Terceiro modelo internacional da linha Volkswagen ID de carros elétricos, o ID.5 aposta em uma carroceria SUV cupê e em motores de até 299 cv.
Depois dos elétricos ID.3 e ID.4 (ambos cotados para chegar ao Brasil), a Volkswagen revelou oficialmente nesta quarta-feira (3) o SUV cupê ID.5, que estreia em 2022 no mercado automotivo internacional.
O novo carro é derivado do SUV ID.4. Feito sobre a plataforma MEB como os outros Volkswagen ID, tem dimensões externas e internas muito semelhantes às do utilitário esportivo revelado no ano passado.
O porta-malas, de 549 litros, pode ser expandido para até 1.561 litros com o rebatimento dos bancos. Opcionalmente estão disponíveis o acionamento elétrico do porta-malas e um reboque elétrico rebatível.
Outro destaque do interior do Volkswagen ID.5 está na quase ausência de botões físicos, com a operação dos sistemas do veículo concentrada em duas telas.
O modelo traz ainda um pacote tecnológico com HUD (Head-Up Display) e sistema de direção semiautônomo, além dos faróis LED IQ. Light com feixe adaptativo.
Motorização
O SUV cupê elétrico chega ao mercado em 2022 com três opções de motorização, também herdadas do ID.4. A versão Pro traz um motor traseiro de 174 cv, enquanto na configuração Pro Performance o propulsor na traseira vai a 204 cv.
Mas a topo de linha é a esportiva GTX. Com dois motores e tração integral, despeja a potência máxima de 299 cv. O que permite ao SUV acelerar de 0-100 km/h em 6,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.
Nas configurações Pro e Pro Performance, a bateria de 77 kw garante um alcance de 520 km. Já na GTX o mesmo acumulador de energia permite um alcance de 480 km com uma carga.
A Volkswagen destaca que o sistema elétrico do ID.5 permitirá futuramente a integração do veículo a um sistema de carga bidirecional, com o veículo alimentado a rede doméstica.