é um elétrico sem carregador. No lugar de depender de uma fonte de energia externa, esse tipo de veículo traz um tanque para transportar hidrogênio. Na forma de gás, o elemento é utilizado pela célula de combustível para gerar eletricidade a partir de uma reação química.

Na comparação com um elétrico convencional, a principal vantagem de modelos como o Mirai é a relativa rapidez no abastecimento. Leva apenas cinco minutos no modelo da Toyota.

Atualmente, a também japonesa Nissan trabalha no desenvolvimento de uma célula de combustível que troca o gás hidrogênio por etanol líquido.

Posts relacionados

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

Bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos? Isso já existe!

SVOLT, divisão da GWM, desenvolve bateria de carro elétrico que carrega em 5 minutos e que promete durar mais de…
Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

Dolphin Mini 5 lugares chega ao Brasil por R$119.800

BYD confirma a chegada do Dolphin Mini 5 lugares, versão esperada desde o lançamento do elétrico compacto, e com novidade…
Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Vender Carro em Santo André: Descubra a InstaCarro

Se você quer descobrir a melhor forma de vender carro em Santo André, conheça a InstaCarro e sua solução. Saiba…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *