Vendas de carros e veículos cresceram em comparação a 2023, mas produção de veículos caíram em janeiro de 2024, veja o relatório
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) divulgou nesta quinta (08) o relatório mensal sobre o número de vendas e produção de veículos no mercado brasileiro. Para as vendas os números são positivos, de acordo com o balanço, foram comercializadas 161,6 mil unidades, representando um aumento de 13,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Apesar disso, quando comparado com dezembro de 2023, quando o mercado automotivo atingiu o pico de vendas em um único mês nos últimos quatro anos, o número de vendas teve uma queda de 35%, mas segundo a associação é uma oscilação típica do início do ano, quando as famílias direcionam seus recursos para compromissos como matrículas escolares, IPVA e IPTU.
Produção de carros
A produção na indústria automotiva permaneceu praticamente estável em janeiro, totalizando 152,6 mil veículos, abrangendo carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Teve uma diminuição de 0,1% em comparação ao mesmo período de 2023. Já em relação a dezembro, a queda é de 11,1%, de acordo com o relatório.
Durante a coletiva de imprensa realizada, a associação aponta que a estagnação na produção está vinculada à diminuição nas exportações e ao crescimento das importações no mercado doméstico. Apesar desses desafios, as projeções da ANFAVEA para 2024 são otimistas. A entidade estima um crescimento de 6,2% na produção de veículos, impulsionado pelo aumento previsto de 6,1% nas vendas internas e de 0,7% nas exportações.