Primeiro membro da nova família de carros compactos da Volkswagen, o Polo Track será feito em Taubaté (SP) e estreia no mercado automotivo brasileiro em 2023.
A Volkswagen confirmou nesta sexta-feira (5) o lançamento, a partir de 2023, de uma nova família de carros compactos de entrada que irá substituir a atual família Gol no mercado automotivo brasileiro. Esses carros fazem parte do novo ciclo de investimento da marca alemã na América Latina. Que prevê o aporte de R$ 7 bilhões entre 2022 e 2026.
O primeiro modelo dessa nova linha de compactos é o Polo Track. Mesmo derivado do carro atual, é visto como um novo produto e terá produção em Taubaté (SP), enquanto o Polo é montado em São Bernardo do Campo (SP).
Com o lançamento, a Volkswagen terá na América do Sul apenas veículos sobre a plataforma modular MQB. Base já presente nos brasileiros Polo, Virtus, T-Cross, Nivus e no argentino Taos.
Atualmente, a família Gol é a última na Volkswagen do Brasil a utilizar uma plataforma exclusiva, que mistura elementos das antigas bases PQ24 e 25. Ambas descontinuadas na Europa com o lançamento da MQB.
Inovação e biocombustíveis
Além dos novos produtos, parte dos recursos vão para o desenvolvimento de novas tecnologias. Incluindo pesquisas voltadas para eletrificação do mercado.
Para isso, a marca alemã fará mais investimentos no recém-criado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis, localizado na América Latina.
Anunciado em julho, o centro tem como foco a criação de novas tecnologias centradas em etanol e biocombustíveis. O objetivo é desenvolver fórmulas e tecnologias para promover a eletrificação de países em desenvolvimento.